Home Blog Networking: como criar uma boa rede de contatos?

Networking: como criar uma boa rede de contatos?

networking 2

O Networking representa a prática de cultivar relacionamentos com pessoas que ofereçam oportunidades e conhecimentos para sua vida profissional.

Também conhecido como rede de contatos ou relacionamentos, o Networking é uma maneira bastante eficaz de se criar e manter relações profissionais em diferentes ambientes.

No entanto, ao contrário do que se pode pensar, o Networking não se trata de uma relação de interesses, mas de troca de conhecimentos entre profissionais de diferentes áreas e vivências

O Que é Networking?

networking

A base do Networking vai muito além de almoços corporativos com desconhecidos. Na verdade, ela tem como objetivo a construção de relacionamentos sólidos e bastante duradouros.

Uma sólida rede de relacionamentos ajuda em diferentes aspectos, como:

Mas para isso, é preciso fazer com que as pessoas se conectem e se interessem por você. Dessa maneira, você será uma opção confiável para relações profissionais.

Qual a importância do Networking para a carreira de um profissional?

O intuito de aumentar a rede de contatos com o Netwoking não é tornar um indivíduo mais popular, mas sim valorizado em seu meio profissional.

Além disso, ao trabalhar seu Networking, o profissional consegue construir bons relacionamentos que, ao longo do tempo, podem se tornar parcerias de negócios bem sucedidos.

Como fazer Networking da maneira correta?

Os resultados obtidos com uma boa rede de Networking não são, de forma alguma, imediatos. Afinal, estamos lidando com outras pessoas, que também possuem seus interesses e necessidades.

No entanto, com a garantia de oportunidades obtida com uma grande variedade de relações profissionais, confira algumas dicas para fazer Networking de maneira eficiente:

Seja uma pessoa proativa

Não adianta iniciar uma nova relação já esperando algo em troca. Muitas vezes, antes de recebermos alguma oportunidade, é preciso ceder bastante.

Independentemente do nicho de mercado, o profissional proativo é bastante requisitado e valorizado, principalmente quando falamos de uma boa relação entre os colegas de trabalho.

Agindo de maneira descontraída, mas bastante responsável, você irá conquistar com facilidade uma grande rede de contatos.

Encontre um ponto em comum

Algo bastante natural dentro do Networking é a relação entre profissionais de diferentes áreas, mas que possuem experiências válidas um para o outro.

Isso só pode ocorrer se os dois encontrarem pontos em comum que conectem suas experiências e conhecimentos.

Mas como encontrar algo em comum com um completo desconhecido logo de cara? Simples! Faça perguntas e dedique-se a ouvir a outra pessoa antes de falar sobre si mesmo.

Saiba muito sobre algo

As relações profissionais se baseiam muitas vezes em trocas de experiências e conselhos sobre negócios, projetos e funções do mundo do empreendedorismo.

Por isso, é importante que, para manter uma troca equilibrada, você seja um especialista em sua área de atuação, ou ao menos esteja buscando ser.

Ao garantir uma troca de conhecimentos justa, você se tornará uma fonte de informação, recebendo em troca diversas oportunidades do seu interesse.

Para isso, busque por revistas e artigos sobre o tema, vá para palestras e entre em cursos sobre o seu nicho. Assim, além de se tornar um profissional mais qualificado, você conhecerá mais pessoas com interesses semelhantes!

Dê atenção à qualidade, não aos números

Não adianta ter uma enorme variedade de contatos em sua rede de Networking se eles não contribuírem de alguma forma para seu desenvolvimento.

Mesmo clichê, a expressão “você é uma média das 5 pessoas mais próximas a você” é bastante importante nessa situação.

Imagine-se em meio à diversas pessoas que pensam, agem e sabem o mesmo que você? De que forma seus conhecimentos estariam evoluindo?

Por isso, lembre sempre de filtrar bem as pessoas ao seu redor, dando preferência às peças que falta no quebra-cabeça.

Destaque-se dos demais

Saber bem sobre sua área é algo fundamental, mas ainda assim, básico para o Networking.

Assim como você, existem milhares de profissionais excelentes em sua área com diversas informações para compartilhar.

Então, o que iria fazer você se destacar dentre essa grande multidão? A sua autenticidade.

Fuja do que todos estão acostumados a fazer ou dizer. Busque por soluções onde ninguém encontrou e utilize da sua personalidade para conquistar cada vez mais pessoas.

Mantenha sua rede ativa

Uma boa rede de contatos deve ser retroalimentada o tempo inteiro.

Não adianta encontrar as pessoas corretas para se relacionar e depois deixar essas relações esfriarem com o tempo.

Para solucionar isso, além de conversas no WhatsApp, busque encontrar essas pessoas pessoalmente, mesmo que para um almoço ou café.

Apesar de curtos, esses momentos podem trazer grandes insights para ambas as partes, reforçando assim toda a relação.

Para saber mais sobre Networking e outros conceitos do empreendedorismo, confira nosso Ebook: 10 Melhores Livros de Finanças e Empreendedorismo!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *