Melhores livros sobre investimentos para quem deseja investir

Melhores livros para investir1

Sentir-se atraído pelo lucro que se pode obter investindo em ações é o primeiro passo para quem deseja investir. Entretanto, muitos investidores priorizam apenas esse passo ao iniciar no ramo, esquecendo que um dos fatores principais deve ser a busca pelo conhecimento sobre o mercado financeiro. Então, os melhores livros sobre investimentos podem ajudar no primeiro momento.

Dessa maneira, escritos por grandes investidores, economistas e pessoas que compreendem muito sobre como enriquecer aplicando dinheiro, os melhores livros sobre investimentos trazem conceitos que podem ser utilizados tanto por iniciantes, quanto por investidores profissionais.

Assim, devido aos livros serem um dos grandes parceiros da educação financeira, foram selecionados os 7 melhores livros sobre investimentos do mercado.

Os 7 melhores livros sobre investimentos

melhores livros para investir 2

No início, investir pode parecer confuso devido ao despreparo e falta de conhecimento sobre o assunto.

Portanto, é arriscado querer dar grandes passos sem o entendimento necessário sobre o universo das ações.

Porém, os melhores livros de investimentos podem fazer o investidor compreender de forma mais abrangente sobre aplicações e rentabilidade, confira a lista:

  1. Pai Rico, Pai Pobre;
  2. O investidor Inteligente;
  3. O Jeito Warren Buffett de Investir;
  4. Sobreviva na Bolsa de Valores;
  5. Comprar ou vender? Como Investir na bolsa utilizando análise gráfica?;
  6. Fora da Curva;
  7. Filosofias do investimento.

1. Pai Rico, Pai Pobre  

Escrito por Robert Kiyosaki, o livro traz conceitos básicos sobre o que leva uma pessoa a ser um bom investidor. Ele aborda a vida financeira como reflexo de hábitos e ações que são passadas de geração em geração.

Conceitos iniciais sobre investimentos são colocados para o leitor. Ademais, Kiyosaki contesta a educação tradicional e critica a falta de educação financeira. Pois, de acordo com ele, desde pequenos devemos ser ensinados a empreender e buscar independência financeira.

Assim, a obra faz analogia aos dois pais de Robert: um pai rico e um pai pobre. Então, ele conta como os diferentes conselhos desses pais e, principalmente, como a forma de vida deles influenciou nas suas decisões sobre investimentos e geração de riqueza.

2. O investidor Inteligente

Livro de Benjamim Graham, este é considerado por muitos a “bíblia” dos investimentos. É um clássico guia de como utilizar a racionalidade para investir no mercado de valores e não tomar decisões precipitadas sobre seus investimentos.

Dessa forma, o autor revolucionou o mercado e a maneira de pensar de muitos investidores, quando em seu livro Security Alalysis (1934) lançou estratégias sobre “buy and hold.

Então, mais tarde esse conteúdo serviu de base para lançar O Investidor Inteligente e trazer o Value Investing como uma das maiores metodologias de investimento a médio e longo prazo.

Assim, é interessante tanto para iniciantes quanto para investidores profissionais. Também é considerado um dos melhores livros sobre investimentos.

3. O Jeito Warren Buffett de Investir

Escrito por Robert Hagstrom, esse livro traz os maiores pensamentos de Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo.

Assim, apresentam-se os 12 princípios usados por Warren em seus negócios. O mais interessante é que esta apresentação é feita com variadas situações econômicas e disponibilidade financeira de cada investidor.

Deste modo, ele se torna uma boa referência de leitura para iniciantes, pessoas que atuam há muito tempo na Bolsa de Valores e para quem está com dificuldades de alavancar seus investimentos.

4. Sobreviva na Bolsa de Valores

Escrito por Maurício Hissa, considera-se um dos mais famosos investidores do Brasil, o livro aborda a estratégia do “Buy and Hold”. Ou seja, de aplicar dinheiro em ações que possibilitem investimento a longo prazo.

Além disso, a obra retrata possibilidades para quem deseja investir em empresas pensando na aposentadoria.

5. Comprar ou vender? Como investir na bolsa utilizando análise gráfica?

É um livro de análises gráficas, escrito por Eduardo Matsura que é formado em computação pelo ITA e pós-graduado em mercado pelo IBMEC.

Sendo assim, com explicações sobre os variados tipos de gráficos da Bolsa de Valores, teoria Dow, indicadores e osciladores com médias móveis, índices de força relativa e vários outros temas que constituem o desenvolvimento do mercado financeiro.

Portanto, é ideal para quem deseja entender sobre a parte gráfica dos investimentos em ações. Aqui na Empreender Dinheiro, não acreditamos que a análise gráfica está atrelada a ter uma maior segurança ao investir, para isso, usamos a análise fundamentalista e o valuation de empresas.

6. Fora da Curva

Indica-se a obra de Pierre Moreau recorrentemente para investidores brasileiros, o livro reúne estratégias e histórias dos maiores investidores do Brasil.

Assim, apesar dos pressupostos gerais sobre os investimentos não sofrerem modificações expressivas de um país para outro, é importante conhecer leituras nacionais, devido as particularidades do mercado.

Além disso, conhecer um pouco sobre os investidores que alcançaram o sucesso no mercado nacional, é fundamental para ampliar a visão dos leitores e investidores.

7. Filosofias do Investimento

Indica-se o livro “Filosofias do Investimento” para investidores que ainda não encontraram uma metodologia de investimento, mas possuem curiosidade em conhecer outros métodos.

Por isso, para aproveitar a leitura recomenda-se considerar como um livro de estudo, grifando e anotando.

Por que obter conhecimento sobre mercado financeiro é importante?

Dinheiro é o que muitas pessoas desejam ter para conquistar uma vida financeira mais estável. Então, o mercado financeiro e os lucros atrativos, se tornam tentadores para aqueles que visam a oportunidade de obter renda extra através de aplicações.

Dessa forma, fundos de ações, títulos públicos, investimentos imobiliários e Value Investing são algumas das diferentes modalidades de investimentos que existem. No entanto, elas têm em comum o objetivo de fazer com que o investidor obtenha rentabilidade através da compra de frações de uma empresa.

Assim, uma das melhores formas de aprender sobre o mercado financeiro e como investir dinheiro de forma consciente, é ler sobre seu funcionamento e se basear na experiência dos maiores investidores do mundo.

Então, adquirir alguns dos melhores livros sobre investimentos que existem, pode ser uma boa forma para que o investidor construa uma base sólida e consiga definir o tipo de investimento que cause identificação e supra suas necessidades.

  • Mais conhecimento;
  • Propriedade para atuar no mercado financeiro;
  • Dicas de como iniciar;
  • Diminuição da margem de prejuízo.

Portanto, conhecer os melhores livros sobre investimentos pode ser uma vantagem para o investidor que deseja obter conhecimento antes de começar uma jornada investidora, ou até mesmo para quem já exerce e quer se aprofundar no mercado.

Quais os melhores livros de investimentos do mercado?

Dentre os principais livros de investimento estão, Pai Rico, Pai Pobre, O investidor Inteligente, O Jeito Warren Buffett de Investir, Sobreviva na Bolsa de Valores, Comprar ou vender? Como investir na bolsa utilizando análise gráfica?, Fora da Curva e Filosofia do investimento.

Por que estudar o mercado?

Estudar o mercado pode ser uma maneira de construir uma base sólida no mercado financeiro.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos