Home Blog Mobile payment: como funcionam os apps de pagamento pelo celular?

Mobile payment: como funcionam os apps de pagamento pelo celular?

pagamento pelo celular

A tecnologia é uma ótima aliada para trazer mais comodidade no dia a dia, com os assuntos financeiros também. Hoje em dia, efetuar pagamento pelo celular se torna uma prática cada vez mais comum e com maiores possibilidades.

Fazer um pagamento pelo celular pode soar um pouco estranho para algumas pessoas. A preocupação com qual aplicativo é confiável, como ter em mãos o comprovante de quitação do débito e outras questões podem deixar os usuários com um pé atrás.

No entanto, realizar o pagamento pelo celular é uma boa opção. Além de ter controle do que está sendo gasto, essa modalidade também oferece a possibilidade de deixar as contas em dia sem precisar sair de casa.

Como fazer pagamento pelo celular

pagamento-pelo-celular

Os meios de pagamento digital permitem não só efetuar pagamentos de contas de água, luz, internet e telefonia, por exemplo. Alguns aplicativos de mobile payment também possibilitam realizar transferência de valores.

Além dos conhecidos Android Pay, Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, também existem outros apps de pagamento. Alguns utilizam a tecnologia NFC ou Contactless.

1.  Recarga Pay

O pagamento móvel não sofre cobrança adicional para utilização de serviços e não é necessário que o usuário tenha uma conta em banco.

  • Recarga de celular;
  • Pagamento com cartão de crédito, boleto, transferência ou depósito bancário;
  • Permissão para parcelamento;
  • Parte do valor do pagamento pode ser reembolsado.

2.  Celcoin

Funcionamento similar ao Recarga Pay, o pagamento pelo celular também possibilita o reembolso de uma pequena porcentagem do que foi pago.

Além disso, também é possível realizar:

  • Recarga de TV pré-paga;
  • Recarga de Netflix;

3.  PayPal

A carteira digital do PayPal permite que o usuário pague por produtos e serviços, além de monitorar as movimentações da conta.

  • Conexão com cartões ou conta bancária:
  • Ganho de pontos, descontos e milhas.

4.  PicPay

O PicPay pode ser uma boa opção para quem quer mais comodidade ao receber e pagar valores. Além de poder efetuar compras de produtos e serviços conectados com o cartão de crédito ou transferência, o usuário também tem outras comodidades.

  • Possibilidade de parcelamento na aquisição de produtos e serviços;
  • Divisão de contas com os amigos.

5.  Finance

Além de poder acompanhar o fluxo de caixa, o usuário do app Finance também pode ter acesso a outros benefícios.

  • Saque;
  • Pagamento de cartão;
  • Aplicação;
  • Resgate.

6.  Jeitto

O Jeitto ainda é uma ferramenta digital pouco conhecida, mas que vem ganhando força. O aplicativo permite que o usuário realize

  • Pagamento de contas;
  • Aquisição de serviços de plataformas;
  • Recargas para celular.

Vale a pena usar aplicativos de pagamento pelo celular?

Antes de instalar algum aplicativo de carteira digital, é preciso fazer uma pesquisa para não correr o risco de disponibilizar os dados pessoais para terceiros.

Verificar a confiabilidade do aplicativo é essencial para usufruir dos serviços sem haver prejuízos.

Além desses aplicativos, também é possível realizar o pagamento na maioria dos aplicativos do próprio banco do usuário.

Os bancos mais comuns geralmente disponibilizam ao usuário a possibilidade de realizar pagamentos, efetuar transações, acompanhar movimentações, entre outras atividades.

Os aplicativos para pagamento pelo celular ajudam a controlar diariamente as finanças e saber para onde está indo o dinheiro. Além disso, alguns oferecem benefícios extras para usuários. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *