Home Blog Ter um negócio digital pode ser uma boa opção?

Ter um negócio digital pode ser uma boa opção?

negócio digital 1

Empreender é uma opção para quem deseja ser seu próprio chefe. Por isso, tem crescido a quantidade de pessoas que estão investindo seu tempo para iniciar um negócio digital.

O universo da internet pode oferecer diversas oportunidades para quem deseja montar um negócio digital.

Sites, páginas em redes sociais e E-commerce são áreas que podem ser exploradas através da tecnologia virtual e trazer o retorno financeiro e profissional que muitos querem dentro de um  negócio digital.

Como montar um negócio digital?

Para começar um negócio desse tipo, antes de qualquer coisa, é preciso saber qual sua área de identificação e seus pontos fortes para fazer um projeto dar certo.

Além disso, é necessário compreender bem o que é um negócio digital. Ele se define como qualquer tipo de empreendimento que tem como base principal os meios digitais, através da internet.

O empreendedorismo digital – que está diretamente ligado com o negócio digital – é a criação de negócios no ambiente online. O objetivo dele é que a maior parte dos processos aconteça pela internet.

Dessa forma, fica claro o porquê da tecnologia ser um aspecto muito importante no empreendedorismo digital e para esse negócio. Alguns dos tipos de empreendimentos virtuais mais comuns são cursos online, e-commerces, blogs, canais de YouTube e soluções tecnológicas em geral.

Sendo assim, o difícil não é lançar um empreendimento digital, mas manter. Depois de criar, manter é uma tarefa que requer esforço diário, como qualquer outro ramo, mas que gera frutos e processos que podem durar muito mais.

Negócio digital do zero

Não existem fórmulas para obter sucesso. Tanto em empresas tradicionais quanto em negócios virtuais, o mais importante é se atentar que os riscos sempre irão existir.

No entanto, para montar um negócio digital do zero, o empreendedor precisa ter em mente que obter horário flexível, mais qualidade de vida e melhores rendimentos requer muito trabalho no início e determinação para conquistar a realização profissional.

Na fase inicial de um empreendimento virtual, portanto, é necessário estudar como atuam os mais melhores negócios virtuais no mercado. Estudar sobre educação financeira e empreendimento, por exemplo, pode ser o ponto crucial para um novo projeto dar certo.

Google, Instagram, Facebook são modelos de empresas virtuais de sucesso. Quando se deseja pesquisar algo ou conversar com amigos através de redes sociais, basta nos conectarmos ao mundo virtual.

No entanto, essa conexão só é possível através desses aplicativos e, assim, porque alguém um dia apostou que empreender digitalmente poderia ser uma boa opção.

Ao contrário do que muitos imaginam, é preciso trabalhar bastante para atingir seu público-alvo e fazer com que essas pessoas se tornem consumidoras fiéis.

Sendo assim, não basta ter uma ideia boa, é preciso desenvolver metas, um plano de logística e métricas para controlar e saber se a audiência está dando retornos financeiros.

Como planejar um negócio digital?

negocio digital 2

O mercado digital está cada vez mais se expandindo. Portanto, para construir um plano de negócio digital é preciso compreender diversas questões, termos e áreas nas quais ajudam um projeto virtual a obter maior alcance.

Alguns dos quesitos para se levar em conta na hora de abrir um negócio são:

  • Ter objetivo;
  • Conhecer o mercado;
  • Desenvolver estratégias através do marketing;
  • Definir monetização e analisar resultados.

Para criar um negócio digital, ainda, é possível começar com o mínimo de capital. Ter um computador com acesso à internet, plataformas de vendas e saber utilizar ferramentas de marketing digital, pode ser o pontapé inicial para quem tem poucos recursos e muita criatividade.

Então, para obter lucratividade, um bom sistema de vendas e algumas táticas do marketing digital são ótimas estratégias.

Estratégias do Marketing digital

Para tornar um negócio digital famoso, se deve usar algumas técnicas e estratégias do Marketing digital, principalmente, para conquistar o cliente e obter um poder de convencimento sobre ele.

Além disso, é através do Marketing o público vai conhecer seu produto ou serviço. Portanto, usar táticas de segmentação para anúncios e estratégias de persuasão, podem fazer com que o negócio tenha um alcance maior e, logo, aumente o número de consumidores.

Conheça algumas estratégias que, usando de forma inteligente, podem consolidar seu negócio digital no seu mercado de atuação:

  • Planejamento e otimização de blogs em SEO;
  • E-mail marketing como: newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos;
  • Desenvolvimento de um website (com adaptação para mobile);
  • Anúncios em redes de display como Google Ads, Facebook, Instagram e outros;
  • Plataformas de vendas como Hotmart, Mercado Livre e afins.

Vantagens de ter um negócio digital

Além do fato de ser dono do próprio negócio, existem outros motivos para considerar um negócio digital como uma boa alternativa para quem quer empreender.

Mais tempo em casa e com a família

No empreendedorismo digital, é possível, por exemplo, passar mais tempo em casa. Afinal, você pode gerir seu negócio de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet e, assim, pode trabalhar dentro do próprio lar, se preferir.

No entanto, trabalhar em casa não significa que não é preciso estabelecer uma rotina e disciplina.  O esforço precisa ser igual ou maior devido às possíveis distrações.

Horários flexíveis

No começo, será preciso trabalhar mais do que o tempo “comum” para conseguir conquistar seu espaço no mercado. Isso, sobretudo, se você estiver criando um negócio sozinho.

No entanto, além de poder colher frutos no futuro, é possível flexibilizar quando isso acontece. O seu dia pode começar mais tarde e terminar mais tarde, ou o contrário. Essa liberdade é bastante possível.

Ao se tornar um empreendedor digital, você define seus próprios horários, trabalha nos períodos que rende mais e pode, até mesmo, adiar um compromisso por causa de um imprevisto.

Economia de custos

Muitas vezes, para começar um negócio digital, se precisa de pouco. Não é preciso se preocupar com aluguel e despesas fixas recorrente disso, porque você pode usar sua casa como economia para isso.

No entanto, o valor gasto também irá variar de acordo com o seu modelo de negócio. Porém, tem grandes chances de ser mais barato do que gerir um estabelecimento físico.

Facilidade de atingir muitas pessoas

Com o crescimento da comunidade virtual, empreender online é uma ótima opção para alcançar um maior número de pessoas.

Enquanto em um negócio físico pode trazer barreiras geográficas, um negócio digital com uma boa estratégia de marketing nas redes sociais, por exemplo, pode amplificar seu público estando em qualquer lugar do mundo.

Como montar um negócio digital?

Em primeiro lugar, é preciso saber qual sua área de identificação e seus pontos fortes para fazer um projeto dar certo. Além disso, é preciso desenvolver metas, um plano de logística e métricas para controlar e entender bem a audiência.

Como planejar um negócio digital?

Para planejar bem um negócio digital, é preciso ter objetivo, conhecer o mercado, desenvolver estratégias através do marketing, definir monetização e analisar resultados.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

4 Respostas para “Ter um negócio digital pode ser uma boa opção?”

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *