Home Blog Novos negócios: por que o desenvolvimento deles é tão importante?

Novos negócios: por que o desenvolvimento deles é tão importante?

novos negocios

A projeção de novos negócios pode surgir de uma perspectiva criativa ou até mesmo através da análise do que está em prospecção no mercado. O desenvolvimento de iniciativas empreendedoras é benéfico para o empreendedor e para os nichos de consumidores.

Os novos negócios, diferente do que já existia no mercado em um passado próximo, surgem não apenas com a visão de gerar lucro. Mas é preciso ter uma missão por trás de ideias inovadoras, existir um sentido coletivo por trás da atividade desenvolvida.

Ou seja, os novos negócios precisam criar produtos ou serviços que compartilhem dos desejos e valores do público-alvo. Para isso, é preciso entender quem são as pessoas que se visa atingir e analisar formas inteligentes de conseguir realizar os objetivos.

O que é o Business Development?

novos-negocios-2

O desenvolvimento de negócios no mundo do empreendedorismo precisa levar em consideração uma série de fatores. Um dos elementos para formar e positivar as oportunidades de negócios é através do business development.

O business development é a criação de valor para uma organização visando o longo prazo. Analisando as oportunidades de expansão através da análise de consumidores, mercado e relacionamentos.

Uma empresa que quer conhecer as oportunidades disponíveis e projetar o negócio para maiores possibilidades de lucro, pode contar com um profissional da área. Algumas qualidades necessárias para trazer resultados e tornar os negócios lucrativos são:

  • Pesquisa

O business development manager precisa ter habilidades em pesquisa e análise estratégica para identificar o ambiente presente e possibilidades futuras.

  • Comunicação persuasiva

Seja na negociação, nas relações interpessoais ou na habilidade de persuasão dentro dos processos do negócio. É preciso que haja uma habilidade forte em comunicação para conseguir fazer as coisas se desenvolverem.

  • Gestão de negócios

Gerenciar riscos, calcular orçamentos, pesquisa e equipe são apenas alguns dos tópicos que precisam ser acompanhados durante todo o processo de evolução de projetos.

São algumas características chave para conseguir elaborar negócios rentáveis em um mercado cada vez mais competitivo.

Dicas para novos negócios

Algumas oportunidades estão surgindo com a inovação do mercado. Por exemplo, as empresas digitais já são uma realidade que podem trazer lucros consideráveis, se criado um plano de negócio inteligente e consistente.

Até mesmo existe a possibilidade de adquirir franquias digitais. Uma forma de reinventar a carreira sem precisar de grande investimento. Na verdade, grande maioria dos negócios digitais não exigem muitos recursos financeiros de forma inicial.

Mas demandam tempo e conhecimento sobre o mercado em que se deseja inserir o produto ou serviço. Algumas dicas podem ajudar na concepção de novos negócios. Uma das necessidades principais é ter persistência para alavancar o projeto.

  • Prototipar a ideia;
  • Ter atitude empreendedora;
  • Fazer um planejamento financeiro;
  • Estudar o mercado e concorrentes;
  • Estruturar uma boa relação com os clientes;
  • Avaliar a necessidade de mais pessoas para compor o time.

Para abrir um novo negócio não existe fórmula mágica, mas, existem algumas posturas que ajudam a desenvolver algo com maiores possibilidades de crescimento e manutenção no mercado envolvido.

Por isso, estimular as características empreendedoras são etapas essenciais para a abertura de novos negócios que aparecem e conquistam o público. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle