Como escolher um nome para empresa?

nome para empresa 1

Escolher o nome para empresa não é tarefa simples, mas é uma fase importante na criação do negócio e deve ser feita com atenção. Seja tecnologia, fast-food ou vestuário. A certeza é de que o nome ajuda a alavancar o projeto.

Mesmo podendo encontrar o mesmo serviço em diversos lugares e algumas vezes, até mais barato, a probabilidade de recorrer a uma marca conhecida, é muito maior. Escolher o nome para empresa é o que vai trazer autoridade e boa reputação no decorrer dos anos de um empreendimento.

Um branding de marca atrai os clientes para conhecer o produto, fixa facilmente e traz confiabilidade. Escolher o nome para empresa é uma etapa crucial para a representação e identificação do negócio.

O que é branding de marca

Antes de saber como criar nome de empresa, é importante saber do que se trata o branding de marca e por que ele é importante no desenvolvimento do negócio.

Branding de marca se trata da gestão da forma que uma empresa será identificada pelo público, ou seja, como enxergam e o que dizem sobre o negócio.

Alguns tópicos do brand management são o nome, a identidade visual e as ideias associadas ao produto ou serviço.

Como escolher o nome para empresa

Entretanto, antes de definir o nome, é essencial verificar se outra empresa já possui esse nome ou até mesmo se os domínios estão disponíveis na internet, seja para site ou redes sociais.

Para escolher a melhor forma de identificação do negócio, é importante responder algumas questões básicas para aproximar o público-alvo da empresa.

  • Relação do nome com o produto/serviço oferecido: filtrar nomes que tenham ligações com o que é ofertado pelo negócio para que não haja identificação imprecisa.
  • Facilidade na pronúncia e memorização: nomes simples e fáceis de lembrar fazem com que o público não tenha receio em falar errado sobre aquela marca, além de soar familiar.
  • Atração para o público: atenção para desenvolver um nome que seja descritivo e que cause maior interesse para os clientes.
  • Originalidade e atemporalidade: o nome precisa ser único e se manter atual mesmo com o passar dos anos.

Sugestão de nomes para empresa

As melhores sugestões de nomes para empresa surgem no cotidiano e no reflexo do negócio, por exemplo, a Amazon traz no nome a expansão e cobertura da sua marca no E-commerce, já uma loja de bolos caseiros pode trazer uma questão mais afetiva, por exemplo, Bolo de Vó.

Para escolher nomes criativos para empresa, é preciso observar com o que o público se cativa, quais ambientes costuma frequentar, a linguagem falada, entre outros aspectos que servem como uma espécie de funil que separa e mostra as necessidades dos seus clientes e potenciais.

Presença do nome da empresa em redes sociais

Um outro fator importante para fazer a marca cair no gosto do público é estar presente nas redes sociais.

Para isso, é preciso examinar quais redes se encaixam melhor no perfil da empresa.

Depois de escolher o tipo de conexão, a boa interação com o público faz com que aquele produto/serviço se transforme em uma relação afetiva.

Sempre que possível, é interessante pedir aos clientes que enviam o feedback, a autorização para publicar nos canais de comunicação da empresa.

O retorno positivo faz com que o público que está chegando tenha maior confiança. Aumentando o potencial de venda.

Dessa forma, nome para empresa se torna não apenas uma identificação, mas uma autoridade. Trazendo assim uma identidade forte e de sucesso, facilmente identificada pelo seu público-alvo. Confira mais conteúdos gratuitos em nossa newsletter no WhatsApp!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos