Quais os melhores bancos digitais disponíveis no mercado?

melhores bancos digitais

Com tantas opções disponíveis atualmente, é fácil ter dúvidas na hora de escolher entre os melhores bancos digitais o mais apropriado para abrir sua conta. Porém, uma coisa todos eles têm em comum: o objetivo de facilitar a vida financeira das pessoas.

Seja para pagar contas, fazer transferências e saques — transações básicas para quem utiliza serviços financeiros —, instituições como Nubank, Inter e C6 Bank estão entre os melhores bancos digitais e surgiram para que as pessoas pudessem fugir da burocracia dos bancos tradicionais.

Hoje, 44% dos brasileiros já têm uma conta digital e, desses, 21% a utilizam como sua principal conta para movimentação diária. Mas ainda há muita falta de informação sobre as vantagens desses serviços.

Por isso, fizemos um comparativo entre três dos melhores bancos digitais para que seja possível fazer uma escolha mais assertiva.

O que é um banco digital?

O termo “banco digital” não tem relação direta com alguma instituição financeira específica, mas com a plataforma tecnológica na qual o cliente realizará suas atividades bancárias.

Ou seja: o cliente tem acesso a um ambiente virtual para realizar transferências, depósitos, pagamentos e outras transações. Para isso, basta utilizar um dispositivo eletrônico com acesso à internet e não será preciso (e nem possível) se deslocar até uma agência para realizar essas tarefas.

Contudo, vale observar que, assim como as fintechs e empresas que já nasceram para atuar no meio digital, como Nubank e C6 Bank, instituições tradicionais como o Itaú e o Santander também oferecem seus bancos digitais.

Como o viés tecnológico é a alma do banco digital, instituições pioneiras ao oferecer esse serviço investem muito em soluções para tornar os serviços mais acessíveis, pois o cliente não terá como ir até uma agência para resolver algum problema.

Porém, como você já ressaltado, a concorrência é grande no mercado. Afinal, as soluções tecnológicas oferecidas nesse modelo de banco realmente facilitam muito o dia a dia de cidadãos e empresas e a confiança nesses serviços vem aumentando.

O que esses bancos oferecem?

Além das facilidades oferecidas pelos serviços digitais, esses bancos são regularizados e autorizados pelo Banco Central do Brasil e isso garante mais segurança de operacionalização para os clientes.

Na cartela de serviços, os bancos digitais oferecem, geralmente, os mesmos recursos que os bancos tradicionais:

  • conta corrente para pessoa física e jurídica;
  • cartão de crédito;
  • transferências;
  • saques;
  • depósitos (nesse caso, feitos por meio de boletos);
  • pagamento de contas;
  • pagamento em débito automático;
  • recarga de celular;
  • seguros;
  • empréstimos;
  • financiamentos;
  • opções de investimentos;
  • compras online (essa é uma exclusividade apenas dos bancos digitais e nem todas as plataformas oferecem).

Entender o funcionamento e os recursos oferecidos é fundamental para escolher um dos melhores bancos digitais, pois esses critérios te ajudam a entender se vale a pena investir nessa modalidade de conta.

Como funciona a abertura de conta nos bancos digitais?

De maneira geral, a abertura de conta é bem simples. Mesmo assim, listamos como funciona o processo nas três instituições para te ajudar a escolher o melhor banco digital.

C6 Bank

Esse é um dos bancos mais falados nos últimos tempos. O C6 Bank é um banco digital bastante completo e oferece serviços desde contas bancárias gratuitas — e com todos os pacotes usuais de serviços — até tags de pedágio para os clientes que rodam pelas estradas do país.

Para abrir uma conta é necessário instalar o app no celular, seja iOS ou Android. Não é feita uma avaliação de crédito muito aprofundada para abertura da conta corrente, apenas quando o cliente também solicita o cartão de crédito. Isso quer dizer que ele pode ou não ser aprovado, tendo critérios de análise bastante parecidos com os dos concorrentes.

Inter

O Inter é outro banco digital que vem conquistando os brasileiros e pode ser considerado um dos precursores nesse sentido. Para abrir a conta, que é gratuita, é necessário instalar o app para Android ou iOS, pois muitas movimentações só são permitidas pelo smartphone.

A vantagem do Inter é oferecer o super aplicativo, cujos serviços vão muito além da conta corrente: financiamentos, seguros, investimentos, compras online e muito mais.

Nubank

O Nubank começou como um cartão de crédito sem anuidade, produto que conquistou muitos fãs pelo Brasil. Na época em que surgiu, era um dos únicos cartões sem anuidade de fácil acesso à população.

Com a evolução dos serviços digitais e migração dos brasileiros para essas plataformas, o Nubank resolveu criar o banco digital com vários serviços inseridos, como conta corrente, pagamento de contas, transferências e, recentemente, o seguro de vida.

Não é necessário passar por uma análise de crédito muito criteriosa para abrir conta no banco. Basta instalar o app no seu iOS ou Android e cadastrar-se para utilizar a conta gratuita. Porém, se o seu objetivo também é ter um cartão de crédito Nubank, a avaliação será um pouco mais criteriosa.

Quais são as cobranças existentes em cada banco?

O que esses bancos digitais têm em comum é a isenção de tarifa para abrir a conta bancária. Mas é preciso entender como funciona e os valores envolvidos no restante dos serviços oferecidos.

C6 Bank

Conta corrente

O C6 Bank não cobra pela manutenção da conta corrente, seja para pessoas físicas, jurídicas ou para Microempreendedores Individuais (MEI).

Cartão de crédito

O C6 é um dos únicos bancos que oferece a possibilidade de o cliente customizar seu cartão de crédito, e isso é uma vantagem para muitas pessoas. Mas a vantagem mesmo é que o cliente não paga anuidade no cartão de crédito comum, com bandeira Mastercard.

Já o cartão C6 Carbon conta com benefícios exclusivos, como sala VIP em viagens. Mas, isso está incluído na cobrança de uma anuidade de R$ 85 por mês, sendo os três primeiros meses isentos da tarifa.

Transferências e saques

O banco oferece transferências e TEDs ilimitadas e gratuitas, assim como saques nos caixas 24 Horas, que são isentos de tarifas.

Inter

Conta corrente

O Inter também não cobra taxas de manutenção da conta corrente para pessoas físicas e o cliente tem a vantagem de emitir até 30 boletos por mês para depósito na conta, sendo possível ajustar a data de vencimento deles. Dessa forma, ao realizar compras pela conta corrente, com o cartão de débito, o cliente ainda ganha cashback em vários produtos.

Cartão de crédito

Sem tarifas, o cartão de crédito do Inter também conta com bandeira Mastercard e o cliente passará por uma análise de crédito para liberação.

Transferências e saques

As transferências e os saques do banco também são gratuitos e ilimitados, realizados pelos caixas do Banco 24 Horas.

Nubank

Conta corrente

Para manter as movimentações bancárias, o Nubank não cobra taxa de manutenção, assim como seus concorrentes. Porém, para depósito por boletos, que também são gratuitos, não é possível alterar a data de vencimento, sendo estabelecida a data do próximo dia útil de forma automática.

Um ponto positivo do Nubank é que ele oferece a conta remunerada (gratuita) e que rende 100% do CDI. Ou seja: só de deixar o dinheiro na conta, ele rende um pouco mais que a poupança e o cliente não precisa de fazer nenhum investimento para isso.

Cartão de crédito

O principal produto do Nubank é o cartão de crédito e ele não conta com anuidade e nenhuma outra cobrança pela utilização.

Transferências e saques

Eis um ponto negativo do Nubank em relação aos seus concorrentes: para sacar dinheiro é descontado do cliente o valor de R$ 6,50 por saque.

Como é o atendimento do C6 Bank, Inter e Nubank?

Você viu que os três bancos digitais oferecem, basicamente, as mesmas vantagens, salvo algumas diferenciações. Porém, o que pode ser um dos critérios de desempate para você escolher o melhor banco digital é a reputação das empresas junto aos usuários.

C6 Bank

O C6 Bank tem nota “boa” de acordo com a reputação no Reclame Aqui, sendo 7,5 de 10 pontos. Nas plataformas de aplicativos, o banco é bem avaliado entre os clientes, obtendo notas 4 (para usuários de Android) e 4,8 (para usuários de iOS).

Inter

Também com uma boa avaliação no Reclame Aqui, o Inter conta com nota  7,8 e, nas plataformas de aplicativos, recebe notas de 4,7 e 4,8 do total de 10 pontos.

Nubank

Já o Nubank recebeu nota de 7,3 no Reclame Aqui, classificada como “boa”, e notas de 4,7 e 4,3 nas avaliações das lojas de aplicativos. 

Como escolher o melhor banco digital?

Ter tantas opções de bancos, e que oferecem serviços de formas tão semelhantes, pode fazer com que os clientes fiquem na dúvida entre a melhor alternativa para o seu caso. Porém, é importante levar alguns pontos em consideração:

  1. Você é uma pessoa que saca dinheiro com frequência e, por isso, precisaria de isenção da tarifa de saque?
  2. Faz questão de ter um cartão customizado na sua cor favorita?
  3. Emite boletos com frequência e eles precisam ter datas flexíveis?
  4. Faz compras com frequência e ter cashbacks seria interessante para você?

Todas essas questões devem ser consideradas, pois vão auxiliar na sua escolha sobre o melhor banco digital. O mais importante é que o escolhido atenda às suas necessidades e à sua realidade financeira. Pense nisso e faça uma escolha, afinal, não é interessante ter conta em vários bancos ao mesmo tempo.

Gostou do conteúdo? Ele foi produzido pelo Pago Quando Puder, uma plataforma que fala sobre finanças de forma simples, divertida e acessível. Confere lá!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Pago Quando Puder

Pago Quando Puder

Comentários:

3 respostas

  1. Preciso abrir uma conta num banco digital para fazer aplicação,preciso de um banco digital seguro só para compras de moedas digitais.

    1. Rosimar, antes de abrir uma conta em um banco digital todas as questões devem ser consideradas, elas irão te auxiliar na melhor escolha de banco digital, que estão associadas as suas necessidades e realidade financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos