Como definir e analisar o seu mercado de atuação?

female developer and male statistician use interactive whiteboard presentation touchscreen to look at charts graphs and growth statistics they work in the stylish creative office 1

Para todas as empresas, se destacar em meio do seu mercado de atuação é uma grande vantagem em relação aos concorrentes.

Por isso, é extremamente importante que todos as empresas saibam como definir quais empresas participam do seu mercado de atuação e como analisar a dinâmica deste setor para se destacar em detrimento aos demais negócios.

O que é o mercado de atuação?

mercado de atuação

O mercado de atuação é basicamente o setor econômico no qual as atividades empresariais de um negócio estão enquadrados.

Na verdade, em alguns momentos, é possível que duas empresas não trabalhem exatamente com o mesmo produto ou serviço, mas estejam competindo em um mesmo mercado de atuação.

Por exemplo, Renata tem uma hamburgueria e Luis Felipe tem uma pizzaria localizadas no mesmo bairro.

Ambos trabalham com produtos diferentes, mas concorrem e possuem um mesmo mercado de atuação:  alimentício, mais especificamente de Fast-Food.

Portanto, o que melhor define o mercado de atuação de uma empresa são os consumidores do negócio e as suas dores, “saradas” após o consumo de certos produtos.

No caso do exemplo acima, o consumidor busca alimentos gostosos, com um preço razoavelmente baixo e um local com agilidade no atendimento.

Este consumidor e as suas vontades são contemplados por ambos os negócios. Dessa forma, as empresas competem no mercado dos alimentos.

Importância de analisar a área de atuação?

Você pode estar se perguntando: “Qual é a importância de conhecer o mercado de atuação e analisá-lo?”.

Existem algumas vantagens de analisar o mercado competitivo, por exemplo:

  • Ganho de vantagem competitiva;
  • Aumento da fatia de mercado ou market share;
  • Possibilidade de aprender com a concorrência e aplicar estratégias que ainda não vêm sendo aplicadas.

Dessa maneira, fica clara a importância do mercado de atuação e sua analise.

A partir disso, é possível desenvolver novas estratégias que possam levar a sua empresa para outro patamar.

Como se destacar dos concorrentes?

Hoje em dia, com a expansão do acesso à internet e a abertura de mercado em vários países, os mercados competidores tendem a ser cada vem mais concorridos.

Por isso, é muito importante que os gestores e empreendedores conheçam algumas estratégias para aumentar a competitividade das empresas.

Por fim, é importante destacar como definir e analisar o seu mercado de atuação para assim se destacar em relação aos concorrentes e conquistar uma parcela dos consumidores cada vez maior. Mais conteúdos de empreendedorismo? Inscreva-se no nosso WhatsApp!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos