Home Blog Monetização: o que é e como funciona?

Monetização: o que é e como funciona?

monetizacao 1

Mesmo com uma grande quantidade de pessoas pensando em criar uma presença digital para ganhar dinheiro online. Poucas conhecem o que é e como funciona a monetização, uma etapa essencial para a realização dessa vontade.

Além disso, a monetização é um forma de “representação” de uma autoridade digital. Já que, existem algumas regras para conseguir monetizar uma atividade digital e, muitas delas, exigem uma quantidade mínima de audiência.

O que é monetização?

monetizacao 2

Em termos práticos, monetizar é transformar algo em dinheiro. É fazer com que algum produto ou serviço traga retornos financeiros na atividade de empreendedorismo no espaço do Youtube, por exemplo.

Não citado por acaso, o Youtube é um dos ambientes mais procurados para conseguir desenvolver uma audiência e ganhar autoridade no nicho escolhido.

Isso acontece porque essa é uma das principais plataformas de pesquisas, apenas ficando atrás do Google.

Além disso, a possibilidade de expressões e criação de um relacionamento em conteúdo audiovisual, chama a atenção tanto dos produtos de conteúdo, quanto dos consumidores.

É importante lembrar que, o lucro de um canal digital não precisa ser dependente de anúncios e banners, por exemplo.

Também é possível encaminhar propostas diretamente para empresas e conseguir monetizar o vídeo de formas variadas.

Uma das forma de fazer esse tipo de contato com os negócios potencialmente interessados, é construindo e compartilhando o mídia kit, um material de apresentação do seu trabalho, formas de divulgação, número de audiência e afins.

Qual a melhor rede para produzir conteúdo e ganhar dinheiro?

O retorno financeiro não acontece apenas pelos recursos de monetização. Para que essas ferramentas tenham retorno, é preciso nutrir diversos outros fatores:

  • Definição do nicho para qual será trabalho o conteúdo;
  • Conteúdos de qualidade e que conversem com o que o público-alvo deseja;
  • Consistência na produção de conteúdo para que haja recorrência e possa ser criada uma relação com a audiência.

Essas três caraterísticas-chave podem ser aplicadas em qualquer plataforma/rede social, mas com certeza, algumas trarão maiores resultados do que outras.

No entanto, é preciso avaliar onde o seu público está. Por exemplo, não adianta criar um canal no Youtube (mesmo possuindo alto número de buscas), se o seu público não utiliza essa plataforma.

Por isso, avalie:

  • Para qual rede social ou plataforma o conteúdo deve ser pensado;
  • Se é válido produzir conteúdo para mais de um local (na maioria dos casos, essa é uma atitude válida porque amplia o alcance e, consequentemente, aumenta a audiência);
  • De que forma o conteúdo será produzido.

Como fazer a monetização?

Ainda utilizando o exemplo do Youtube, a plataforma sofreu algumas variações com o decorrer do tempo e tudo indica que continuará sendo modificada.

Por isso, quem quer produzir conteúdo para qualquer plataforma, precisa se manter informado! Afinal, tudo está em constante movimento e para não ficar para trás, é preciso entender como está funcionando.

Formas de monetização de sites

As formas mais conhecidas para monetizar site são:

  • Direcionamento de tráfego para outros sites;
  • Inserção de anúncios;
  • Venda de infoprodutos.

Formas de monetização de Youtube

Para monetizar o Youtube é preciso que os vídeos cumpram alguns pré-requisitos indicados pela própria plataforma:

  • Concordar com os termos de parceria do Youtube;
  • Fazer a inscrição no Google AdSense;
  • Configurar as preferências para geração de receita.

Estando dentro das condições de monetização do Youtube, é possível começar a ter algum retorno financeiro dentro dessa plataforma. Para mais conteúdos sobre empreendedorismo, educação financeira e investimentos, assine a newsletter!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *