Home Blog NASDAQ: entenda sobre esse mercado

NASDAQ: entenda sobre esse mercado

NASDAQ

Para quem investe ou pensa em investir na bolsa de valores, principalmente na estadunidense, saber sobre a NASDAQ é de extrema importância.

A NASDAQ,  sigla que significa “Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas” , trata-se de um mercado de ações automatizado norte-americano.

No entanto, não é qualquer um. A NASDAQ é o segundo maior mercado de ações em capitalização de mercado do mundo, depois da famosa Bolsa de Nova York.

O que é uma bolsa de valores?

Em primeiro lugar, é importante descomplicar o próprio conceito que envolve a NASDAQ: a bolsa de valores.

A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de sociedades de capital aberto e outros valores mobiliários.

Inicialmente, o principal ativo negociado eram pequenas partes de empresas, as famosas ações.

Porém, atualmente, os investimentos são diversos. Além das ações, negociam-se diversos produtos, como:

Histórico da NASDAQ 

Essa bolsa de valores foi criada no ano de 1971 com o intuito de ser uma bolsa com métodos avançados de tecnologia e transparência nas negociações. 

Entre os anos de 1997 e 2000, teve um boom quando ocorreu o surgimento e a evolução das empresas de tecnologia. 

Inicialmente, tinha em sua lista empresas de pequeno e médio porte. Depois, com a entrada de grandes companhias, como Google, Apple e Facebook, que realizaram a abertura de capital na NASDAQ, tudo mudou. 

Depois de uma profunda reestruturação em 2000, ela converteu-se em uma empresa com fins de lucro e totalmente regida por acionistas, com ações de sua emissão negociadas em sua própria bolsa.

Entre 2006 em 2007, com a junção do grupo da Escandinávia e a NASDAQ, criou-se a NASDAQ OMX. Nesse grupo, atualmente existem 26 mercados operacionais.

A tecnologia utilizada para realizar a intermediação das operações entre investidores já foi repassada para mais de 70 mercados em mais de 50 países.

Em 2011, houve uma forte especulação de que a NASDAQ poderia se juntar com ICE (Intercontinental Exchange) e a Bolsa de Chicago. Entretanto, até 2020, isso não aconteceu.

Origem do nome 

O nome NASDAQ refere-se originalmente ao National Association of Securities Dealers Automated Quotation System (Sistema de Cotação Automatizada da Associação Nacional de Corretores de Títulos).

National Association of Securities Dealers (NASD) é o antigo nome do Financial Industry Regulatory Authority, Inc. (FINRA), entidade privada que atua na autorregulamentação do mercado de títulos nos Estados Unidos. 

Ele tem sua origem na petição do Congresso dos Estados Unidos à comissão que regula a bolsa, conhecida como Securities and Exchange Commission (SEC), que realizou um estudo sobre a segurança dos mercados

Por fim, a elaboração desse relatório detectou que os mercados não regulados eram pouco transparentes.  A SEC propôs sua automação e, assim, surgiu a NASDAQ.

Como funciona a NASDAQ? 

A plataforma de operações desta bolsa é propriedade do NASDAQ OMX Group, que também é o proprietário da rede de mercados de ações OMX.

Todas as operações nesta bolsa são realizadas de forma eletrônica e automática, ou seja,  com sistemas modernos desenvolvidos especificamente para a operação de ações.

O NASDAQ Composite (NASDAQI:COMPX) é o principal índice da bolsa NASDAQ.  

Por considerar o valor de todas as empresas listadas na bolsa, o NASDAQ Composite é tido por muitos investidores como uma espécie de indicador de desempenho do próprio setor de tecnologia.

Desse modo, além do seu índice principal, essa bolsa apresenta ao mercado diversos outros indicadores de suas empresas. 

Contudo, a maioria deles se organizam, principalmente, pelo segmento de mercado no qual as companhias atuam.

Ela também oferece outros índices. O objetivo é abrigar, por exemplo, apenas as empresas mais importantes em volume de negociação. 

Os principais índices, por sua vez, são: NASDAQ Composite Index (Índice Principal); NASDAQ 100 Index (as 100 maiores empresas da NASDAQ); NASDAQ Transportation Index (empresas do setor de transportes); NASDAQ Biotechnology Index (empresas do setor de biotecnologia) e NASDAQ Financial-100 Index (as 100 maiores empresas do setor financeiro).

Qual é a importância da NASDAQ?

A NASDAQ tem uma grande importância para o mundo, pois funciona como um termômetro para os mercados, principalmente de tecnologia.

Isto é, ela se caracteriza por reunir empresas de alta tecnologia em eletrônica, informática, telecomunicações e biotecnologia.

Por fim, em 2020, essa bolsa ainda se consagra como a segunda maior bolsa de valores do mundo, ficando atrás da sua concorrente direta, a NYSE (New York Stock Exchange), mais conhecida como a Bolsa de Valores de Nova York.

Quais empresas fazem parte desta bolsa?

NASDAQ 2

Entre os ativos desta bolsa, estão:

  • Apple;
  • Google;
  • Facebook,
  •  Microsoft, 
  • Yahoo, 
  • Intel, 
  • Ebay, 
  • Netflix, 
  • Amazon, 
  • Garmin.

Quais são as diferenças entre a NASDAQ e a NYSE?

Embora sejam duas bolsas importantes, apresentam diferenças. Primeiramente, vale entender um pouco sobre a NYSE.

A New York Stock Exchange, também conhecida pela sigla NYSE, é a lendária bolsa de valores de Nova York

Ela está localizada no coração da ilha de Manhattan, no famoso centro financeiro de Wall Street. Ela foi fundada ainda no século 17, no ano de 1792.

Por sua vez, essa bolsa se configura o maior centro financeiro global, sendo considerada a maior bolsa de valores do mundo em termos de capitalização, isto é, valor de mercado das empresas listadas.

Já a NASDAQ, em segundo lugar, é uma bolsa de valores mais procurada por empresas de tecnologia quando o assunto é abertura de capital e a manutenção de sua listagem no mercado de capitais.

Essa tendência de acomodar mais empresas de um segmento pode trazer certos riscos a NASDAQ, uma vez que a NYSE negocia ações de empresas mais tradicionais.

Desse modo, o risco sobre a NYSE pode ser menor, uma vez que as empresas participantes estão mais pulverizadas em diferentes setores.

Assim, por mais que a NYSE tenha maior peso de mercado em comparação a NASDAQ, a mesma conta com um menor número de ações listadas.

Além disso, o processo de abertura de capital na NASDAQ é bem mais simples e barato que na NYSE, razão pela qual empresas não muito grandes fazem seu lançamento inicial de ações (IPO) nela.

Por fim, a idade entre as duas bolsas também possui certa diferença. Enquanto a NASDAQ conta com apenas 49 anos de vida, em 2020, a NYSE conta com 228 anos.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *