Home Blog Quais as melhores ações para investir? Descubra como definir!

Quais as melhores ações para investir? Descubra como definir!

melhores acoes para investir

Encontrar as melhores ações para investir pode não ser uma tarefa tão simples para qualquer investidor.

Isso acontece devido às diferentes variáveis envolvidas no mercado financeiro, as melhores ações para investir podem por conta disso, variar bastante.

Então, antes de sair por aí buscando as melhores ações para investir, é importante entender um pouco mais sobre o mercado de renda variável na Bolsa de Valores.

O que são ações?

melhores acoes para investir 1

As ações, ou papéis, são um tipo de investimento em renda variável que representam um título de propriedade em empresas que possuem capital aberto.

Nesse sentido, com a compra de uma ação, o investidor se torna acionista da empresa escolhida através da negociação na Bolsa de Valores.

A razão para a abertura do capital social de uma empresa na Bolsa é a captação de recursos para o financiamento de atividades da própria organização.

Isso, quando bem administrado, contribui para seu desenvolvimento e aumento do poder econômico no mercado.

As ações são os melhores investimentos da renda variável?

Comprar ações é uma das modalidades mais conhecidas do mercado de renda variável, mas essa não é a única alternativa possível.

Quem quer aumentar as possibilidades de ganho, para além da renda fixa, pode aplicar seu dinheiro em investimentos da renda variável, como:

Cada uma dessas opções de investimentos é indicada para um tipo de perfil. Então, não existe uma melhor escolha.

No entanto, as opções de diversificação da carteira de investimentos e proteção de capital funcionam de forma significativa dentro do investimento em ações.

Como começar a investir em renda variável?

Algo importante antes de começar a buscar as melhores ações para investir é entender que não se deve escolher ativos apenas focando na rentabilidade.

No mercado de ativos, muitas opções que oferecem ganhos e condições melhores que outras nem sempre estão dentro da realidade do investidor.

Por isso, antes de começar a investir é fundamental:

Após isso, é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores, o que deve ser feito a partir de uma boa pesquisa e comparação entre as opções disponíveis.

Depois, basta acessar o home broker e buscar a identificação da empresa que se deseja investir e informar o valor e quantidade de ações que se deseja comprar.

A compra de ações acontece através de um “match”, por isso, é preciso ver por qual valor e quais as quantidades de ações que estão sendo oferecidas pelo home broker.

O que analisar para escolher as melhores ações para investir?

Para uma análise de ações simples, porém fundamentada, é interessante que o investidor observe 3 principais pontos:

  • Saúde financeira da empresa;
  • Fatores macroeconômicos;
  • Preço atual da ação.

Saúde financeira da empresa

Para investir em ações, sobretudo com o foco no longo prazo, é indispensável analisar a saúde financeira da empresa com capital aberto na Bolsa.

Existem diversas formas de analisar as finanças de uma empresa. No entanto, dentre elas, algumas acabam sendo mais fáceis para investidores iniciantes.

Em geral, empresas com uma boa saúde financeira devem ter um dívida bruta menor que o patrimônio líquido e/ou menos de 3 vezes maior que o EBTIDA do negócio.

Quanto menor o endividamento da empresa, menos o investidor precisará se preocupar com essas questões relativas as finanças empresariais.

Fatores macroeconômicos

Todos os países vivem diversos ciclos econômicos, incluindo períodos de recessão e também de crescimento.

Portanto, é importante que o investidor entenda também a situação atual da economia de onde a empresa emissora da ação está localizada.

Para isso, é preciso conhecer os principais indicadores macroeconômicos.

 O melhor momento para investir em ações pode ser aquele em que o país está saindo de queda e caminhando para uma escalada de crescimento econômico.

Preço atual da ação

Muitos defendem que preço não importa. Isso, em partes, faz sentido.

Se você analisou bem um ativo e entende que o momento econômico é propício para esse negócio, independente do preço que você o adquira inicialmente, será possível obter bons retornos. Isso, através de valorização e/ou dividendos.

No entanto, o seu conceito de melhor ação pode levar em consideração o potencial de rentabilidade do ativo.

Se você adquire um ativo em um momento em que o seu valor de mercado é maior que seu próprio valor patrimonial, é provável que você não esteja aproveitando todo potencial de retorno desta ação.

Por isso, é muito interessante comprar ações quando a bolsa está em queda. Nestes casos, as ações podem estar sendo precificadas por um valor abaixo do que realmente valem, o que é um ótimo negócio para o investidor.

Quais as melhores ações para investir?

Para proteger a carteira com ativos com maior potencial de valorização, pode valer a pena buscar pelas ações com maior destaque no momento.

No final de 2019, as ações com mais destaque no mercado financeiro eram:

ITSA4 (Itaúsa)

Itaúsa é a holding que detém as ações do Banco Itaú, o que faz com que grande parte de seu resultado esteja muito ligado aos resultados do banco.

Por ser um negócio rentável, com bom posicionamento no setor e possuir bons resultados ao longo dos anos, essa ação é considerada uma das melhores para investir.

Outro ponto positivo do banco é a sua referência em controle de despesas e eficiência no setor.

Para quem investe com foco em dividendos, Itaúsa tem recorrentemente distribuído uma porcentagem maior de proventos, seja via bonificação ou mesmo dividendos.

SUZB3 (Suzano)

A Suzano é uma empresa exportadora de papel e celulose com elevada exposição aos preços da celulose e do dólar.

Em geral, essa ação torna-se atrativa para os investidores quando a situação econômica do país piora, principalmente pela sua exposição ao dólar.

Vale ON (VALE3)

A Vale é sugerida por analistas por conta de sua recente valorização de minério no mercado internacional e da grande demanda da China por minério de maior qualidade.

Com as melhorias operacionais decorrentes da alta do preço do minério e do dólar, os efeitos negativos dos seu mais recente acidente em Brumandinho podem ser compensados.

A empresa fechou o terceiro trimestre de 2019 com uma alta de 14% em seu lucro líquido em comparação ao mesmo período do ano passado.

Via Varejo ON (VVAR3)

A Via Varejo é mais uma varejista que deve ser beneficiada com o aumento do consumo esperado com a retomada do ciclo de crescimento econômico.

Para as empresas do varejo, o cenário de juros mais baixos implica menores despesas financeiras com empréstimos e financiamentos.

A dona das Casas Bahia e do Ponto Frio anunciou a volta de Michael Klein para a presidência do conselho, o que animou ainda mais o mercado.

Qual a melhor ação do mercado?

Um erro gravíssimo para qualquer investidor é imaginar que existe uma única e melhor ação para investir.

Esse tipo de crença é bastante contraditória, já que existem diversos perfis de investidores com objetivos muitas vezes completamente diferentes.

É claro que todos querem ganhar dinheiro, mas muitos não estão dispostos a correr certos riscos oferecidos por algumas ações.

Por isso, é fundamental que você faça uma análise bem fundamentada nas ações de seu interesse e em relatórios de desempenho do mercado.

Com isso, você se tornará mais preparado para definir as suas melhores ações para investir.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *