Home Blog Mindfulness: entenda como essa técnica pode ajudar sua vida financeira!

Mindfulness: entenda como essa técnica pode ajudar sua vida financeira!

mindfulness 2

O mindfulness tem sido bastante buscado atualmente por pessoas que sofrem com a falta de atenção às atividades feitas no presente.

A partir dessa realidade, o mindfulness serve para que, a partir de práticas e técnicas, as pessoas possam viver melhor.

O mindfulness é utilizado com o objetivo de retirar de pessoas a preocupação com o passado e o futuro. Isso é feito a partir da melhor da percepção do presente, despertando sentimentos e sensações.

O que muitas pessoas acabam não sabendo, é que a atenção plena oferece diversos benefícios para a vida financeira. Isso porque, com ela, fica mais fácil fazer melhores escolhas com o dinheiro.

Qual a importância do mindfulness?

O cérebro possui um tipo de função de economia de energia que é responsável por afetar diretamente nossas atitudes diárias.

Isso acontece, pois fazemos milhares de escolhas, desde a roupa a qual iremos vestir, até a forma como iremos lidar com problemas.

Desse modo, se algumas decisões não fossem automatizadas, isso ocasionaria um enorme gasto energético cerebral.

Entretanto, esse fator acaba causando um enorme problema quando descontrolado: a falta de atenção ao presente. Quando isso acontece, entramos em um “modo zumbi”, onde quase todas as escolhas diárias são feitas automaticamente.

Por isso, o mindfulness representa a retomada do controle corporal e emocional. Fazendo assim, que as atitudes e escolhas sejam tomadas a partir dos reais interesses e objetivos.

Como funciona o mindfulness?

As técnicas de mindfulness existem para que o foco e a concentração sejam aumentados. Os exercícios nelas contidas são fáceis e bastante simples, possibilitando a prática por qualquer pessoa.

Diversas empresas, como a Google, promovem o mindfulness regularmente entre seus funcionários. Isso é feito visando o aumento de produtividade, que traz enormes benefícios ao negócio.

Entre as práticas de mindfulness mais comuns, estão:

  • Meditação;
  • Respiração prolongada;
  • Eliminação de distrações (como as notificações);
  • Foco em uma atividade por vez.

É claro que essas práticas podem ser de difícil adaptação inicialmente. Entretanto, com o treino diário, os resultados logo começam a aparecer.

Por isso, comece aos poucos, meditando e prestando atenção na sua respiração por pelo menos cinco minutos por dia. Lembrando que, para isso, não é preciso sentar em nenhuma posição específica.

Quais os benefícios do mindfulness?

A maior vantagem do mindfulness está no seu significado: a atenção plena da mente.

Isso significa que, ao praticá-lo regularmente, fica perceptível a melhora no desempenho de inúmeras atividades.

Entre os melhores benefícios do mindfulness, estão:

  • Controle do estresse e ansiedade;
  • Melhora na concentração e memória;
  • Eliminação de problemas com insônia.

Com isso, é possível desenvolver uma maior consciência do que fazemos e perceber uma grande melhora na qualidade de vida.

Como o mindfulness pode ajudar a vida financeira?

A maior vilã contra as finanças é a desorganização. Ela é responsável pela ausência de boas decisões com o dinheiro, causadas por atitudes impensadas e irresponsáveis.

Por isso, as técnicas de mindfulness são essenciais na mudança de comportamentos financeiros. Através da atenção plena, é possível desenvolver novos hábitos que respeitem as suas reais necessidades.

Dessa forma, ao tomar decisões financeiras com mais consciência, a probabilidade de fazer compras por impulso diminui bastante. Além disso, também é eliminado o sentimento de arrependimento por um hábito prejudicial e autodestrutivo relacionado ao dinheiro.

Entre alguns famosos adeptos do mindfulness, estão:

  • Oprah Winfrey;
  • Jack Dorsey (Twitter);
  • Warren Buffet.

Além das escolhas financeiras, o mindfulness também é responsável por melhorar a produtividade no trabalho. Essa melhora nos resultados é benéfica tanto para funcionários, quanto para empresários.

Isso porque, além de ocorrer a melhora nos serviços prestados, aumentando a chance de reconhecimento, gera-se mais lucro para a empresa.

Por isso, vale a pena adotar as técnicas e exercícios do mindfulness na sua rotina de vida. Se bem aplicados, poderão ocasionar uma melhora de comportamento em todas as áreas da vida. Para mais dicas como essa, receba nossa newsletter no seu WhatsApp com ainda mais conteúdos selecionados!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *