Home Blog Mobile banking é seguro? Entenda como funciona

Mobile banking é seguro? Entenda como funciona

mobile banking

A tecnologia oferecida para utilização de serviços bancários está crescendo. O mobile banking é uma das possibilidades que oferece comodidade para usufruir das funções das instituições. Assim, todo aproveitamento acontece sem precisar sair de casa.

Ou seja, o mobile banking é como ter uma agência ao alcance das mãos. E mesmo sendo termos parecidos, o mobile e o internet banking não são a mesma coisa. O banco móvel funciona de forma distinta.

O mobile banking é uma praticidade entregue através de dispositivos móveis (tablet, smartphone, relógio tecnológico etc). Isto é, para que os clientes possam realizar transações financeiras e operações bancárias sem a necessidade presencial nos bancos.

Mobile banking ou internet banking?

mobile-banking

O serviço de ‘banco online’ não é igual no internet banking e mobile banking. O uso do internet banking é exclusivo no site ou plataforma online da instituição bancária, já no banco móvel, o uso pode ser feito pelo aplicativo no celular ou outro dispositivo móvel.

Alguns serviços que são possíveis realizar com ambas as modalidades, são:

  • Recarga de celular;
  • Efetuar DOC ou TED;
  • Investimento;
  • Solicitar produtos e serviços (cartões, empréstimos, financiamentos etc.);
  • Realizar pagamentos.

O que é o banco movél?

Como a própria tradução sugere, o banco no celular é o banco móvel. É a possibilidade que o usuário tem para conseguir realizar atividades bancárias através do universo online.

Muitas empresas estão investindo na migração para poder abranger e melhorar a experiência dos usuários.

Como funciona o mobile banking?

O surgimento do mobile banking no Brasil afetou positivamente em como os clientes utilizam a instituição financeira. A função além de trazer comodidade e praticidade, também oferece outros benefícios.

  • Realizar transações e operações financeiras de qualquer lugar.
  • Mais controle sobre os investimentos e gastos.
  • Redução de taxas cobradas pelas instituições para realizar transações e outros serviços.
  • Pagamento online de contas e boletos.

Desafios do banco no celular

O banco móvel traz algumas questões junto com o seu uso. Além de lidar com a segurança das informações do usuário, é preciso desenvolver uma melhor usabilidade dos aplicativos e transformar banco móvel em um canal para mais transações.

O banco móvel é seguro?

O uso do banco no celular, assim como do internet banking, não é 100% seguro. No entanto, o serviço possui várias camadas de proteção que oferecem ao usuário uma experiência com mais resguardo.

Dicas de segurança no mobile banking

Mesmo com as diversas camadas de proteção oferecidas pelo aplicativo da instituição bancária, o ideal é tomar algumas medidas preventivas para não correr o risco de ter os dados roubados.

  • Fazer download apenas de aplicativos oficiais;
  • Manter os aplicativos das instituições bancárias atualizados;
  • Conferir a rede de dados que está sendo utilizada;
  • Evitar usar dispositivos móveis de terceiros;
  • Preferir não salvar o login de acesso na conta no dispositivo utilizado;
  • Fechar o aplicativo assim que terminar a utilização.

Algumas simples atitudes podem fazer com que a navegação no mobile banking seja mais cômoda e segura. O seu uso pode trazer mais estímulo para acompanhar a utilização dos recursos financeiros e pagar menos taxas. Para mais dicas como esta, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *