Home Blog Pagamento à vista é a melhor opção?

Pagamento à vista é a melhor opção?

pagamento a vista

Fazer um pagamento à vista é sempre indicado quando se fala em economia pessoal e controle financeiro. Entretanto, nem sempre ficam claras as vantagens de pagar em dinheiro.

O pagamento à vista pode ser feito de quatro formas diferentes. Entre todas elas, algumas são mais eficientes para quem busca a organização financeira.

Fazer um pagamento à vista é, em resumo, quitar o valor total de um débito na hora da compra, seja ela presencial ou online.

Para quem deseja buscar uma tranquilidade financeira, inclusive,

Formas de pagamento

Quem escolhe pagar à vista geralmente está procurando fugir das dívidas e seus juros. Cada forma de pagamento possui suas características.

A dinheiro

pagamento-a-vista-2

Pagar à vista com dinheiro é a forma de pagamento mais tradicional e favorita dos lojistas. Geralmente a chance de se conseguir desconto pagando à vista em dinheiro é maior.

Por ajudar no fluxo de caixa e não envolver taxas de maquinetas, os comerciantes incentivam esse tipo de pagamento. Entre as medidas de desconto à vista, estão as promoções e os descontos exclusivos para pagamento em dinheiro.

Em cheque

O cheque também conhecido como uma ordem de pagamento à vista. Assim, serve como um tipo de contrato que atesta ao favorecido o direito de recebimento da quantia nele indicada.

Mesmo possibilitando o pagamento a prazo, é possível fazer um pagamento à vista com o cheque. Dessa forma, ao fazer uma compra, o emissor entrega o cheque no valor total do débito.

Quem recebe o cheque pode depositá-lo em sua conta ou sacar o dinheiro na agência de quem o emitiu.

Cartão de débito

Existem duas maneiras de pagar à vista com o cartão. Com o cartão de débito em conta não existe a possibilidade de dividir o valor em parcelas. Além disso, o valor passado sai diretamente da conta corrente do comprador.

Por isso, no pagamento à vista com cartão de débito o valor é automaticamente retirado da conta corrente do comprador. Ao mesmo tempo, essa quantia é enviada para a loja ou pessoa física.

Cartão de crédito

Outra maneira de pagar com o cartão, mas não muito indicada, é o pagamento à vista com o cartão de crédito. Mas, é importante lembrar das tarifas de cartão, pois, elas podem impactar o seu orçamento de forma inesperada.

Nela, existe o intermédio das operadoras de cartão entre o cliente e o vendedor. Entretanto, esse intermédio inclui taxas que muitas vezes são repassadas ao cliente de forma ilegal.

Não é difícil achar lojas que pratiquem o valor diferenciado, ou melhor, aumentado, para compras com o cartão de crédito. Seja à vista ou a prazo, esse repasse não deve ocorrer.

Por já existir a taxa de anuidade do cartão de crédito, não deve ser responsabilidade do cliente cobrir as taxas da operadora.

Ao pagar à vista com o cartão de crédito, o valor total é direcionado tanto para a fatura do cartão, quanto para a conta do vendedor. Entretanto, o pagamento só é realizado pelo comprador na data de pagamento do cartão.

Pagamento à vista ou a prazo?

Para quem não pode desembolsar o valor total de um produto, mas precisa dele com urgência, o pagamento parcelado pode ser uma boa opção. No entanto, é preciso planejar o valor das parcelas futuras para que elas caibam (de verdade) no seu orçamento.

Ao comprar um produto à vista, a preocupação com seu pagamento não existe posteriormente.

Portanto, cabe a cada um entender suas (reais) necessidades de compra e se planejar para qualquer forma de pagamento.

Vantagens do pagamento à vista

Para quem decide fazer um pagamento à vista, existem diversas vantagens de curto e longo prazo:

  • Controle financeiro;
  • Obtenção de descontos;
  • Controle de impulsividade;
  • Limite de gastos diário.

Desvantagens do pagamento à vista

Pagar à vista pode nem sempre ser a melhor opção se antes de compra você perceber que não irá sobrar nenhum dinheiro na conta. Caso não exista a possibilidade de sobra de dinheiro para custos diários, talvez seja melhor repensar na forma de pagamento.

  • Guardar dinheiro por muito tempo até alcançar o valor do produto;
  • Possível uso de grande parte do orçamento mensal;
  • Quando os juros estão embutidos no preço;
  • Impossibilidade de acumular milhas.

Vale a pena pagar à vista?

Para saber se vale a pena fazer um pagamento à vista, é preciso entender sua condição financeira naquele momento. Com isso, é possível achar a forma mais adequada e saudável financeiramente falando.

Para quem sabe seus objetivos de curto ou longo prazo, fica mais fácil fazer essa decisão na hora da compra.

Por isso, antes de fazer um pagamento à vista ou a prazo, analise seus desejos e prioridades, e assim, opte pelo mais adequado. Se organize financeiramente, leia o ebook: como administrar seu orçamento para começar a investir!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *