Home Blog MULT3: Como investir nas ações da Multiplan?

MULT3: Como investir nas ações da Multiplan?

mult3

A Multiplan (MULT3) é uma empresa imobiliária full-service, que executa o planejamento, desenvolvimento, e administração de shopping centers.

As ações da Multiplan (MULT3) fazem parte da bolsa de valores brasileira, com participação do Índice Ibovespa (IBOV). Portanto, os investidores que se interessam pelo setor imobiliário devem buscar conhecer sobre a empresa.

O que é a Multiplan (MULT3)?

Em primeiro lugar, a Multiplan Emp. Imobiliários S.A é uma empresa brasileira que tem atuação na área do setor imobiliário, com foco em shoppings centers no Brasil.

A Multiplan foi fundada em 1963 e sua Oferta Pública Inicial (IPO) aconteceu em 2007. Sendo assim, é possível comprar ações da Multiplan através do seu ticker MULT3. A empresa possui mais de 276 milhões de ações em circulação, sendo 37,91% destas em Free Float.

Além da Multiplan, outras empresas fazem parte desse setor. São elas, por exemplo, a Iguatemi (IGTA3) e da BR Malls Par (BRML3).

  • Iguatemi: trata-se de uma empresa voltada para construção e incorporação de shopping centers com foco nos públicos das classes A e B. Além disso, é tida como uma das principais empresas do ramo no País;
  • BR Malls Par: tem participação em mais de 30 centros de compras em todas as regiões do País, sendo uma empresa integrada de shopping centers.

Pela relevância da empresa para esse setor, é válido buscar entender o seu modelo de negócio e da sua história. Sendo assim, de acordo com as informações fornecidas, os investidores podem fazer os aportes financeiros de maneira mais consciente e assertiva.

O que a Multiplan (MULT3) faz?

A principal atividade da Multiplan é a exploração de imóveis voltado para shopping centers. Sendo assim, seus serviços incluem, por exemplo:

  • Prospecção de terrenos e planejamento;
  • Análises e pesquisas de viabilidade;
  • Desenvolvimento, comercialização e supervisão da construção;
  • Administração de seus empreendimentos residenciais e comerciais.

Como a Multiplan (MULT3) atua?

Até junho de 2019, a Multiplan detinha 19 shopping centers com Área Bruta Locável (ABL) total de 832.614 m².Sendo assim, os shopping centers da Multiplan tem, somados, mais de 5.400 operações, que geram um tráfego anual estimado em 180 milhões de visitas.

Além disso, a companhia apresenta um portfólio inscrito nas principais regiões do Brasil, de forma estratégica. Por isso, se posiciona em grandes centros urbanos. A sua estratégia full-service também é importante. A empresa é responsável por planejar, desenvolver e administrar seus projetos para locação.

Junto a esse fato, a companhia também é pioneira na execução de projetos multiuso. Nas proximidades de seus shoppings, então, constrói edifícios comerciais, prédios residenciais e hotéis.

Ações da Multiplan (MULT3): como e onde se negociam?

É possível comprar o ticker da Multiplan (MULT3) na bolsa de valores brasileira, B3, através de plataformas digitais, como é o caso do home broker, por exemplo.

A empresa possui ações ordinárias (MULT3 ON). Esse tipo de ação oferta direito ao voto durante as assembleias executivas empresariais.

Portanto, para executar a aquisição de ações da Multiplan, é necessário realizar a abertura de um conta em uma corretora de valores. É importante que haja credenciamento dessa na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Feito isso, você vai precisar fazer uma transferência TED ou mesmo um PIX, com o valor que queira investir. Por fim, você vai poder selecionar as ações da Multiplan, referidas como MULT3.

Características das ações da Multiplan (MULT3)

mult32

Considerada uma Mid Cap, a empresa Multiplan conta com a Multiplan Planejamento. Participações E Administração S.A e a 1700480 Ontario Inc. enquanto as sócias com maior quantidade de ações da companhia.

Além disso, a companhia participa do IBOV (Índice Ibovespa). De acordo com B3, a classificação setorial da Multiplan (MULT3) é: Financeiro / Exploração de Imóveis / Exploração de Imóveis.

Junto a isso, seu segmento de listagem na bolsa de valores é Nível 2, que, sendo mais ampla que o Nível 1, envolve empresas que se comprometem a uma quantidade maior de práticas de governança e, ainda, direitos adicionais para os minoritários.

Por fim, vale ressaltar que suas ações oferecem Tag Along de 100% ON, além de Free Float de 37,91%.

História da Multiplan

Embora fundada em 1975 por José Isaac Peres, as atividades da Multiplan tiveram início em 1979, com a inauguração do 1º shopping da empresa. Foi o BH Shopping, localizado em Belo Horizonte (MG).

Dois anos depois, em 1981, foi a vez do RibeirãoShopping, em SP, e do Barrão Shopping, no RJ. São dois dos grandes shoppings da empresa.

Em 1982, aconteceu a inauguração do MorumbiShopping, em São Paulo, que já recebeu títulos de melhor shopping da cidade por revistas nacionais de renome.

A inauguração do ParkShopping, em Brasília, foi em 1983. Além disso, no mesmo ano, foi feita a entrega o condomínio residencial Chácara Santa Elena, em São Paulo, formado por cinco edifícios.

Ampliando para fora do Brasil, em 1991, a empresa inaugurou seu primeiro Shopping Center internacional, o CascaiShopping, em Portugal.

Já em 1992 foi a vez do condomínio residencial Barra Golden Green na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em 1994, teve a inauguração do Centro Médico BarraShopping, primeiro centro médico dentro de um shopping com 28 clínicas.

Com grifes nacionais e internacionais, o Shopping DiamandMall, em BH, surgiu em 1996. Nesse ano também, a Multiplan estabeleceu parceria com a Goldman Sachs Emerging Market Real Estate Fund, L.P.

Por fim, no final do século 20, em 1998, a empresa chega aos Estados Unidos, com a entrega do Il Villaggio, condomínio residencial de alto luxo, em Miami, na famosa Avenida Ocean Drive.

2000-2010

Na virada do século, em 2000, houve a entrega do Centro Empresarial BarraShopping, no Rio de Janeiro, formado por 11 edifícios comerciais.

No ano de 2006, a Multiplan firmou uma parceria com a Ontario Teachers’ Pension Plan (OTPP), fundo de pensão de 289 mil professores canadenses com ativos avaliados em US$ 96,4 bilhões.

Em 2007, a empresa realizou sua entrada na bolsa de valores. Além disso, a companhia adquire 83,8% do Shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte. 2008 e 2009 foram marcados pela inauguração de shoppings em cidades como, por exemplo, Porto Alegre (RS).

Em 2010, a empresa completou 35 anos de história. Com isso, houve mais expansões, como houve no BH Shopping, e lançamentos de novos empreendimentos em cidades brasileiras, como o Jundiaí Shopping.

2010-2020

Na segunda década, em 2011, houve a inauguração do 14º Shopping da Multiplan, o ParkShopping São Caetano, em SP; e do Cristal Tower, torre de escritórios interligada ao BarraShoppingSul.

Em 2012, a Multiplan comprou mais 30% de participação no Shopping Vila Olímpia. Além disso, no último trimestre, foram inaugurados alguns empreendimentos como, por exemplo, o ParkShoppingCampoGrande e o Village Mall.

O ano de 2013 foi marcado pela inauguração do Parque Shopping Maceió, 1º shopping center da Multiplan na região Nordeste. No ano seguinte, 2014, a primeira loja Apple do Brasil foi aberta no VillageMall.

Foi em 2015 que as ações da Multiplan (MULT3) passaram a fazer parte do Índice Bovespa, IBOV. Já em 2017, houve a inauguração do ParkShopping Canoas, o 19º shopping da Multiplan. O empreendimento contou com mais de R$ 500 milhões de investimentos. unindo natureza, entretenimento e compras.

Já em 2018, foi o início das obras do ParkJacarepaguá, o 20º shopping da Multiplan. Além disso, a companhia foi responsável pela revitalização da Praça Sol Peres, uma parceria com o MorumbiShopping e a Prefeitura de São Paulo através do programa “Adote uma Praça”.

Linha do tempo da Multiplan

  • 1975: Fundação da Multiplan por José Isaac Peres;
  • 1979: Inauguração do 1º shopping da empresa, o BH Shopping, em MG;
  • 1981: Inauguração de dois grandes shoppings, o RibeirãoShopping, em SP, e o Barrão Shopping, no RJ;
  • 1982: Entrega do MorumbiShopping, em São Paulo;
  • 1983: Chegada do ParkShopping em Brasília e entrega do condomínio residencial Chácara Santa Elena, em São Paulo;
  • 1991: Primeiro Shopping Center internacional da Multiplan, o CascaiShopping, em Portugal;
  • 1992: Entrega do Condomínio residencial Barra Golden Green na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro;
  • 1994: Inauguração do Centro Médico BarraShopping, primeiro centro médico dentro de um shopping com 28 clínicas;
  • 1996: Inauguração do Shopping DiamandMall, em BH;
  • 1998: Entrega do Il Villaggio, condomínio residencial de alto luxo, em Miami, na famosa Avenida Ocean Drive.

2000-2020

  • 2000: Entrega do Centro Empresarial BarraShopping, no Rio de Janeiro;
  • 2006: Parceria com a Ontario Teachers’ Pension Plan (OTPP);
  • 2007: Entrada da empresa na Bolsa de Valores;
  • 2010: Expansões, como no BH Shopping, e lançamentos de novos empreendimentos em cidades brasileiras, como o Jundiaí Shopping (SP);
  • 2011: Inauguração do 14º Shopping da Multiplan, o ParkShopping São Caetano, em SP; e do Cristal Tower, torre de escritórios interligada ao BarraShoppingSul;
  • 2012: Compra de mais 30% de participação no Shopping Vila Olímpia;
  • 2013: Inauguração do Parque Shopping Maceió, 1º shopping center da Multiplan na região Nordeste;
  • 2015: Papéis da Multiplan entram no IBOV;
  • 2017: Inauguração do ParkShopping Canoas, o 19º shopping da Multiplan;
  • 2018: Construção do 20º shopping da Multiplan, o ParkJacarepaguá e revitalização da Praça Sol Peres, uma parceria com o MorumbiShopping e a Prefeitura de São Paulo através do programa “Adote uma Praça”.

Como ganhar dinheiro com as ações da Multiplan (MULT3)?

Imagem de prédio da Mulitplan

Existem algumas formas de ganhar dinheiro com a Multiplan (MULT3). A primeira forma é interessante para os praticantes de Buy and Hold, ou seja, quem compra ações com a intenção de guardá-las e ver seu desempenho a longo prazo.

Os dividendos, então, são a parte do lucro que cada acionista recebe como forma de juros pelo papel que comprou. Sendo assim, para quem busca investir com esse foco, avaliar o Dividend Yield (DY) de um ativo pode ser interessante, por exemplo.

Por outro lado, existe a prática de trade trata-se de uma postura que prioriza o curto prazo. O acionista pode adquirir dinheiro através da venda de suas ações por um valor mais alto do que o custo de compra.

No entanto, o trader não atua como um sócio, acionista ou investidor. Portanto, vale analisar qual é o seu perfil de investidor para escolher essa prática mais arriscada e que demanda mais experiência.

Além disso, é importante o investidor avaliar outras questões, como, por exemplo, a busca pela diversificação da sua carteira de ativos, realizando aportes em renda fixa e renda variável.

Recomenda-se ainda, que o acionista analise a segurança, a liquidez e a rentabilidade das ações que integram a bolsa, antes de fazer uma compra, para que isso esteja alinhado com seus objetivos e propósitos.

Vale a pena investir na Multiplan (MULT3)?

Em primeiro lugar, a Multiplan (MULT3) apresenta um portfólio de shopping centers com lojas fortes e consolidados.

Por isso, como pontos positivos e vantagens competitivas da Multiplan, estão a sua estratégia full-service e os projetos multi-uso, que dão maior diversificação ao complexo. São dois aspectos diferenciados da marca.

Além disso, ela apresenta baixo endividamento e tem um histórico consistente de pagamento de dividendos, o que pode ser um ponto positivo para quem foca na estratégia de Buy e Hold.

No entanto, o mercado de shoppings apresenta uma alta concorrência. Somado a isso, está o fato de se tratar de um consumo cíclico. Portanto, isso pode ser um fator de risco durante uma crise econômica, por exemplo.

Por isso, antes de definir qualquer atitude frente aos papéis da empresa, você pode fazer uma análise fundamentalista. Com ela, você terá mais assertividade na hora de comprar ou vender ações da Multiplan (MULT3), ou de qualquer outra empresa presente na B3.

A MULT3 é small, medium ou large cap?

A MULT3 é uma mid cap avaliada em R$13,47BI em 2020.

Quais as vantagens e desvantagens da MULT3?

Embora seja bastante consolidada no setor e tenha uma portifólio amplo e inovador, a MULT3 apresenta muita competitividade no setor, além de ser um seto cíclico.

A MULT3 participa do IBOV?

A empresa tem participação de 0,29% no Índice Bovespa.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *