Metodologia ágil: saiba o que é e conheça algumas

284242 metodologia scrum o que e e como aplicala em vendas e marketing

Todos sabemos que a burocratização e engessamento de processos pode tornar as atividades menos eficientes. Por está razão, nasceu a metodologia ágil.

Principalmente nas atividades ligadas a tecnologia, esta metodologia ágil foi fortemente abraçada, trazendo retornos positivos para os negócios que a adotaram.

A metodologia ágil são uma série de otimizações de processos que aprimoram a atuação do time de colaboradores e, consequentemente, da empresa.

Qual a origem da metodologia ágil?

metodologia agil

Com o rápido crescimento do mercado consumidor de softwares, as demandas dos consumidores começaram a não ser totalmente contempladas pela produção da industria.

Este fato muitas vezes poderia ser justificado pela lentidão e engessamento dos processos dentro das próprias empresas.

Foi nesse contexto que surgiu esse tipo de metodologia, como forma de agilizar o processo produtivo para atender à grande expansão do mercado.

Na verdade, o grande ponta-pé inicial pode ser considerado o lançamento do manifesto ágil, no ano de 2001, por um grupo de desenvolvedores e programadores.

Os valores do manifesto ágil foram importantíssimos para o desenvolvimento de metodologias mais eficientes. Os principais valores, eram:

  • “Colaboração do cliente mais que negociação de contratos”;
  • “Software funcional mais que documentação abrangente”;
  • “Responder a mudanças mais que seguir um plano”;
  • “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”.

A preocupação dos desenvolvedores do manifesto estava ligado ao número de vendas que estavam sendo perdidas pela lentidão nos processos produtivos das empresas.

Desta forma, após o manifesto, outros setores além dos desenvolvedores de software começaram a utilizar a lógica da metodologia ágil em suas atividades.

Quais os principais tipos de metodologia ágil?

É interessante conhecer alguns dos principais tipos de metodologia ágil que são aplicados em diversas áreas dos negócios.

Entre eles, se destacam:

Scrum

O Scrum é uma metodologia ágil muito conhecida entre o mundo do empreendedorismo.

Um projeto pode ser divido em alguns ciclos, que são chamados de sprints.

Durante as sprints, são definidos implementações que estão sendo planejadas pela equipe.

A grande vantagem do método do Scrum é a utilização do capital humano de forma eficiente para trazer inovações e implementações para o produto do negócio.

Feature Driven Development

feature driven developmente, ou somente FFD, é uma metodologia ágil e pode ser traduzida livremente como desenvolvimento guiado por funcionalidade.

As principais características dessa metodologia ágil são:

  • Desenvolver um modelo completo e abrangente;
  • Criar uma lista de funcionalidades;
  • Planejar a partir das funcionalidades;
  • Detalhar por funcionalidades;
  • Construir por funcionalidade.

O interessante é que o foco dessa metodologia é sobre as features, que são partes mínimas do projeto.

Ou seja, com o desenvolvimento de cada feature (funcionalidade) em particular, aos poucos o projeto ganha cara como um todo.

Kanban

Kanban é uma metodologia ágil japonesa que consiste em controlar os fluxos de produções e transportes em uma industria.

Esse controle era exercido através de cartões, mas hoje em dia as empresas, principalmente as startups, tendem a usar post-it.

Esse método é muito importante para aumentar o limite de estoques das industrias, já que também traz eficiência para produção e entregas.

Extreme Programming

O extreme programming ou (XP) é uma das metodologias ágeis mais conhecidas e utilizadas entre as empresas do setor tecnológico.

Entre os principais pontos do XP, estão:

  • Comunicação;
  • Simplicidade;
  • Feedbacks;
  • Coragem;
  • Respeito.

Ela é muito recomendada para equipes reduzidas e que mudam frequentemente seu escopo.

Por fim, é muito bom que os gestores e empreendedores conheçam alguma metodologia ágil para otimizar os processos dentro dos negócios em desenvolvimento. Mais conteúdos de empreendedorismo? Inscreva-se no nosso WhatsApp!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos