Metodologia DISC: saiba como funciona na gestão de pessoas

metodologia disc 1 1

Entender qual é o perfil de um profissional dentro de situações específicas é um dos melhores recursos para conseguir otimizar os processos das atividades no trabalho. A metodologia DISC é uma das maneiras de fazer análise comportamental.

A metodologia DISC ajuda a identificar fatores psicológicos que influenciam na atuação do colaborador. Ou seja, através do reconhecimento de particularidades do membro da equipe, a empresa pode alcançar melhores resultados.

De forma geral, a metodologia DISC significa compreender os diferentes perfis que podem estar presentes em um único grupo. Integrar essas diferenças faz com que as habilidades estejam ordenadas às atividades que são exercidas.

O que é teste DISC?

O método DISC é um dos testes de avaliação de comportamento mais sustentáveis dentro de uma empresa. A aplicação do questionário DISC pode acontecer desde a seleção de novos funcionários, até mesmo o desenvolvimento de pessoas que já estão contratadas.

A análise de perfis comportamentais pelo DISC foi desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marston, autor do livro ‘As Emoções das Pessoas Normais‘, onde são encontrados todos os conceitos apresentados no método.

Através de estudos, Marston concluiu que o comportamento é condicionado por dois campos.

  • Interno: o perfil interno traz a percepção e avaliação na confortabilidade em relação ao ambiente. Ou seja, como o profissional atua dentro do espaço de trabalho;
  • Externo: o perfil externo diz respeito a adaptação do profissional frente às circunstâncias. Isto significa que, o seu comportamento tende sofrer alterações de acordo com a situação e o ambiente.

E, para além disso, existe a análise do campo resumen, que é uma junção do perfil interno e externo. Já que o comportamento das pessoas poucas vezes é baseado em apenas um dos campos comportamentais.

O perfil resumen mescla informações do comportamento interno e externo para formar uma visão característica de um profissional.

A partir das possibilidades de comportamento interno e externo, são criados quatro atitudes que se moldam de acordo com a atmosfera em que se está envolvido. Quer dizer que o DISC é formado por dominância, influência, estabilidade e conformidade.

Entenda cada um dos perfis do método DISC

A gestão de recursos humanos também permite a análise e gerenciamento de habilidades que podem ser identificadas através da aplicação da ferramenta DISC.

Entender cada um dos perfis é essencial para saber o que se procura e como conectar as diferenças. Assim, se torna mais viável conseguir bons resultados da equipe.

  • Dominância: Enfrenta as dificuldades com mais facilidade, mas também pode sofrer algum tipo de retaliação da equipe por ter um traço comportamental que pode ser extremamente ousado e exigente;
  • Influência: Tem facilidade de persuadir as pessoas e despertar entusiasmo, mas nem sempre pode estar direcionado a conclusão de tarefas. Isso pode acarretar em problemas de bons inícios sem conclusões evidentes;
  • Estabilidade: É um perfil que apresenta pouca variação, mesmo com a possibilidade de mudança de ambiente, além de ter bastante persistência. Costumam ser introvertidos, o que pode ser uma dificuldade se for em grandes proporções;
  • Conformidade: Traz uma característica sistemática. Ou seja, funciona melhor quando o processo envolve uma série de fatores que organizam a atividade. Uma das ressalvas é a constante necessidade de segurança para conseguir desenvolver projetos.

Cada perfil possui traços específicos que trazem desvantagens e vantagens da metodologia DISC. Por isso, é preciso avaliar e conhecer quais são as necessidades e aspectos que são complementares ao grupo em geral.

Aplicar a metodologia DISC é um fator importante e que pode trazer benefício a curto, médio e longo prazo. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos