NOPAT: entenda tudo sobre o indicador!

nopat

Na gestão financeira de uma empresa, é fundamental calcular custos e comparar com outras alternativas disponíveis. Para isso, o NOPAT pode ser uma solução.

O lucro contabilizado através do NOPAT é inicialmente entendido como resultado do processo operacional. Porém, ele também é uma informação importante para a análise fundamentalista de investimentos.

O que é NOPAT?


NOPAT é a sigla para Net Operating Profit After Taxes ou, em português, Lucro Operacional Líquido Após os Impostos.

Ele é um indicador financeiro que demonstra o lucro real das empresas, descontando todos os tributos incidentes sobre a operação de um negócio.

Isso, além da depreciação, um aspecto bastante importante para a atividade industrial, que tem alto investimento em maquinário, que possui alto valor de depreciação e impacta as avaliações ligadas ao valor econômico de uma empresa.

O NOPAT serve para medir de forma exata a lucratividade de uma empresa, assim como outros indicadores como o EBIT e o EBITDA.

No Brasil, o NOPAT corresponde ao lucro após a dedução dos seguintes impostos:

Esse número também é usado por analistas e investidores para comparar os resultados financeiros de uma empresa ao longo do tempo contra seus concorrentes.

Além disso, serve para demonstrar o valor que poderia ser pago a acionistas e investidores se a empresa não tivesse nenhuma dívida.

Qual a importância do NOPAT?

nopat lucro real de uma empresa

Não existe um consenso geral, mas muitos dizem que o NOPAT é um indicador financeiro mais completo que outros semelhantes, como o EBIT e o EBITDA.

O motivo para isso é o seu desconto dos valores de tributos aplicados ao lucro, que aproxima seu resultado do que de fato o negócio gerou de lucro.

E para o Brasil, que possui uma realidade empresarial marcada pela alta carga tributária, o NOPAT demonstra ser o indicado mais adequado.

Esse número também é usado para a composição de outras fórmulas e cálculos de indicadores financeiros, como:

Por isso, é importante garantir que o seu cálculo esteja correto, evitando uma série de erros na contabilidade financeira do negócio.

Como calcular o NOPAT?

Para calcular o NOPAT basta fazer a dedução de custos e despesas operacionais do lucro. Isso inclui depreciações e amortizações, ajustes de acordo com o modelo de negócio e tributos sobre o lucro.

A principal fórmula utilizada para isso é a seguinte:

NOPAT = EBIT¹ (1 – Impostos)

¹EBIT = Lucro antes e Juros e Imposto de Renda.

Nesse sentido, o EBIT representa a geração operacional de caixa da empresa sem o desconto de despesas financeiras e impostos.

NOPAT em outros indicadores

Como dito anteriormente, o NOPAT pode compor o cálculo de outros indicadores, como o ROI (Return Over Investment ou Retorno sobre Investimento).

Essa métrica é utilizada para avaliar os ganhos associados a cada tipo de investimento em uma companhia, sendo comum antes de campanhas de marketing.

Portanto, é possível perceber a importância da definição do NOPAT para a gestão financeira de uma empresa e até mesmo para investidores que buscam fazer valuation. Para garantir um resultado coerente, lembre-se de utilizar informações contábeis de boa qualidade (geralmente, esses dados ficam disponíveis na central de relacionamento da empresa).

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos