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MGLU3: vale a pena investir em Magazine Luiza na cotação atual?

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As ações da Magazine Luiza (MGLU3) são um importante elemento dentro da B3, a Bolsa de Valores brasileira.

A Magazine Luiza (MGLU3) desperta grande interesse dos investidores e traders que operam na Bolsa por conta de seu destaque no varejo e excelente histórico de valorização.

O que é a Magazine Luiza (MGLU3)?

A Magazine Luiza (Magazine Luiza S.A.) é uma varejista brasileira que está presente no mercado desde 1957 e é negociada na B3 sob o código MGLU3.

A empresa atua por meio de mais de 900 lojas físicas espalhadas pelo Brasil e pelo e-commerce.

Com um marketplace que reúne mais de 8 mil vendedores, a empresa também possui as marcas Netshoes, Zattini e Shoestock.

A Magazine Luiza faz parte do Novo Mercado da B3 desde 2011 e é considerada uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil.

Além da Magalu, outras empresas integram o setor de varejo, como a B2W (BTOW3) e Via Varejo (VVAR3):

  1. B2W: empresa de comércio eletrônico negociada na B3 e criada no final de 2006 pela fusão entre Submarino, Shoptime, Americanas.com;
  2. Via Varejo: holding de comércio varejista brasileira negociada na B3 e responsável pelas redes de lojas Casas Bahia e Pontofrio, além das suas respectivas lojas virtuais.

Por conta da relevância da Magazine Luiza para o mercado financeiro e a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), é importante entender sua história, atuação e modelo de negócio.

Assim, permitindo que os investidores possam tomar decisões de investimento bem fundamentadas.

História da Magazine Luiza (MGLU3)

logo magazine luiza mglu3

A Magazine Luiza foi fundada em 1957 em Franca, interior de São Paulo, por Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato.

A empresa iniciou com a compra de uma loja de presentes, que foi renomeada após um concurso promovido pela Luiza em uma rádio local.

Nos seus primeiros anos, a Magazine Luiza se notabilizou pelo atendimento feito pelos próprios donos, além da supervisão e pesquisa de mercado.

Até 1976, a empresa expandiu suas operações para mais cidades do interior de São Paulo e adquiriu as Lojas Mercantil.

Com 20 anos após sua fundação, a companhia já possuía 30 lojas e diversos familiares presentes no negócio.

Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora, entrou para a empresa com 18 anos e, após passar por todos os departamentos, assumiu a companhia em 1991. Foi ela quem criou uma das estratégias de marketing mais famosas da loja, a Liquidação Fantástica.

Esse modelo foi copiado por diversos outros varejos brasileiros e mobilizou um grande número de consumidores, algo que popularizou ainda mais a empresa.

Em 1996, a empresa inaugurou sua primeira loja virtual e se expandiu ainda mais, chegando no Paraná e no Mato Grosso do Sul.

Já em 2001, a companhia lançou o Luizacred em parceria com o Itaú Unibanco.

Nos anos seguintes, a Magazine Luiza fez diversas aquisições no mercado e chegou a inaugurar 46 lojas no mesmo dia na cidade de São Paulo, em 2008.

Abertura de capital na B3

Porém, foi em 2011 que a Magalu abriu o capital na bolsa de valores brasileira, então BM&FBovespa.

Em 2014, a empresa já possuía centros integrados, com entregas mais rápidas e baratas. Mas foi em 2015 que a companhia lançou o seu novo aplicativo, que deu início à sua transformação digital.

Esse fenômeno foi ainda mais expressivo com a presidência de Frederico Trajano, em 2016, que registrou recordes de venda e de lucro, causando uma alta valorização das ações da Magazine Luiza.

Em 2019, a companhia anunciou a compra da Netshoes, um dos maiores varejistas digitais até então.

No ano seguinte, em 2020, em meio à crise do coronavírus, a empresa reduziu a jornada de seus trabalhadores e lançou a plataforma Parceiro Magalu, com a intenção de ajudar micro e pequenas empresas e trabalhadores autônomos a vender pela internet.

Linha do tempo da Magazine Luiza (MGLU3)

  • 1957 – Inauguração da primeira loja em Franca, interior de São Paulo;
  • 1976 – Compra das Lojas Mercantil e expansão das atividades para mais cidades do interior de São Paulo;
  • 1991 – Luiza Helena Trajano assume o comando;
  • 1992 – Primeiras lojas virtuais são lançadas;
  • 1994 – Lançamento das campanhas “Liquidação Fantástica” e “Só Amanhã”;
  • 1996 – Expansão para o Paraná e Mato Grosso do Sul;
  • 2000 – Site de comércio eletrônico da rede é lançado;
  • 2001 – Criação do Luizacred, cartão da loja em parceria com o Itaú Unibanco;
  • 2003 – Aquisição da rede Lojas Líder, de Campinas;
  • 2005 – Lançamento do Luizaseg e compra das redes Base, Kilar e Madol;
  • 2005 – Criação da TV Luiza, Rádio Luiz e Portal Luiza;
  • 2008 – Inauguração de 46 lojas no mesmo dia em São Paulo, alcançando 1 milhão de novos clientes;
  • 2011 – Abertura de capital na bolsa de valores e negociações da MGLU3; Compra do Baú da Felicidade;
  • 2012 – Lançamento do Chip Luiza, que dá acesso gratuito às redes sociais aos clientes de baixa renda;
  • 2014 – Inauguração de centros integrados de distribuição, oferecendo entregas mais rápidas e baratas;
  • 2015 – Lançamento do novo aplicativo Magazine Luiza e implantação do Mobile Vendas em 180 lojas;
  • 2016 – Frederico Trajano assume a presidência e registra recordes de venda e lucro, com grande valorização nas ações;
  • 2019 – Compra da Netshoes por US$62 milhões, ou US$2 por ação, que um dia antes fecharam a US$2,65 na bolsa de Nova York;
  • 2020 – Compra da Estante Virtual por R$31 milhões e captação de R$800 milhões com o lançamento de debêntures.
  • 2020 – Lançamento da plataforma digital Parceiro Magalu, voltada a micro e pequenas empresas e autônomos, oferecendo a possibilidade de venda sem sair de casa durante a crise do novo Coronavírus.

O que faz a Magazine Luiza (MGLU3)?

A atividade principal da Magazine Luiza é o varejo de eletrônicos, móveis e eletrodomésticos.

A comercialização é feita a partir de seus mais de 1000 pontos físicos e pelo seu vasto marketplace, com mais de 8 mil sellers.

Dessa forma, os principais produtos vendidos pela Magazine Luiza são:

  • Eletrodomésticos;
  • Eletroeletrônicos;
  • Móveis.

O modelo de distribuição da Magazine Luiza é bastante eficaz, com diversos centros que garantem uma rápida entrega aos consumidores.

Além de produtos, a companhia também possui serviços financeiros, como:

  • LuizaSeg;
  • Consórcio Luiza;
  • Cartão Luiza (Cartão de Crédito);
  • Luizacred.

Com isso, além de expandir suas operações, a empresa cria melhores condições para a compra de seus próprios produtos.

Como atua a Magazine Luiza (MGLU3)?

A Magazine Luiza está entre as maiores varejistas do Brasil, com aproximadamente 900 lojas físicas no país e um vasto e-commerce.

Inclusive, as vendas online da empresa são responsáveis por um dos maiores canais de marketplace do país, com milhões de acessos diários e uma forte estratégia de expansão também no ambiente virtual.

Com a compra da Netshoes, a companhia passou a comercializar também roupas, calçados e itens esportivos.

Ações da Magazine Luiza (MGLU3): onde e como são negociadas?

O ticker da Magazine Luiza (MGLU3) é negociado na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira.

Os investimentos são realizados através do home broker de corretoras de valores no ambiente digital.

Para comprar ações da Magazine Luiza (MGLU3 ações), basta baixar o aplicativo de sua corretora favorita e abrir uma conta de investimento.

Após isso, você deverá fazer uma transferência TED do valor que deseja aplicar e escolher as ações da Magazine Luiza representadas pelo ticker MGLU4.

Características das ações da Magazine Luiza (MGLU3)

As ações da Magazine Luiza são negociadas na B3 (bolsa de valores brasileira) e possuem as seguintes características:

A classificação setorial da Magazine Luiza, segundo o site da B3, é: Consumo Cíclico / Comércio/ Eletrodomésticos.

A Magazine Luiza (MGLU3 cotação) só possui ações ordinárias (ON), que dão direito a voto nas assembleias da companhia.

Seus papéis oferecem Tag Along de 100% ON, além de um Free Float de 41%.

Já o Segmento de Listagem da Magazine Luiza é o Novo Mercado, destinado à empresas que possuem boas práticas de governança corporativa.

Como ganhar dinheiro com as ações da Magazine Luiza (MGLU3)?

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com ações na Bolsa de Valores e com as ações da Magazine Luiza (MGLU3).

Uma delas pode ser a partir da distribuição de dividendos, que podem ser utilizados como uma renda extra ou para o reinvestimento (atitude considerada mais interessante no longo prazo).

Outra maneira prática de ganhar mais e reduzir os riscos é a diversificação de ativos, uma estratégia que consiste na criação de uma carteira de ativos variados, podendo ser de renda fixa ou renda variável.

Vale a pena investir na Magazine Luiza (MGLU3)?

A Magazine Luiza é uma das maiores redes de varejo do Brasil, responsável por um dos maiores e-commerces do país e um excelente histórico de crescimento.

Por conta disso, pode representar uma opção de exposição ao setor de consumo e varejo.

No entanto, a empresa não só atua em um segmento cíclico, que a torna sensível aos ciclos econômicos, como está dentro de um setor com forte concorrência e inovação.

Portanto, antes de tomar sua decisão de investimento na Magazine Luiza (MGLU3), é importante fazer uma análise dos fundamentos da empresa para descobrir se suas ações estão sendo negociadas na bolsa por um preço vantajoso.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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