Home Blog Metas financeiras empresariais: entenda como defini-las!

Metas financeiras empresariais: entenda como defini-las!

empresario individual 4

Traçar um plano para alcançar determinado objetivo é um dos métodos mais baratos e eficientes para conseguir alcançar metas financeiras empresariais. No entanto, algumas pessoas podem se sentir desestimuladas e perdidas durante o processo.

Em geral, as metas financeiras empresariais são etapas que estão presentes no dia a dia de uma empresa. Muitas vezes, de forma inconsciente. E fazer algo sem a clareza do caminho pode ser prejudicial para o potencial de um empreendimento.

As metas financeiras empresariais são a alavanca para o sucesso. Isso porque definir metas é uma etapa importante na definição de prioridade. Além disso, ajudam a encontrar formas viáveis para realização de metas de faturamento pretendido.

Qual a importância de traçar metas financeiras empresariais?

metas-financeiras-empresariais

Para transformar ideias em ações, é preciso definir bem qual a rota de execução do que se deseja alcançar. Sem metas, é impossível acompanhar o desenvolvimento das atividades. Ou melhor, é impossível sequer saber se está havendo desenvolvimento, já que não existe um comparativo de ponto de partida.

Por isso, traçar metas de lucratividade são pontos cruciais para saber onde se está e onde se quer chegar. Além disso, as metas não devem ficar engavetadas. Compartilhar com o time faz com que todos se esforcem e reconheçam o sucesso no processo para o alcance da meta.

Para a realização de metas de vendas, antes de tudo, é preciso o reconhecimento da possibilidade e realidade do que foi pensado. Almejar números irreais irá frustrar a equipe e pode, inclusive, prejudicar rendimentos futuros.

Isso não significa que as metas da empresa não possam ultrapassar o que foi pensado, provavelmente os lucros irão se sobressair ao imaginado se houver uma boa execução e organização.

Mas é melhor pensar dentro das possibilidades reais para que todo o componente do corpo que irá atrás do cumprimento da meta, acredite na realização do objetivo. Metas irreais fazem com que ninguém se movimente pela falta de crença de que aquilo pode ser executado.

Também é importante ter o controle de metas, para entender a empresa, os funcionários e o mercado em que se está inserido. Através dessas análises, é possível planejar metas maiores passíveis de êxito.

Como traçar metas de forma eficaz?

Existem inúmeros métodos que podem auxiliar uma empresa na composição de uma meta a ser alcançada. O ideal é realizar uma pesquisa para aderir a ferramenta que combine melhor com a formação geral do negócio.

Um dos exemplos que podem ajudar a traçar metas financeiras, é o método SMART. Através da definição de cinco critérios, é possível entender como as características podem influenciar positivamente no resultado.

  • S (Específico): filtrar e especificar a meta ajuda a entender o processo que precisa ser realizado para a sua execução;
  • M (Mensurável): mensurar a meta é entender o que pode ser esperado da sua realização e quais os impactos;
  • A (Alcançável): a meta precisa ser passível de realização no cenário atual, não adianta sonhar com metas que no momento não são realistas;
  • R (Relevante): a meta precisa ter o significado claro, tanto no sentido pessoal, quanto no profissional;
  • T (Temporal): é necessário que haja acompanhamento e cumprimento de prazos na realização da meta. Dessa forma, a meta não fica perdida e corre menos riscos de não ser alcançada.

As metas financeiras empresariais são importantes para o crescimento do negócio. Acreditar na possibilidade de realização e ter ferramentas para a execução real é indispensável para concretizar objetivos. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *