Home Blog Morar em república vale a pena? Saiba mais!

Morar em república vale a pena? Saiba mais!

morar em republica

Morar em república pode ser uma opção para quem deseja economizar dividindo despesas e pode contribuir para uma boa educação financeira já que você terá mais recursos disponíveis.

Entretanto, é preciso saber que morar em república exige algumas regras de convivência para que tudo funcione corretamente.

As pessoas que decidem morar em república, geralmente, são estudantes de regiões mais afastadas. Entretanto, qualquer pessoa com uma renda pequena pode escolher esse tipo de residência.

Essa maneira de dividir apartamento geralmente é utilizada por pessoas que não conhecem outras que precisem compartilhar despesas.

Morar em república vale a pena?

morar-em-republica

Morar em uma república pode representar diversos pontos positivos e negativos. Por isso, é preciso pesquisar um lugar confortável e agradável e entender suas regras básicas.

É preciso estar atento à divisão de despesas, limpezas e organização da casa. Além disso, algumas regras como horários limites de saída e chegada.

O principal motivador de quem está procurando uma república é a economia. Principalmente para os estudantes, que possuem algumas despesas com a faculdade e pouca renda, ela é uma opção considerável.

Vantagens de morar em república

Dividir casa pode representar um saldo bastante positivo para suas finanças. Isso porque a divisão das despesas diminui bastante os gastos domésticos mensais.

Entre as principais vantagens de morar em república, estão:

  • Companhia de pessoas;
  • Divisão de atividades domésticas;
  • Compartilhamento de despesas;
  • Conhecer novas pessoas.

Principalmente para quem está no início da carreira, aprender a conviver com pessoas diferentes é fundamental para a vida no mercado de trabalho.

Além disso, se você está começando a se desvencilhar dos seus familiares, começar aos poucos pode ser mais fácil.

Ao dividir e compartilhar obrigações, você consegue ter o primeiro contato com a vida adulta e suas responsabilidades.

Desvantagens de morar em república

Ao morar junto, fica difícil que tudo saia da maneira como gostaríamos. Muitas vezes questões relacionadas à limpeza e organização podem criar problemas de convivência entre os moradores.

Além disso, a privacidade não é algo muito existente, já que a maioria das repúblicas possui quartos compartilhados.

Para quem deseja ter maior liberdade dentro de casa, existem =outras alternativas que também servem para economizar.

Opções como kitnets e apartamentos compartilhados podem oferecer maior conforto, já que você é quem escolhe com quem irá morar.

 

Como achar uma boa república para morar?

Se a república é a única ou melhor opção para você, é preciso estar atento à alguns fatores que possibilitem uma boa convivência.

Procurar um grupo que se assemelhe ao seu estilo de vida, seja ele mais agitado ou mais reservado é o mais indicado. Conviver com pessoas com um ritmo muito diferente que o seu pode ser bastante desconfortável.

Entre as dicas para escolher uma república, estão:

  • Procure com antecedência;
  • Tenha mais de uma opção para analisar;
  • Faça perguntas sobre os moradores;
  • Informe-se sobre os custos com as despesas mensais;
  • Atente-se às regras de convivência da casa;
  • Procure ser compreensivo com as diferenças mais simples.

Dicas para organização financeira da república

Se você está começando no processo de amadurecimento, deve saber que irá enfrentar algumas dificuldades financeiras. Para evitá-las, é preciso se organizar e fazer um planejamento financeiro.

Para um funcionamento eficiente de toda a casa, devem ser anotados os(as):

  • Despesas fixas (aluguel, condomínio etc.);
  • Despesas variáveis (contas de luz, água e internet);
  • Despesas anuais (impostos e seguros);
  • Despesas extras (delivery, festas, reparos na casa etc.).

Após isso, junte-se aos moradores e verifiquem os custos que podem ser reduzidos ou anulados.

A partir daí, é possível fazer a divisão desses valores entre os integrantes da casa. Lembrando que o prazo dos pagamentos deve ser bem definido e respeitado.

Dessa maneira, morar em república pode ser uma experiência bastante positiva para você e todos os outros moradores da casa. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *