Home Blog Mudança de casa: {7} dicas para economizar e organizar melhor a sua

Mudança de casa: {7} dicas para economizar e organizar melhor a sua

mudanca de casa1

A mudança de casa representa uma nova vida em um lar. Entretanto, apesar de ser algo renovador, esse processo pode ser bem difícil.

Por isso que um planejamento e educação financeira na hora da mudança de casa é imprescindível. Fazendo isso, é possível poupar tempo e possíveis dívidas durante esse processo.

Portanto, podemos dizer que a mudança de casa é uma nova etapa da vida em um diferente lar, e, que para ser feita, é necessária a atenção com diversos fatores.

Dicas de como economizar na mudança

mudanca-de-casa-2

O processo de mudar de casa é custoso. Além do preço que você vai pagar para comprar ou alugar o novo lar, são necessárias diversas despesas para realizar a mudança.

Então, visando minimizar os custos da mudança, é recomendado estar atento a algumas dicas que podem ajudar na organização, planejamento, transporte e empacotamento.

Planeje a mudança de casa com antecedência suficiente

Planejar a mudança com antecedência é uma das dicas que mais vai te ajudar a poupar tempo e dinheiro durante esse processo.

Ao planejar alguns meses antes, você consegue ter uma melhor perspectiva de quanto irá gastar ao todo, de quais materiais serão necessários, quantas pessoas você precisará para ajudar com a mudança ou qual empresa você contratará.

Começando com antecedência, também vai te dar mais calma e tempo para empacotar tudo. Se você trabalha, provavelmente, durante a semana vai ser difícil dedicar muito tempo a esta organização.

Por isso, seria ótimo ir aproveitando os fins de semanas para empacotar.

Fazer uma lista ou planilha com tudo que será transportado

Durante um processo complicado de mudança de lar, é comum que pertences sejam perdidos por falta de organização.

Então, é recomendado organizar uma planilha, listando todos os bens que serão transportados e os classificando em grupos, por exemplo:

  • Quarto: abajur, roupas, cama, roupa de cama, etc.
  • Cozinha: panela, Frigideira, Pratos, Talheres, etc.
  • Banheiro: toalha, Produtos de higiene pessoal, etc.
  • Sala de estar: poltrona, sofá, armário da sala, Quadros, etc.

Além de evitar perdas durante o processo de mudança, essa lista será útil para ajudar na organização do seu futuro lar.

Pesquisar sobre transportadoras e empresas de mudança

Planejando com antecedência, também, ajudará a ter mais tempo para pesquisar sobre transportadoras e empresas de mudanças.

Pesquise o máximo possível, e defina o quanto você está disposto a pagar sem comprometer as suas finanças.

Pedir recomendações a amigos e parentes pode ajudar bastante e, antes de contratar uma empresa, de fato, certifique-se quanto a alguns pontos importantes:

  • A empresa deve oferecer seguro para os bens transportados;
  • Volume do transporte deve ser suficiente.

Fazer a mudança de casa por conta própria

Para baratear de verdade esse processo, o ideal seria, reunir os seus amigos e familiares e fazer a mudança por conta própria.

Tenha em mente quantas pessoas serão necessárias e quantos veículos precisarão ser disponibilizados. Se você ou seus amigos não tiverem um veículo que transporte todo o volume necessário, busque por aluguel de vans e caminhões para conseguir habilitar essa mudança.

Transportar só o que for realmente necessário

Para saber a mão de obra necessária, você deve definir o que vai levar para a sua nova casa.

Defina qual parte dos seus bens pode ser doado, quais outros pertences de valor que você não utilizará na nova casa e poderão ser vendidos.

Fazendo isso, você reduzirá os seus custos de transporte e ainda pode ganhar um reforço financeiro extra com a venda de alguns pertences.

Levar itens de valor consigo

Tem alguns itens que, apesar de pequenos, podem ser muito valiosos. Por exemplo:

  • Jóias;
  • Relógios;
  • Peças de arte;
  • Celulares e smartphones.

Então, para evitar que haja prejuízos durante a mudança, levar esses itens em um lugar mais seguro é uma boa estratégia.

Proteger bem os pertences ao realizar a mudança de casa

Embale cada objeto da maneira mais segura. Alguns objetos que não são tão sensíveis podem ser simplesmente colocados em caixas.

Todavia, objetos mais frágeis devem ser embalados quantas vezes forem necessárias. Quebrar algum bem durante o processo de mudança pode significar uma perda e, até mesmo, um custo de reposição.

Utilize lençóis, jornais, plásticos bolha. E, para produtos líquidos que podem vazar e danificar algum outro bem, é necessário lacrar o item com fita adesiva ou isolante, e certificar que esse isolamento foi suficiente.

Por fim, é importante ressaltar a relevância de um planejamento para a mudança de casa. Assim, você vai conseguir evitar prejuízos financeiros e se mudar  de forma mais tranquila para o seu novo lar!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *