Home Blog Metodologia ágil: saiba o que é e conheça algumas

Metodologia ágil: saiba o que é e conheça algumas

284242 metodologia scrum o que e e como aplicala em vendas e marketing

Todos sabemos que a burocratização e engessamento de processos pode tornar as atividades menos eficientes. Por está razão, nasceu a metodologia ágil.

Principalmente nas atividades ligadas a tecnologia, esta metodologia ágil foi fortemente abraçada, trazendo retornos positivos para os negócios que a adotaram.

A metodologia ágil são uma série de otimizações de processos que aprimoram a atuação do time de colaboradores e, consequentemente, da empresa.

Qual a origem da metodologia ágil?

metodologia agil

Com o rápido crescimento do mercado consumidor de softwares, as demandas dos consumidores começaram a não ser totalmente contempladas pela produção da industria.

Este fato muitas vezes poderia ser justificado pela lentidão e engessamento dos processos dentro das próprias empresas.

Foi nesse contexto que surgiu esse tipo de metodologia, como forma de agilizar o processo produtivo para atender à grande expansão do mercado.

Na verdade, o grande ponta-pé inicial pode ser considerado o lançamento do manifesto ágil, no ano de 2001, por um grupo de desenvolvedores e programadores.

Os valores do manifesto ágil foram importantíssimos para o desenvolvimento de metodologias mais eficientes. Os principais valores, eram:

  • “Colaboração do cliente mais que negociação de contratos”;
  • “Software funcional mais que documentação abrangente”;
  • “Responder a mudanças mais que seguir um plano”;
  • “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”.

A preocupação dos desenvolvedores do manifesto estava ligado ao número de vendas que estavam sendo perdidas pela lentidão nos processos produtivos das empresas.

Desta forma, após o manifesto, outros setores além dos desenvolvedores de software começaram a utilizar a lógica da metodologia ágil em suas atividades.

Quais os principais tipos de metodologia ágil?

É interessante conhecer alguns dos principais tipos de metodologia ágil que são aplicados em diversas áreas dos negócios.

Entre eles, se destacam:

Scrum

O Scrum é uma metodologia ágil muito conhecida entre o mundo do empreendedorismo.

Um projeto pode ser divido em alguns ciclos, que são chamados de sprints.

Durante as sprints, são definidos implementações que estão sendo planejadas pela equipe.

A grande vantagem do método do Scrum é a utilização do capital humano de forma eficiente para trazer inovações e implementações para o produto do negócio.

Feature Driven Development

feature driven developmente, ou somente FFD, é uma metodologia ágil e pode ser traduzida livremente como desenvolvimento guiado por funcionalidade.

As principais características dessa metodologia ágil são:

  • Desenvolver um modelo completo e abrangente;
  • Criar uma lista de funcionalidades;
  • Planejar a partir das funcionalidades;
  • Detalhar por funcionalidades;
  • Construir por funcionalidade.

O interessante é que o foco dessa metodologia é sobre as features, que são partes mínimas do projeto.

Ou seja, com o desenvolvimento de cada feature (funcionalidade) em particular, aos poucos o projeto ganha cara como um todo.

Kanban

Kanban é uma metodologia ágil japonesa que consiste em controlar os fluxos de produções e transportes em uma industria.

Esse controle era exercido através de cartões, mas hoje em dia as empresas, principalmente as startups, tendem a usar post-it.

Esse método é muito importante para aumentar o limite de estoques das industrias, já que também traz eficiência para produção e entregas.

Extreme Programming

O extreme programming ou (XP) é uma das metodologias ágeis mais conhecidas e utilizadas entre as empresas do setor tecnológico.

Entre os principais pontos do XP, estão:

  • Comunicação;
  • Simplicidade;
  • Feedbacks;
  • Coragem;
  • Respeito.

Ela é muito recomendada para equipes reduzidas e que mudam frequentemente seu escopo.

Por fim, é muito bom que os gestores e empreendedores conheçam alguma metodologia ágil para otimizar os processos dentro dos negócios em desenvolvimento. Mais conteúdos de empreendedorismo? Inscreva-se no nosso WhatsApp!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *