Home Blog Pagamento adiantado: saiba as vantagens de adotá-lo com seus clientes

Pagamento adiantado: saiba as vantagens de adotá-lo com seus clientes

contabilidade para pequenas empresas 1

Microempreendedores, freelancers e até pequenas empresas precisam de certa garantia quanto a entrada de dinheiro para continuar executando suas atividades, é justamente por isso que o pagamento adiantado pode ser uma boa alternativa para alimentar o caixa.

pagamento adiantado é uma prática que pode trazer mais conforto na execução do empreendedorismo, além de poder apresentar benefícios na relação com o consumidor, já que não haverá o estresse de ficar cobrando o cliente.

O que é o pagamento adiantado?

pagamento-adiantado-2

O pagamento adiantado, também conhecido como pagamento upfront, é quando o valor integral ou parcial de uma compra deve ser pagado antecipadamente.

Por exemplo, um fotógrafo que é freelancer cobra metade do valor completo do serviço, antes mesmo de executá-lo.

O pagamento adiantado pode ser justificado pelo prestador do serviço por questões financeiras relacionadas a própria execução do serviço, o que faz muito sentido.

Entretanto, é importante que as condições do pagamento upfront sejam estabelecidos em um contrato entre as partes e que, neste contrato, seja estabelecida uma série de garantias quanto a execução do serviço contratado.

 

Benefícios de receber pagamento adiantado

Para o negócio, o pagamento de forma adiantada garante uma série de benefícios que podem incentivar muito o empreendedor a escolher este método de cobranças.

Algumas das grandes vantagens em receber adiantado, são:

Garantir fluxo de caixa

Uma empresa grande, por trabalhar com um volume de receita grande, consegue lidar com situações de atraso nos pagamentos de forma natural.

Entretanto, o mesmo não acontece com pequenos empreendedores e freelancers, por exemplo.

Nesses casos, um atraso de pagamento de um cliente relevante pode resultar na falta de recurso para a execução das atividades do negócio.

Portanto, cobrando parcialmente ou integralmente o valor do serviço, é possível garantir o fluxo de caixa e, consequentemente, a manutenção das atividades produtivas.

Todo negócio, para ser saudável, precisa de giro de caixa, ou seja, recebimentos que acompanhem as saídas, de forma que as atividades do negócio funcionam regularmente.

Mesmo grandes empresas precisam garantir o funcionamento eficiente do fluxo de caixa, mas nesses casos, receber adiantado não é necessário, já que há maior disponibilidade de recursos.

Baratear o custo do serviço

Assim como os bancos que cobram dentro de suas tarifas uma taxa de inadimplência, baseado no risco do calote por parte do cliente, o mesmo pode ocorrer com uma empresa.

Ao vender determinado serviço ou produto e lidar com determinado nível de calote ou atraso do pagamento, a empresa pode embutir nos seus preços um valor compensatório baseado no risco de não receber o pagamento.

Além disso, sem garantir o giro de capital com o adiantamento do pagamento, a empresa pode precisar aumentar o preço dos seus produtos para ter os recursos suficientes para manutenção de suas atividades em geral.

Melhorar serviço

Sem ter que se preocupar com cobrança de pagamentos e obtendo segurança quanto ao funcionamento do fluxo de caixa, o empreendedor pode focar em otimizar o serviço.

Quanto mais automatizado forem os processos do negócio, mais eficiente serão as suas execuções, além de sobrar mais tempo para melhorar o serviço.

Melhor relacionamento com o cliente

O pagamento poderá ser cobrado integralmente ou parcialmente de forma antecipada.

Mesmo que de forma parcial, a cobrança pelo valor não será tão urgente quanto uma cobrança do valor integral, já que o fluxo de caixa estará nutrido.

Isso pode dar a empresa a liberdade e calma de estabelecer um fluxo de cobrança mais sutil, desgastando menos a relação com o consumidor.

Caso o valor seja pago integralmente de forma antecipada, melhor ainda. Não será necessário a cobrança pós serviço, e a única preocupação da empresa será com a satisfação do cliente.

Por fim, é possível perceber que o pagamento adiantado traz uma série de benefícios para a empresa ou freelancer, e que desta forma pode focar seus esforços em melhorar o serviço para o consumidor.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *