MYPK3: tudo sobre a Iochpe-Maxion!

MYPK3

A Iochpe-Maxion (MYPK3) direciona sua atuação para a produção de componentes automotivos. Além disso, a companhia é considerada líder mundial na fabricação de rodas automotivas. 

As ações da Iochpe-Maxion (MYPK3) fazem parte da bolsa de valores, ou simplesmente B3. Por isso, as ações da empresa podem ser comercializadas por investidores que observam no setor automotivo oportunidades vantajosas.  

O que é a Iochpe-Maxion (MYPK3)?

Inicialmente é fundamental ressaltar que a Iochpe-Maxion é uma das maiores produtoras de componentes estruturais automotivos, contando com mais de 33 unidades fabris. 

Fundada em 1918, a Iochpe-Maxion comercializa suas ações na B3, através do ticker MYPK3. A empresa possui mais de 153.719.601 de ações gerenciadas, sendo 51,9% destas em free float. 

Além da Iochpe-Maxion, outra empresa faz parte do setor automotivo, a Metal Leve (LEVE3):

  • Metal Leve: A Metal Leve S.A é uma companhia de autopeças. Atuando na fabricação e venda de componentes de motores à combustão interna e filtros automotivos.

Diante da importância da Iochpe-Maxion (MYPK3) para o setor, é importante entender a trajetória da empresa e seu modelo de atuação.  

Dessa forma, diante das informações obtidas, os investidores podem efetuar seus aportes de forma mais consciente. 

O que faz a Iochpe-Maxion (MYPK3)?

MYPK3 1

A principal atividade da Iochpe-Maxion é referente a produção de componentes estruturais automotivos. 

Assim, a companhia opera por meio de três divisões:

  1. Maxion Wheels: responsável pela produção de rodas de aço e alumínio para veículos leves e rodas de aços para veículos comerciais. Opera com 23 plantas industriais em 12 países e produz as rodas de aço para veículos leves no Brasil, Estados Unidos, República Checa, Espanha, Alemanha, Turquia e Índia;
  2. Maxion Structural Components: refere-se a produção de chassis e longarinas para veículos comerciais. Opera com 6 plantas industriais distribuídas em 4 países;
  3. Amsted-Maxion: responsável pela produção de rodas, vagões, fundidos ferroviários e fundidos industriais. Sendo assim, os principais clientes da divisão Amsted-Maxion são operadoras ferroviárias no Brasil. 

Dessa forma, é possível observar que a companhia possui o intuito de operar diversificando seus produtos, alcançando os mais variados públicos. 

Como atua a Iochpe-Maxion (MYPK3)?

A Iochpe-Maxion surgiu em 1918 na região do Rio Grande do Sul, sendo uma das principais produtoras de componentes automotivos nas Américas. 

Dado isso, a empresa possui mais de 31 unidades fabris e fábricas localizadas em 14 países. Além disso, a empresa conta com mais de 15 mil funcionários integrados. 

As ações da Iochpe-Maxion (MYPK3): onde e como são negociadas?


O ticker da Iochpe-Maxion (MYPK3) é vendido na bolsa de valores brasileira, sendo possível realizar aquisições de ações da empresa através de sistemas virtuais. 

A intenção de promover a negociação digitalizada está principalmente ligada ao zelo pela segurança entre os investidores. 

De início, ressalta-se que a empresa possui ações ordinárias (MYPK3 ON). Essa determinada ação oferta direito ao voto durante as assembleias empresariais. 

Por isso, para comprar ações da Iochpe-Maxion, é fundamental abrir uma conta em uma corretora de valores, que esteja credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Logo após, deve-se efetuar uma transferência TED, com o valor direcionado para o investimento. Por fim, seleciona-se as ações da Iochpe-Maxion, referidas como MYPK3. 

Características das ações da Iochpe-Maxion (MYPK3)

Considerada uma Small Cap, a classificação setorial da Iochpe-Maxion (MYPK3), segundo as informações disponíveis na B3, é: Consumo Cíclico / Automóveis e Motocicletas.

Seu segmento de listagem na bolsa de valores é o Novo Mercado, que busca priorizar empresas com boa governança corporativa e alta transparência.  Por fim, suas ações oferecem tag along de 100% ON, além de free float de 51,9%. 

História da Iochpe-Maxion (MYPK3)

A companhia originou-se no ano de 1918, atuando no ramo madeireiro, no Rio Grande do Sul. Ao longo dos anos a empresa buscou diversificar suas atividades para o setor financeiro e, logo após, para o setor industrial.

Na década de 90 a empresa passou a atuar ativamente no segmento de autopeças e equipamentos ferroviários. Por isso, em 1998, inicia-se um processo de reestruturação operacional, além da definição do portfólio de negócios da companhia.

Dessa maneira, no início de 2000, a porcentagem de 50% do negócio de equipamentos ferroviários foi alienado para a Amsted Industries, originando-se na formação da joint venture Amsted Maxion. 

No ano de 2008 foi realizada uma conversão de ações preferenciais para ações ordinárias, objetivando ingressar no Novo Mercado da BM&FBOVESPA.

Além disso, em 2008, buscando simplificar a estrutura operacional e societária, a empresa incorporou a Maxion Sistemas Automotivo.

Dessa forma, no ano seguinte, adquiriuos negócios de rodas da ArvinMeritor no México, Brasil e Estados Unidos, sendo denominados de Divisão Fumagalli

Assim, no ano de 2010, buscando aumentar a capacidade de produção da empresa no México, a empresa adquiriu ativos relacionados aos negócios de rodas da Nugar S.A.P.I. de C.V., uma empresa mexicana controlada pelo grupo CIE Automotive.

Foi em 2011 que a Iochpe-Maxion adquiriu 50% das ações da Montich S.A, uma fabricante argentina conceituada de longarinas, estampados para veículos comerciais e chassis.

Além do mais, em 2011, a sociedade que a empresa adquiriu antes mudou sua denominação para Maxion Montich S.A. Por fim, no ano de 2012, a empresa concluiu o processo de aquisição do Grupo Galaz e da Hayes.

Linha do tempo da Iochpe-Maxion

  • 1918 – Cria-se a companhia Iochpe-Maxion;
  • Década de 90 – A empresa começa a atuar no segmento de autopeças e equipamentos ferroviários;
  • 1998 – Inicia-se um processo de reestruturação operacional;
  • 2000 – A porcentagem de 50% do negócio de equipamentos ferroviários é alienado para a Amsted Industries;
  • 2008 – Realiza-se uma conversão de ações preferenciais para ações ordinárias;
  • 2008 – A empresa incorpora a Maxion Sistemas Automotivo;
  • 2009 – Adquirem-se os negócios de rodas da ArvinMeritor no México, Brasil e Estados Unidos;
  • 2010 – Adquirem-se os ativos relacionados aos negócios de rodas da Nugar S.A.P.I. de C.V.;
  • 2011 – Iochpe-Maxion adquire 50% das ações da Montich S.A;
  • 2011 – A sociedade que a empresa adquiriu antes muda sua denominação para Maxion Montich S.A.;
  • 2012 – A empresa conclui o processo de aquisição do Grupo Galaz e da Hayes.

Como ganhar dinheiro com as ações da Iochpe-Maxion (MYPK3)?

MYPK3 2

Existem no mercado algumas maneiras de adquirir lucros com as ações que se negociam na bolsa de valores. Por isso, o recebimento de dividendos pode ser incluído. 

Isso se dá porque a Iochpe-Maxion possui em seu histórico um pagamento de proventos recorrente. Vale dizer que os dividendos referem-se a uma parcela do lucro que é obtido por uma sociedade anônima.

Assim, para os investidores que objetivam efetuar investimentos com foco em recebimento de dividendos, analisar o Dividend Yield (DY) da empresa pode ser fundamental. 

Além disso, o investidor poderá ganhar dinheiro através da venda de suas ações por um valor superior ao custo anterior, prática adotada por um trader

Porém, o trader não age como sócio ou investidor, dado que ele busca lucros no curto período de tempo. Assim, antes de realizar o investimento deve-se definir seu perfil investidor e seus objetivos financeiros. 

Também é possível considerar a busca pela diversificação da carteira de ativos, realizando investimentos em renda fixa e renda variável

Por fim, recomenda-se que o acionista analise a liquidez, segurança e rentabilidade das ações antes de efetuar a compra.

Isto é, priorizar alta liquidez ou rentabilidade deverá ir de acordo com o perfil do investidor. Dado que é possível comprar ações para o curto, médio ou longo prazo de tempo. 

Vale a pena investir na Iochpe-Maxion (MYPK3)?

De início, ressalta-se que a Iochpe-Maxion(CSAN3) é vista como líder mundial na produção de componentes automotivos.  

Por isso, a empresa possui uma expressiva presença global, com atuação relevante em todos os continentes. Além disso, possui liderança de mercado. 

Entretanto, a empresa possui um índice de alto endividamento, podendo ser considerado um risco por investidores que possam vir a analisar a companhia. 

Assim, antes de selecionar qual a ação que você irá investir, é válido realizar uma análise fundamentalista.

Dessa forma, será possível verificar se seus investimentos estão sendo realizados de maneira coerente, seja com a Iochpe-Maxion (MYPK3) ou com outra empresa que faça parte da B3.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos