Home Blog NOPAT: saiba tudo sobre esse indicador financeiro!

NOPAT: saiba tudo sobre esse indicador financeiro!

nopat

Na gestão financeira de uma empresa, é fundamental calcular custos e comparar com outras alternativas disponíveis. Para isso, o NOPAT pode ser uma solução.

O lucro contabilizado através do NOPAT é inicialmente entendido como resultado do processo operacional. Porém, ele também é uma informação importante para a análise fundamentalista de investimentos.

O que é NOPAT?

NOPAT é a sigla para Net Operating Profit After Taxes ou, em português, Lucro Operacional Líquido Após os Impostos.

Ele é um indicador financeiro que demonstra o lucro real das empresas, descontando todos os tributos incidentes sobre a operação de um negócio.

Isso, além da depreciação, um aspecto bastante importante para a atividade industrial, que tem alto investimento em maquinário, que possui alto valor de depreciação e impacta as avaliações ligadas ao valor econômico de uma empresa.

O NOPAT serve para medir de forma exata a lucratividade de uma empresa, assim como outros indicadores como o EBIT e o EBITDA.

No Brasil, o NOPAT corresponde ao lucro após a dedução dos seguintes impostos:

Esse número também é usado por analistas e investidores para comparar os resultados financeiros de uma empresa ao longo do tempo contra seus concorrentes.

Além disso, serve para demonstrar o valor que poderia ser pago a acionistas e investidores se a empresa não tivesse nenhuma dívida.

Qual a importância do NOPAT?

nopat lucro real de uma empresa

Não existe um consenso geral, mas muitos dizem que o NOPAT é um indicador financeiro mais completo que outros semelhantes, como o EBIT e o EBITDA.

O motivo para isso é o seu desconto dos valores de tributos aplicados ao lucro, que aproxima seu resultado do que de fato o negócio gerou de lucro.

E para o Brasil, que possui uma realidade empresarial marcada pela alta carga tributária, o NOPAT demonstra ser o indicado mais adequado.

Esse número também é usado para a composição de outras fórmulas e cálculos de indicadores financeiros, como:

Por isso, é importante garantir que o seu cálculo esteja correto, evitando uma série de erros na contabilidade financeira do negócio.

Como calcular o NOPAT?

Para calcular o NOPAT basta fazer a dedução de custos e despesas operacionais do lucro. Isso inclui depreciações e amortizações, ajustes de acordo com o modelo de negócio e tributos sobre o lucro.

A principal fórmula utilizada para isso é a seguinte:

NOPAT = EBIT¹ (1 – Impostos)

¹EBIT = Lucro antes e Juros e Imposto de Renda.

Nesse sentido, o EBIT representa a geração operacional de caixa da empresa sem o desconto de despesas financeiras e impostos.

NOPAT em outros indicadores

Como dito anteriormente, o NOPAT pode compor o cálculo de outros indicadores, como o ROI (Return Over Investment ou Retorno sobre Investimento).

Essa métrica é utilizada para avaliar os ganhos associados a cada tipo de investimento em uma companhia, sendo comum antes de campanhas de marketing.

Portanto, é possível perceber a importância da definição do NOPAT para a gestão financeira de uma empresa e até mesmo para investidores que buscam fazer valuation. Para garantir um resultado coerente, lembre-se de utilizar informações contábeis de boa qualidade (geralmente, esses dados ficam disponíveis na central de relacionamento da empresa).

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *