Home Blog Mindset de crescimento: o que é e como desenvolver essa mentalidade

Mindset de crescimento: o que é e como desenvolver essa mentalidade

mindset de crescimento

O mundo comercial é encarado, com mudanças constantes e paradigmas que são perpetuados na medida em que surgem as inovações, sejam elas disruptivas ou incrementais. Essa perspectiva permite que pessoas se destaquem por sua forma de agir e pensar, por isso, é comum sob essa ótica ter um mindset de crescimento.

O mindset de crescimento funciona por meio da construção de uma mentalidade pautada no desenvolvimento constante frente a um cenário desafiador com procrastinações, distrações e interrupções, em alguns casos até mesmo hostil. Essa é uma grande característica de quem quer potencializar o empreendedorismo.

O que é mindset de crescimento?

Já o mindset de crescimento é um estado psicológico que determinado indivíduo se encontra, sua mentalidade. Este estado reflete diretamente em suas ações, formas de pensar e de julgar determinados problemas.

Portanto, essa mentalidade de crescimento apresenta estados que envolvem as habilidades que foram adquiridas, construídas por uma ação ou vontade empreendedora.

Como se forma o mindset?

O mindset é um termo em inglês cuja tradução literal vem de mind – “mente” e set – “configuração”, sua formação advém de uma construção social e familiar.

Por exemplo, um bebê é influenciado pelos seus pais, mas também, por tudo ao seu redor, a mídia e as demais pessoas.

Para tornar mais claro, imagine a história do menino lobo, que nunca foi inserido em um ambiente de sociedade humana, foi abandonado em uma floresta e cresceu com os hábitos de um animal selvagem.

Nesse caso do menino lobo, sua mentalidade ou mindset, provavelmente, será compatível com a ideia de saciar os seus instintos, diferente de uma estrutura mental construída sobre a perspectiva da racionalização.

Quais os tipos de mindset mais comuns?

Dentro dessa perspectiva do mindset, dois são classificados como principais segundo o livro mindset da autora Carol Dweck, sendo eles: o mindset fixo e de crescimento, são duas mentalidades distintas, mas, podem ser correlacionadas a depender da pessoa.

Nesse caso, a configuração fixa se antepõe a essa da constante ebulição e entre os significados dos tipos de mindset visados:

  • Mindset fixo: está atrelado a uma padronização e não alteração. É muito comum estar ligada a um conceito dito como tradição ou uma zona de conforto, com valores e crenças;
  • Mindset de crescimento: também conhecido como mindset progressivo, funciona através da mentalidade de crescimento, uma configuração mental baseada na ideia de constante desenvolvimento.

Um exemplo, pessoas com mindset fixo tendem a pensar que são incapazes diante uma situação de fracasso, devido aos interesses, ego, entre outras questões que no final, geram desinteresse.

Já as pessoas com mindset de crescimento ou progressivo, tendem a aceitar que o fracasso faz parte do curso ou caminho escolhido. Mas, a diferença é que ao invés de desinteresse, é gerado uma curiosidade.

Vale lembrar que não existe um tipo de mindset certo, na verdade, dependerá do fator e objetivo no qual se deseja chegar, por exemplo, uma associação muito burocrática e que não altera seu procedimento, pode beneficiar as pessoas de mindset fixo.

Já em uma associação que lida com mudanças constantes, provavelmente, buscará por pessoas que detém um mindset de desenvolvimento, aptas a lidar com mudanças e o fracasso.

Como desenvolver o mindset de crescimento?

Como ter um mindset de crescimento? O desenvolvimento de uma mentalidade (mindset) é aplicada em ambientes desde os primórdios da educação de uma criança.

Por isso, não podar a liberdade das ideias, da curiosidade e do contato com as diferentes áreas do saber, é uma das melhores formas de deixar aberta a mente para captar ou construir uma mentalidade de desenvolvimento.

Contudo, para adultos, é preciso um constante exercício da curiosidade, já que parte desses preceitos são criados com um tempo. Visando isso, algumas dicas de mindset de crescimento e como exercitá-lo:

  • Ter disposição para aprender constantemente: está muito ligado ao desenvolvimento pessoal, é entender que o conhecimento é válido e conhecimentos de áreas diversas podem influenciar a sua área de atuação;
  • Compreender que o esforço é algo essencial: para isso, é preciso encontrar a motivação certa, ou seja, entender o que influencia a rotina e o que pode torná-la mais prazerosa, e assim, potencializar o esforço realizado;
  • Gerir o tempo e eventualidades: esse ponto que impacta diretamente no desenvolvimento da economia dos negócios, uma maneira de amenizar esse efeito é através do planejamento, exercitar o pensar nas implicações.

Criatividade

Além desses, é importante usar a criatividade, essa é uma prerrogativa muito comum para a solução de problemas e o enfrentamento dos fracassos.

Para fazer bom uso da criatividade é necessário ter um repertório e estar atento as ideias, não descartar propriamente uma solução que parece ingênua, e exercitar um olhar curioso.

Para exercitar o olhar pautado na curiosidade, por exemplo, questionar e observar são importantes, mas também, tentar combinar coisas que são desconexas.

Por exemplo, as empresas de aplicativos de mobilidade urbana combinaram as plataformas mobile com os aplicativos e a necessidade de transporte singular nas grandes cidades.

Por fim, o mindset de crescimento é ter uma postura aberta ao desenvolvimento, encarar as possibilidades e fracassos como virtudes a serem exploradas, o que não é uma tarefa fácil de lidar. Contudo, o mindset também não é algo que se pode forçar a ter, ele pode ser trabalho e desenvolvido, mas com o respeito a cada individualidade. Assine a newsletter para receber conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *