Morar em casa vale a pena?

morar em casa

Morar em casa ou apartamento? A dúvida pode surgir para qualquer um, principalmente, para aqueles que estão planejando adquirir o primeiro imóvel. Questões como segurança, privacidade e custos sempre são levados em consideração antes da compra.

Fazer a opção por morar em casa pode ser encarada como uma realidade muito distante. Algumas pessoas acreditam que a despesa para manutenção pode ser maior ou até mesmo a segurança pode ser comprometida.

A verdade é que assim como apartamento, morar em casa também possui suas vantagens e desvantagens. Alguns aspectos devem ser ponderados antes de arrumar as malas e fazer a mudança, além dos gastos de morar em casa.

Vantagens de morar em casa

morar-em-casa

Animais de estimação

Seja na compra ou no aluguel de casa, é fato que a liberdade para ter animais de estimação é bem maior. Alguns condomínios não permitem que o morador crie nenhum animal para não causar problemas de convivência com os vizinhos.

Além da liberdade para o morador, a liberdade para o animal também é maior. Em uma casa há mais espaço para brincar sem precisar se preocupar com barulhos.

Estrutura

Outro fator positivo para morar em uma casa além de mais espaço, também é possível realizar reformas estruturais sem muita dor de cabeça.

Privacidade

Mais privacidade para realização de eventos e festas, sem contar com a autonomia para utilizar áreas como garagem, quintal e jardim.

Liberdade

Morando em uma casa é possível criar as próprias regras, tanto para utilização dos espaços internos, quanto para os espaços externos.

Essa liberdade é uma boa pedida principalmente para famílias grandes e/ou com crianças.

Desvantagens de morar em casa

Custo

Algumas pessoas podem achar que o custo de uma casa é menor por não ter que arcar com o pagamento mensal da taxa condominial. No entanto, as despesas para manutenção da casa serão de inteira responsabilidade do morador.

Os gastos de morar em casa podem até ser superiores a um cálculo anual de condomínio. Mas em ambas as opções, é imprescindível ter uma reserva de emergência para suprir alguma emergência.

Segurança

A segurança da casa, por mais que haja investimento para sua otimização, quase sempre será inferior a segurança de um condomínio. Principalmente para quem mora só, optar por um apartamento pode ser uma escolha mais viável.

Outra forma de driblar a menor segurança de uma casa, é comprar um imóvel que esteja dentro de um condomínio fechado. No entanto, não é uma opção de fácil acesso e o valor costuma ser superior.

Encomendas

Geralmente quem mora em apartamento pode contar com o auxílio de algum funcionário do conjunto residencial ou até mesmo com a ajuda de vizinhos para o recebimento de encomendas.

Na espera de alguma encomenda, na maioria das vezes, é preciso que alguém esteja em casa para o recebimento.

Quanto custa morar em casa

Os gastos para morar em casa não estão restritos a manutenção, além disso também é preciso pesquisar se outras questões cabem dentro do orçamento na hora de optar por esse tipo de residência.

É preciso fazer um maior investimento em segurança e são menores as possibilidades de divisão do custo da conta de água, luz e eletricidade, por exemplo.

Por isso, antes de escolher morar em casa, é necessário fazer uma avaliação das condições financeiras não só no momento, mas a longo prazo. Para ajudar nisso, baixe a Planilha: Planejador Financeiro Mensal!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos