Home Blog Morar em apartamento: conheça {8} vantagens e desvantagens

Morar em apartamento: conheça {8} vantagens e desvantagens

morar em apartamento4

Escolher morar em apartamento, para muitos, é uma decisão que está ligada a diversos fatores econômicos.

Entretanto, escolher o lugar onde você dormirá e acordará todo dia, não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante ter em mente as vantagens e desvantagens de morar em apartamento.

Quem opta por morar em apartamento, geralmente, está escolhendo viver em um local centralizado na cidade, perto de atividades necessárias na rotina. Além disso, muitas vezes viver em apartamentos pode ser mais lógico dentro do contexto da educação financeira. Isto é, evitar contrair dívidas!

Quais são as vantagens de morar em apartamento?

morar-em-apartamento

 

Portanto, quando comparado com casas, por exemplo, existem algumas vantagens de morar em apartamento.

1. Aluguel de apartamento

Os gastos para morar em apartamento podem ser simples e baixos. Primeiramente, é mais simples porque muitas vezes, ao pagar o aluguel, você já vai estar pagando por algumas contas como:

  • Muitas vezes, a conta de água está inclusa;
  • Infraestrutura externa;
  • Segurança.

Além disso, o preço do aluguel de apartamento pode ser bem mais barato. Já que normalmente, os apartamentos não têm muitos metros quadrados, quando comparado com grandes terrenos de casas.

2. Utilidades mais em conta

Em contrapartida, as contas que você deve arcar, como eletricidade, por exemplo, tendem a ser mais baratas.

Como o apartamento é menor, é esperado que você gaste menos energia e também, gaste menos com decorações e mobília, por exemplo.

3. Segurança

Principalmente nas grandes cidades do Brasil, a segurança deixa a desejar. Por isso, optar por apartamento pode trazer mais conforto nesse aspecto.

Com casas, se você quiser reforçar a segurança, terá que contratar uma equipe privada sozinho ou fazer alterações na estrutura. Todavia, em apartamentos, existem funcionários integralmente focados em vigiar, geralmente, porteiros e seguranças.

Portanto, o preço da segurança privada que seria contratada, caso você morasse em uma casa, será totalmente dividido entre todos os apartamentos do condomínio. Garantindo assim, uma segurança a baixo custo.

4. Localização

Os prédios com apartamentos são localizados nas grandes aglomerações urbanas. Isso porque, muita gente têm o desejo de morar naquela determinada região, por diversos motivos.

  • Escolas da região;
  • Perto do trabalho;
  • Próximo de hospitais;
  • Maior estrutura.

Ou seja, morar em apartamento com boa localização é muito vantajoso. O aluguel de uma casa na mesma localização, pode ser muito mais caro, nesse caso.

5. Poupar dinheiro

Todas as economias citadas podem representar a formação de uma boa reserva financeira.

Todo dinheiro poupado graças a opção de morar em apartamento, poderá ser investido. Então, principalmente para quem está começando a se desenvolver financeiramente, alugar um apartamento pode ser uma ótima opção.

Quais são as desvantagens de morar em apartamento?

morar-em-apartamento-2

Apesar dos benefícios quanto os gastos de morar em apartamento, alguns aspectos dessa opção de moradia podem ser incômodos para alguns.

1. Privacidade reduzida

É comum, morando em apartamentos, que você ouça conversas e barulho de outras pessoas.

Além disso, você muitas vezes também poderá ser ouvido, e isso pode ser bastante desagradável.

2. Espaço menor

Mesmo com as vantagens econômicas, viver em um apartamento pequeno pode ser menos confortável.

E, ainda, se você tiver uma família muito grande, pode ser difícil achar um apartamento com quarto, banheiro e espaço suficiente.

3. Mais regras

É comum que exista diferença entre opiniões de vizinhos. Sabendo disso, os prédios criam regras de convivência.

Muitas vezes essas regras podem proibir algo que você considera essencial. Por exemplo, muitos prédios não permitem animal no apartamento.

Por fim, principalmente para quem está começando a construir sua independência financeira, morar em apartamento pode ser muito vantajoso. Mas, claro, planeje-se financeiramente e estabeleça suas prioridades para fazer a melhor decisão possível.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *