É possível ganhar dinheiro sendo nômade digital?

nomade digital 1

O profissional que adere ao modelo nômade digital percebeu que com o passar dos anos as relações de trabalho ficaram mais diferentes do que eram há um tempo atrás. Essa adaptação criou um cenário em que se busca a otimização do tempo, por exemplo.

Para ser um nômade digital não existe um pré-requisito fixo, basta apenas aderir esse formato de trabalho no dia a dia de atuação. O essencial é que, apenas, se tenha um bom acesso à internet.

O nômade digital é alguém que trabalha online, ou seja, não possui lugar físico para exercer a sua função. Geralmente são pessoas que trabalham viajando, mas não porque o trabalho envolve viajar, mas porque gostam de viver variando de local.

O que é?

nomade-digital

Os nômades digitais brasileiros não estão em grande maioria no mercado de trabalho, mas estão cada vez mais ganhando novos adeptos e espaços de atuação. A flexibilidade de exercer a atividade é apenas um dos diversos fatores atrativos nesse novo modelo.

  • Flexibilizar horários de atuação;
  • O custo de vida pode ser adaptado a depender do lugar em que se está;
  • Sair da zona de conforto;
  • Oportunidade de viajar mais, sem se prejudicar profissionalmente.

Além disso, o nômade digital abrange as profissões mais diversificadas. Existe escritor nômade digital, profissionais de arquitetura como nômade digital, entre outros. Além disso, existe uma diferença do home office para o nômade digital.

A primeira opção, por mais que seja feita para além do espaço de trabalho, ainda assim exige a presença de um espaço físico. Já na segunda realidade, extingue toda a necessidade de um espaço físico para atuar na área profissional.

Mas como toda e qualquer profissão, antes de descobrir como se tornar um nômade digital, é preciso entender que esse formato de atividade também possui desvantagens, algumas delas são:

  • Necessidade de conexão wi-fi boa o suficiente para realizar os trabalhos;
  • Não ter rotina pode ser assustador para algumas pessoas;
  • Complicação na criação de pets e relacionamentos próximos.

Como ganhar dinheiro como nômade digital?

Ter essa realidade não é uma tarefa viável para todas as pessoas, para alguns esse tipo de serviço pode ser considerada apenas “uma fase”.

Mas com os padrões de relacionamentos com empresas se modificando ao longo dos tempos, a presença dessas pessoas será cada vez mais comum. Existem algumas premissas para ganhar dinheiro dessa forma.

E além disso, existem algumas necessidades básicas que precisam receber atenção para não serem prejudiciais à saúde financeira. Já que, como nômade digital, o fator de custo de vida pode sofrer grandes variações, tanto para mais, quanto para menos.

  • Avaliar quais habilidades podem ser exercidas para além do espaço empresarial, ou seja, quais atividades conseguem ser realizadas sem prejudicar o funcionamento e rendimento da função;
  • Ter uma boa rede de relacionamento e planejamento para conseguir encontrar locais de estadia que não prejudiquem a saúde financeira durante todo o processo de exercício da função;
  • Estar presente nas redes sociais para que o serviço seja facilmente encontrado – esse é um ponto importante, já que toda a relação de trabalho é feita de forma inteiramente digital.

São alguns tópicos importantes para ganhar dinheiro como nômade digital e conseguir ter uma boa qualidade de vida. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos