Home Blog Pagamento por aproximação: como funciona o NFC?

Pagamento por aproximação: como funciona o NFC?

pagamento por aproximacao

Realizar pagamentos de forma mais segura e sem necessidade de portar um cartão é real e possível com a tecnologia de pagamento por aproximação.

A funcionalidade do pagamento por aproximação está baseada em sua alta segurança, uma vez que o usuário não precisa entregar o cartão para o atendente ou passá-lo em uma tarja. Com ele, basta segurar o celular, dispositivo ou cartão em cima da maquininha.

Então, o pagamento por aproximação é uma tecnologia que permite que os usuários façam pagamentos sem utilizar tarja magnética ou usar um cartão fisicamente.

Basta registrar em um celular, pulseira, cartão contactless e outros gadgets e aproximar da maquinha.

É importante destacar a responsabilidade e educação financeira necessária para utilizar essa forma de pagamento.

É possível que, com pagamento por aproximação, o consumidor tenha cada vez menos noção de quanto vem gastando.

Entenda como funciona a tecnologia contactless para pagamento por aproximação

A tecnologia NFC (Near Field Communication) é a representação física do termo em inglês referente a “comunicar com os mais próximos”.

Com a NFC, é possível que um cartão se comunique com uma maquininha, sem precisar do contato direto. Esse estilo é bem similar à forma de atuação da tecnologia do Bluetooth ou Infravermelho.

Contudo, a NFC é responsável por desenvolver a ideia do contactless, “sem contato” para além de um mero bluetooth ou infravermelho.

Com ela, é possível ter uma carteira digital que contenha não somente os cartões registrados, mas até mesmo contas bancárias.

Dessa forma, sendo possível realizar um pagamento por aproximação que antes seria feito em espécie (dinheiro), apenas com a aproximação à objetos ou aparelhos.

Esse tipo de tecnologia já está sendo utilizada em Fernando de Noronha por alguns habitantes e turista por meio de  pulseiras que realizam o pagamento durante a estadia no arquipélago.

Quais os tipos e usos da tecnologia Near Field Communication (NFC) para pagamentos

Para os entusiastas em tecnologia, o termo smartwatch (relógio-smartphone/celular de pulso) ou as peças wearables, “tecnologia vestível”, como o GoogleGlass (óculos tecnológicos do google), são conceitos comuns.

Entretanto, na realidade brasileira, ainda não estão totalmente difundidos. Mas as perspectivas quanto à tecnologia NFC são de um exponencial crescimento.

Cada vez mais empresas e operadoras de cartão de crédito investem em NFC e permitem pagamento via celular e outros.

Entre as formas de pagamento por aproximação, as mais populares são:

  • Pulseiras NFC: são tipos de wearables (peça tecnológica vestível) no modelo de pulseiras que armazenam dados da carteira virtual. Dessa forma, basta colocar a pulseira sobre a maquininha e pagar (algumas transações solicitam a senha do cartão).
  • Celular com tecnologia NFC: alguns smartphones apresentam a tecnologia NFC que ao baixar aplicativos específicos, permitem pagar armazenar cartões e utilizá-los sem estar com os cartões em mãos, dessa forma é possível pagar com o celular.
  • Maquininha NFC: são parecidas com as maquininhas normais de processar pagamentos por cartões de crédito e débito, tickets e vales. Porém, possuí NFC e basta ter um celular com NFC ou cartão adaptado com contactless para poder pagar por aproximação.

Por fim, é inerente que o pagamento por aproximação é uma das modalidades mais seguras de realizar transações. A carteira digital permite utilizar o dinheiro de forma virtual e sem perigos de extravio de dados e roubo físico. Mais conteúdos como esse? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *