Home Blog Mudar de profissão: como se preparar financeiramente para a mudança ?

Mudar de profissão: como se preparar financeiramente para a mudança ?

mudar de profissao

Muitas pessoas são insatisfeitas com seu atual trabalho, mas sabem que dependem da remuneração deles para se sustentar. Por isso mudar de profissão não é um processo simples.

Ao mudar de profissão, você pode passar por um período sem recebimentos e, quando começar na nova profissão, ganhar menos do que ganhava antes.

Mas, quando alguém decide mudar de profissão, normalmente opta por um trabalho mais prazeroso, logo suas chances de sucesso aumentam e a educação financeira pode ser aplicada com maior consistência.

5 dicas para se preparar financeiramente para mudar de profissão

mudar-de-profissao-2

Portanto, para ajudar as pessoas que estão insatisfeitas com seu trabalho e desejam mudar de emprego, existem algumas dicas que podem ajudar a se preparar financeiramente para esse período de transição.

  1. Criar uma reserva de emergência para o período;
  2. Se preparar financeiramente;
  3. Começar a transição aos poucos;
  4. Estar ciente que você pode ganhar menos;
  5. Fazer networking.

1. Criar uma reserva financeira para o período

A partir do momento que você perceber que não está mais satisfeito com sua profissão e pretende mudar-lá, é necessário começar a pensar em como você vai pagar suas contas e arcar com os seus custos durante o período de transição.

Portanto, antes de sair definitivamente do seu trabalho, desenvolva uma reserva financeira para conseguir garantir se sustentar durante esse período.

Inclua na conta para formar essa reserva quanto você gasta mensalmente, incluindo gastos mensais fixos e uma estimativa para os variáveis.

É importante que seja estudado o mercado que você almeja, para que você faça uma estimativa de quanto tempo precisará até começar o novo trabalho.

Portanto, você deve garantir ao menos os gastos mensais do tempo que você estará desempregado ou na transição de carreira.

 2. Se preparar profissionalmente

É definitivamente essencial estar preparado profissionalmente para a mudança de emprego. Isso significa que você deve ter em mente a área que deseja atuar e se preparar para trabalhar nela.

É muito importante que seja definido se você está satisfeito pelo menos com a sua área de atuação ou se você realmente deseja mudar de área.

Se seu problema for com a área de atuação, é recomendado que você saiba quais outros setores são mais interessantes e preparar para atuar nos escolhidos.

Fazer um curso ou uma especialização, pode ser uma ótima opção para quem quer se preparar para a nova profissão.

3. Começar a transição aos poucos

Com certeza, trabalhar com algo que não é prazeroso pode atrapalha seu desenvolvimento e ser bastante incômodo.

Entretanto, mudar de carreira e trabalhar com algo que você gosta, deve ser um processo feito aos poucos.

Como dito antes, você deve se preparar financeiramente e profissionalmente, e isso não é feito da noite para o dia.

Portanto, não se deixe levar pelo calor do momento. Mantenha-se firme, se preparando para conseguir passar pelo momento de transição de empregos da melhor maneira possível, sem comprometer sua saúde financeira e emocional.

4. Estar ciente que você pode ganhar menos

Lembre-se de quando você começou a trabalhar na área que atua hoje em dia. Com o passar do tempo, seus recebimentos podem ter crescido.

Então, ao começar a carreira em uma nova área, é natural, até por falta de experiência, que você não ganhe um salário alto.

Muitas vezes, é normal que você comece ganhando menos. Mas, se você escolheu uma área que você tem mais aptidão e que gosta mais, com certeza seu salário poderá evoluir com o passar do tempo.

E, caso você inicie um próprio negócio, é natural que no início, os recebimentos, sejam suficientes apenas para arcar com seus custos.

Mas, de novo, se área que você vai trabalhar tem mais a ver com sua personalidade e gosto, as suas chances de sucesso só aumentam.

5. Fazer networking

Ter uma rede de contatos é imprescindível para se dar bem em qualquer área de atuação. Para mudar de profissão o networking vai ajudar muito.

Além de ampliar suas oportunidades profissionais, com um bom networking, você provavelmente ter em sua rede de contatos pessoas que atuam na área que você deseja trabalhar.

Isso pode facilitar muito seu ingresso e desenvolvimento na nova área de atuação.

Portanto, para mudar de profissão é necessário muito planejamento e estratégia. E, ao sair de uma área que não dá prazer para uma carreira alinhada com o seu gosto, você estará dando um primeiro passo para o sucesso profissional.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *