Negócio sustentável: como fomentar sustentabilidade na sua empresa?

negocio sustentavel

Quando falamos em um negócio sustentável, normalmente pensamos em algo bastante fora da realidade da maioria, não é mesmo?

No entanto, esse pensamento errado é o principal motivo para que um negócio sustentável seja tão raro.

Com algumas atitudes simples, seu negócio sustentável pode virar realidade. Dessa forma, dando lucros tanto para você quanto para a natureza.

Qual a importância da sustentabilidade para as empresas?

negocio sustentavel

Além dos motivos claros, que incluem a melhor qualidade de vida e comportamento social, existem outros benefícios da sustentabilidade para empresas.

Dentre eles, existe o termo Responsabilidade Social Corporativa (RSC), sendo um demonstrativo da personalidade da marca.

Portanto, se você se importa com a reputação da empresa além do meio ambiente, o RSC pode ser bastante importante.

Para que ele exista, é preciso tomar algumas atitudes para promover a responsabilidade social dentro da empresa.

O que fazer para ter um negócio sustentável?

Ao contrário do que se pensa, não é preciso eliminar completamente a produção de lixo ou o consumo de recursos para se ter uma empresa sustentável.

Na verdade, com poucas atitudes, você consegue fazer a diferença para o bem do meio ambiente.

1. Respeite e proteja a natureza

Diversas indústrias e grandes empresas são responsáveis pela morte de rios e lagoas inteiras. Isso ocorre, pois elas não se interessam sobre os resultados dos seus processos de descarte de dejetos e materiais.

Para se diferenciar delas, é preciso ter bastante dedicação e investir na melhoria de cada um dos processos da empresa.

Isso pode ser feito a partir da integração com a população local, entendendo de que forma a empresa afeta no cotidiano de cada um deles.

Assim, podendo serem detectados e evitados problemas como:

  • Descarte irregular de lixo;
  • Mal cheiro;
  • Contaminação.

Mesmo que demande uma grande mobilização de toda a empresa, os resultados disso para a população e todo o meio ambiente serão enormes.

2. Motive seus clientes

Algo bastante interessante para mostrar aos clientes que a empresa tem atitudes conscientes é fazê-los participarem da mudança.

Como? A partir de ações que os mobilizem.

Temos como exemplo disso as empresas que dão desconto para quem não utiliza sacolas plásticas. Além disso, programas de descarte regular de itens eletrônicos.

Dessa maneira, a empresa estará utilizando sua influência para motivar cada vez mais pessoas a fazer o bem. E, por consequência, garantindo a construção de uma boa imagem para a marca.

3. Escolha os parceiros corretos

Não adianta ter boas atitudes se seus produtores e/ou fornecedores botam a perder todos os esforços investidos.

Por isso, analise de que forma ocorre o descarte de lixo de sua empresa e como são produzidas suas matérias-primas, por exemplo.

Dessa maneira, você conseguirá investir em negócios sustentáveis, ou seja, que tenham uma boa atitude com o meio ambiente.

Como exemplo de negócio sustentável temos o supermercado que decide fazer parcerias com empresas de coleta seletiva.

Em um certo período de tempo, todo o papelão armazenado é doado ou vendido por um preço mínimo. Assim, contribuindo para o descarte correto desse material.

4. Engaje seus funcionários

As boas ações vem de dentro para fora. Por isso, não se esqueça de motivar aqueles que fazem parte de sua equipe a adotar atitudes sustentáveis.

São diversas as ações que podem ser implementadas para o aumento de sustentabilidade na empresa, como:

  • Criação de farda (menos uso de roupa, menos água para lavá-las);
  • Uso de copos ou canecas (redução do consumo de copos plásticos);
  • Ações voluntárias (coleta de lixo, doação de brinquedos etc.

A partir de cada uma dessas ações, um passo é dado a favor do meio ambiente.

5. Elimine processos inúteis

Não pense que só as grandes empresas conseguem ter atitudes para se tornarem negócios sustentáveis.

Na verdade, quanto menor a empresa, mais fácil a implementação de mudanças positivas para a sociedade.

Dentro delas, permanecem ocorrendo práticas bastante ultrapassadas com soluções práticas e acessíveis.

Como exemplo disso, temos:

  • Gasto com impressão de papéis (nuvem);
  • Deslocamento para reuniões físicas (conferência online);
  • Uso de panfletos (marketing digital).

Com pequenas atitudes, sua empresa pode se tornar um negócio sustentável. Uma boa forma para isso é começar a mudança gradativamente. Assim, conquistando a ajuda de todo o time. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos