Home Blog Mudança de hábitos: como promover uma em sua vida financeira?

Mudança de hábitos: como promover uma em sua vida financeira?

mudanca de habitos1

A mudança de hábitos, principalmente, quando estamos falando sobre finanças, é algo que pode proporcionar muitos benefícios.

Existem um conjunto de comportamento que levam as pessoas às dívidas, aperto financeiro, entre outras situações que podem ser corrigidas com uma mudança de hábitos.

Uma mudança de hábitos significa uma análise dos seus comportamentos gerais e compreensão do que está te ajudando a progredir e o que está trazendo prejuízos.

A partir daí, você pode começar a mudar os comportamentos negativos, otimizando cada vez mais seu conjunto de hábitos da educação financeira.

Essa é uma ótima forma de atingir a disciplina financeira, e mudar de uma vez por todas a sua relação com as finanças.

5 dicas de mudança de hábitos para alcançar o sucesso financeiro

mudança-de-habitos

Portanto, para alcançar o sucesso e tranquilidade financeira, existe um conjunto de mudanças de hábitos que, se você já não fez, é recomendado que faça agora.

1. Agir de uma forma condizente com sua realidade financeira

Muitas pessoas tentam levar a vida de uma forma que não condiz com suas realidades orçamentárias.

Esse comportamento é o principal gerador de dívidas, já que, ao tentar adquirir bens e serviços acima do que pode ser pago, as pessoas utilizam créditos e empréstimos.

Portanto, é muito importante que, seja adotado um consumo responsável, e que os produtos e serviços adquiridos sejam compatíveis com a realidade financeira pessoal.

2. Definir prioridades, desejos e sonhos

Temos diversas vontades e desejos, entretanto, não podemos realizá-los ao mesmo tempo, ao não ser que a disponibilidade financeira seja muito grande.

Por isso, é necessário que as prioridades sejam bem definidas, de preferência em formas de metas de curto, médio e longo prazo.

A adoção desse hábito vai diminuir o número de compras por impulso, já que você terá bem definidos e esclarecidos os seus objetivos para aquele período.

3. Controlar os seus gastos

Muitas pessoas não tem controle nenhum sobre seus gastos, muitas vezes utilizando até sem saber o cheque especial, por exemplo.

Além disso, tem aquelas pessoas que até conseguem poupar eventualmente algum dinheiro, entretanto não sabem o que fazer com esse recursos extras e gastam na primeira oportunidade que aparece.

Por isso, o controle de gastos é essencial para um planejamento financeiro. A construção desse hábito vai proporcionar economias constantes, e, após isso, mais organização financeira para utilizar esses recursos.

4. Pesquisar e comparar preços

Pesquisar e comparar preços é um hábito que pode melhorar muito seus hábitos de consumo.

Muitas pessoas não tem calma para comparar preços, e acabam optando por opções mais caras.

Quando você agregar todas oportunidades que poderia ter economizado, mas não o fez, verá que o impacto nas suas finanças é muito significativo. Isso se torna mais impactante ainda para produtos de altíssimo valor, como carros, por exemplo.

5. Criar reservas financeiras

O hábito de poupar e criar reservas muda a vida financeira de qualquer pessoa. Isto porque, você vai estar sempre alimentando seus recursos, para que eles sejam investidos e gerem mais dinheiro para você.

É importante criar diferentes reservas.

  • Reserva de emergência: reserva destinada para eventuais períodos de maiores gastos. É necessário ter essa reserva para impedir a contração de dívidas em situações de emergência. Esse recurso deve ser aplicado em investimentos de alta liquidez.
  • Reserva para longo prazo: essa reserva deve ser constantemente alimentada visando um prazo distante, como a aposentadoria, por exemplo. Esse recurso deve ser aplicado em investimentos de alta rentabilidade, sem necessidade de alta liquidez.

Mudanças de hábitos para a reeducação financeira

A conquista desses hábitos descritos acima são essenciais para a organização e reeducação financeira.

são bons hábitos financeiros que vão levar você ao sucesso e tranquilidade. A prova disso é que essas conquistas não acontecem da noite para o dia.

A repetição desses comportamentos, no longo prazo, vão possibilitar que você atinja o patamar financeiro que deseja.

Por fim, vale lembrar que a mudança de hábitos é um método eficiente para os mais distintos objetivos que você tenha. Assim, você conseguirá enxergar o que está fazendo bem e o que poderia melhorar para alcançar suas metas.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *