Entenda como definir o mix de produtos do seu negócio

mix de produtos

Ao vender apenas um único produto, a empresa pode perder uma série de vendas que seriam realizadas se um mix de produtos eficiente fosse definido.

Por isso, principalmente para varejistas, definir um mix de produtos é uma estratégia muito interessante para aumentar o volume de vendas e até mesmo o ticket médio da ação de empreendedorismo.

O que é um mix de produtos?

Um mix de produtos é a variedade de bens ou serviços vendidos por um negócio para atingir um mercado consumidor maior e mais consistente.

Entretanto, para definir mix de produtos, não basta selecionar aleatoriamente os novos itens que serão vendidos.

Para isso, é necessário uma pesquisa de marketing e de concorrência para encontrar as melhores oportunidades de negócio.

Entre os fatores que devem ser levados em consideração para definir o mix de produtos, estão:

Qual importância do mix de produtos?

Você já deve ter entendido que um aumento na variedade de produtos ofertados, aumentam as chances de crescimento de um negócio.

Isso acontece por vários fatores que justificam o mix de produtos e sua importância, como:

  • Possibilidade de aumento do ticket médio;
  • Maior capacidade competitiva;
  • Menor dependência do rendimento de poucos produtos;
  • Maximizar margens e lucros.

Ou seja, existem muitas vantagens em ter um mix de produtos, por isso é essencial entender como definir esse mix de vendas de forma correta.

Dicas para definir o mix de produtos

Para a gestão comercial de um negócio criar o melhor mix de produtos, é interessante estar atento a algumas dicas de como definir essa estratégia.

Até decidir quais produtos serão inseridos nas vitrines de uma empresa, muitos passos decisórios devem ser tomados.

1. Entenda seu negócio

Seu negócio provavelmente tem um foco em determinado setor econômico, e fugir disso de uma hora para outra, pode não ser positivo.

Por isso, é necessário que seja feito uma avaliação de produtos complementares ou semelhantes, para assim encontrar produtos que sejam apropriados ao seu modelo de negócio.

Além disso, use ferramentas, como um CRM, para analisar resultados de antigos produtos.

Caso a empresa tenha o costume de colher dados e analisá-los, provavelmente as decisões relacionadas a adição de novos produtos serão mais eficazes.

2. Estude seu mercado consumidor

Para formular um mix de produtos eficiente, é necessário entender as necessidades de consumo do público alvo.

Por exemplo, algumas pessoas podem querer comprar soluções semelhantes a que você já vende, entretanto, apresentam objeções aos produtos disponíveis.

Ao entender como contemplar e entregar valor a esses consumidores, a adição de novos produtos será feita de forma mais eficiente.

A ideia é introduzir produtos que sejam de maior valor para os consumidores e caibam dentro das suas restrições orçamentárias.

É interessante entender também os padrões relacionadas a sazonalidade, já que, é comum que em épocas do ano, as demandas por certos tipos de produtos sejam maiores.

3. Analise o mercado competidor

Para tomar decisões estratégicas para o seu negócio, o mercado deve ser sempre bem analisado.

Ao identificar necessidades do consumidor que o mercado ainda não contempla ou não oferta o suficiente, aderi-las ao seu negócio pode ser uma ótima forma de maximizar seus resultados.

É muito importante para empresas, principalmente as situadas em mercados consolidados, buscarem estratégias, como o mix de produtos, para aumentar sua fatia de mercado (market share).

4. Analise suas métricas

Após optar por determinados produtos, é necessário analisar seus resultados através de métricas, e para isso ferramentas, como o CRM citado acima, são essenciais.

Para analisar o resultado de um novo produto, deve-se analisar o resultado de antigos produtos semelhantes e assim constatar a atuação do novo.

Além disso, antes mesmo de adicionar novos produtos, deve-se fazer uma estimativa dos seus resultados, que também servirão como indicador do resultado do novo produto.

Portanto, definir um mix de produtos exige muito esforço e estudo de mercado, entretanto, quando definido de forma correta, os resultados alcançados pelos negócios são extremamente significantes.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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