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O que é um nicho de mercado?

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O conceito de nicho de mercado é bastante importante para o desenvolvimento de uma empresa.

Isso porque a busca de um nicho de mercado é uma oportunidade para empreendedores alcançarem públicos com necessidades mal atendidas.

Você sabe o que é um nicho de mercado?

Um nicho de mercado é como um grupo específico dentro da grande massa de consumidores.

Esse grupo é caracterizado como nicho por ter interesses e necessidades semelhantes entre si, mas que não são bem atendidas.

Isso ocorre, pois as empresas comuns são mais direcionadas para os interesses gerais do público consumidor.

Dessa forma, definir um nicho de mercado pode representar uma grande oportunidade para o desenvolvimento ou crescimento de um negócio.

Além disso, fica mais fácil entender exatamente as necessidades e oferecer aquilo que o consumidor procura.

Tudo isso sem existir a grande e comum competição com outros negócios mais estabelecidos no mercado.

Qual a diferença entre segmento e nicho de mercado?

O segmento de mercado é direcionado para um público mais amplo, amparado pelo mercado tradicional.

Já o nicho de mercado representa um grupo menos explorado, com suas necessidades mal atendidas por outros negócios.

Para entender melhor a diferença entre eles, vamos a um exemplo:

  • Dentro do ramo da alimentação, responsável por atender toda a população, existem os veganos;
  • Por serem um grupo com um cardápio mais limitado e restrito, eles possuem menos opções dentro do mercado de alimentação tradicional;
  • Para resolver esse problema, um empreendedor decide por implementar um restaurante vegano no local onde esse nicho existe;
  • Assim, eles se direcionarão automaticamente para a única opção disponível, sendo beneficiados e contribuindo para o rápido crescimento do local.

Portanto, o nicho de mercado representa uma pequena parcela dentro de um segmento, alcançando um volume menor de pessoas.

Quais os tipos de nicho de mercado e como são divididos?

A classificação de nichos de mercado é também chamada de segmentação. Ela é baseada em quatro características:

  • Geográfica;
  • Psicográfica;
  • Demográfica;
  • Comportamental.

Elas correspondem aos dados dos próprios consumidores sendo utilizados para a descoberta de um nicho de atuação e de uma jornada do cliente mais consistente.

Com as novas tecnologias de marketing digital, essas informações podem ser mais facilmente coletadas pelas empresas.

No entanto, antes mesmo da coleta de dados online, já existiam outras formas de se conhecer um nicho de mercado:

Nicho de mercado por segmentação geográfica

A segmentação geográfica se baseia na localização do seu público, de acordo com seus costumes e cultura.

Essa classificação leva em conta informações sobre:

  • País;
  • Estado;
  • Cidade;
  • Bairro;
  • Região.

Além disso, é preciso analisar os estabelecimentos já existentes, descobrindo o que já é oferecido e de qual forma é possível se destacar.

Por exemplo, caso exista alguma região com apenas um supermercado, a implementação de um concorrente pode valer a pena.

Nesse caso, o empresário saberá de que forma a população está sendo atendida e o que fazer para oferecer serviços diferenciados.

Alguns diferenciais entre estabelecimentos comerciais podem ser:

  • Preço dos produtos;
  • Atendimento dos funcionários;
  • Qualidade dos produtos;
  • Conforto (ar-condicionado e bancos na fila preferencial, por exemplo).

Nicho de mercado por segmentação psicográfica

Esse nicho de mercado utiliza elementos mais pessoais incluídos na vivência do público consumidor, como:

  • Crenças e valores;
  • Personalidade;
  • Estilo de vida.

É bastante comum que clientes busquem empresas que ofereçam produtos que correspondam aos seus valores.

Entre alguns segmentos psicográficos, temos exemplos como:

  • Produtos de beleza sem teste em animais;
  • Restaurantes veganos;
  • Lojas de varejo sem utilização de couro;
  • Alimentos sem lactose ou açúcar.

Assim, quando utilizando um produto, o consumidor estará expressando sua identidade e respeitando as próprias crenças.

Nicho de mercado por segmentação demográfica

A segmentação demográfica utiliza características sociais dos consumidores, como:

  • Religião;
  • Renda;
  • Grau de estudo;
  • Gênero;
  • Idade.

Esse tipo de classificação serve para as empresas entenderem o que pode ser oferecido, de que forma, e o nível dos preços cobrados.

Isso porque esses fatores são os mais influenciadores no comportamento de compra de um cidadão.

Como exemplo de segmentações demográficas, temos:

  • Carros adaptados para pessoas com deficiência;
  • Serviços exclusivos para mulheres;
  • Loja de moda religiosa;
  • Clínicas populares.

Nicho de mercado por segmentação comportamental

A segmentação de mercado comportamental leva em conta os hábitos comportamentais e as motivações por trás de uma compra, nesse caso, são avaliados também os hábitos de consumo.

Essa classificação observa o que os cidadãos procuram e precisam de acordo com seus conhecimentos. Além disso, contabiliza a frequência e quantidade de consumo.

Como exemplos da classificação comportamental, temos:

  • Serviço de Personal Organizer: Direcionado para pessoas que não sabem ou não conseguem organizar seus pertences;
  • Lojas de produtos esportivos: Focada exclusivamente em pessoas que praticam exercícios físicos;
  • Compra e entrega a domicílio: Supermercado online e serviços de delivery.

Como escolher um nicho de mercado para atuar?

Para encontrar nicho de mercado é preciso seguir algumas dicas de empreendedorismo:

Dica 1

É preciso ter certeza do mercado de atuação desejado, seja ele digital, físico ou misto. Tudo isso sabendo que a motivação precisa ir muito além de uma simples moda.

Enquanto a tendência de mercado é uma indicação de desenvolvimento de um negócio, a moda é passageira e bastante arriscada.

Ou seja, o que sustenta um negócio ao longo do tempo, além da boa gestão, é uma certa estabilidade de interesse do público.

Por isso, procure por um mercado de seu real interesse, para que o esforço dedicado seja equivalente ao necessário.

Dica 2

Procure por problemas sem solução dentro do mercado de atuação escolhido.

As reclamações no site de empresas, feedbacks em redes sociais e buscas na internet podem ser ótimas fontes de informação.

A partir delas, é possível encontrar nichos de mercado mal atendidos pelos negócios tradicionais.

Dica 3

Observe se existe concorrência no nicho de mercado.

O sentido de um nicho de mercado é justamente a baixa ou nula existência de concorrentes.

Entretanto, caso existam outras opções, observe a qualidade do serviço oferecido e de que forma você pode se diferenciar.

Dica 4

Analise se você possui condições de atender às demandas do público.

As pessoas procuram por soluções que contemplem suas necessidades de maneira prática e eficaz. E, por elas, estão dispostas a pagar até mesmo altos valores.

Por isso, mesmo sabendo dos interesses do público, é preciso que o negócio tenha as condições necessárias para ajudar seus clientes.

Como um exemplo negativo, podemos ter um serviço de delivery com bom alcance de público, mas poucas condições de logística.

Quais as vantagens de atuar em um nicho de mercado específico?

Existem diversos benefícios em escolher um nicho de mercado para atuar. Isso porque a possibilidade de se destacar e agregar valor ao produto é bem maior em um grupo pequeno.

Dessa forma, são benefícios do nicho de mercado:

  • Boa compreensão do comportamento do consumidor;
  • Controle de marketing;
  • Boa comunicação com os clientes;
  • Facilidade de inovação.

É preciso lembrar que, apesar de enxuto, o nicho é uma parcela com diversas necessidades, mas mal atendida dentro de um segmento.

Por isso, quanto mais direcionado o negócio, maior é a identificação e a satisfação do cliente.

Ou seja, com uma grande valorização, a disponibilidade para pagar pelo produto ou serviço também cresce.

Outra vantagem está na baixa necessidade de investimento, principalmente dentro no mercado digital.

Isso ocorre porque não existe a necessidade de grande divulgação ou promoção da marca para que ela se destaque entre concorrentes.

Com um nicho de mercado bem definido e um bom planejamento, o desenvolvimento do negócio e a satisfação do cliente serão consequentes. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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