Home Blog Mídia Kit: saiba o que é e aprenda como fazê-lo!

Mídia Kit: saiba o que é e aprenda como fazê-lo!

midia kit 1

O mídia kit é um documento que está sendo cada vez mais utilizado, graças ao crescimento do universo digital. Mas muitos comunicadores, influenciadores digitais e os demais que trabalham com criação e divulgação de conteúdo não sabem como fazê-lo.

Por exemplo, a criação do mídia kit serve para apresentar a uma empresa o que a sua audiência (como, os seguidores no Instagram) pode trazer de resultado positivo para uma marca que deseje anunciar no seu perfil.

O que é o mídia kit?

midia kit

Esse material nada mais é do que um documento (digital ou físico) que entrega o que um determinado produtor de conteúdo

  • Faz na rede social ou outras mídias;
  • Qual é o seu nicho;
  • Quais são as suas ideias e posicionamentos;
  • Quais são as suas métricas;
  • Com quais marcas atuou;
  • Formatos de serviços e qual o preço para cada um deles.

Mas para que esse documento, que também conhecido como press kit ou media kit, seja atrativo para o negócio que tem interesse em contratar.

É preciso saber vender aquele espaço com certificação de que, a probabilidade da parceria dar certo, é alta.

Na maioria das vezes, esse material é feito e distribuído por uma assessoria de imprensa.

Qual o momento certo para fazer um mídia kit?

A necessidade de criar um mídia kit deve ser identificada de acordo com a intenção de se criar atividades de empreendedorismo.

Por exemplo: um instagrammer que quer disponibilizar o espaço das suas redes sociais para fazer divulgações, precisa entregar algum material para que haja a análise se:

  • O público daquele Instagram tem conexão com o público da empresa;
  • O nível de engajamento é o que a organização está buscando em um influenciador digital;
  • O valor está relativo ao mercado e se possui coerência com o envolvimento naquele perfil.

Havendo fit entre o influenciador e a empresa, aquele mesmo material de mídia kit pode ser alterado para agregar mais essa parceria fechada.

Dessa forma, as próximas empresas que pensarem em contratar, terão mais um material para avaliar positivamente aquela parceria.

Como fazer um mídia kit?

Além de contratar um profissional para fazer um mídia kit profissional, existem outras formas de produzir esse documento sem gastar nada.

Na verdade, existem modelos de mídia kit gratuitos disponíveis na internet.

Mas para dar uma personalidade própria, é possível produzir o conteúdo utilizando a ferramenta Canva.

O Canva é um site que permite a criação de peças gráficas no modo gratuito e premium.

A facilidade de utilizá-lo se dá pela produção intuitiva, assim, qualquer pessoa, mesmo que não possua conhecimentos gráficos, consegue produzir o próprio conteúdo.

Mas além desse site, existem outras plataformas que podem ajudar nessa construção.

Inclusive, o próprio Word. O importante é que, ao final da criação, o documento seja enviado em PDF.

Saiba o que colocar no mídia kit

Além do cuidado com o visual, é preciso saber quais conteúdos serão expostos no documento. Algumas dicas do que responder no mídia kit:

  • Em que área está o seu público e qual o seu perfil (gênero/faixa etária etc.);
  • Em quais redes sociais estão e em quais você disponibiliza o trabalho;
  • Quais são os formatos de anúncios e com quais materiais você trabalha.

É importante ressaltar que todos os dados entregues devem ser baseados em análises reais e não em suposições.

mídia kit é um material poderoso para aquisição de clientes e se feito da maneira correta, pode render bons frutos. Para mais conteúdos sobre empreendedorismo, educação financeira e investimentos, assine a newsletter!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *