Parcelado ou à vista? Aprenda qual a melhor forma de pagamento

parcelado ou a vista

É comum ter a seguinte dúvida quando estamos realizando uma compra: “devo pagar parcelado ou à vista? ”. Embora o brasileiro seja um apto das parcelas, não existe resposta certa para esta pergunta.

Para decidir se é melhor fazer o pagamento parcelado ou à vista, deve-se analisar as condições de cada uma dessas modalidades e, claro, a sua situação financeira.

Entender como funciona e quais as vantagens de cada uma das duas opções vai te ajudar a escolher entre o pagamento parcelado ou à vista de maneira mais consciente e planejada, sem prejudicar a renda mensal.

Parcelado ou à vista: o que levar em consideração na escolha

Inicialmente, realizar o pagamento à vista parece ser a melhor opção, mas nem sempre é assim. O pagamento parcelado pode oferecer uma oportunidade do consumidor acumular pontos no cartão de crédito, além de dar uma reduzida no volume de gastos mensais.

Por outro lado, é importante ressaltar que isso pode causar uma falsa sensação de sobra de dinheiro. Afinal, seja qual for a forma escolhida, o pagamento será realizado.

Sendo assim, deve-se ficar atento(a) a algumas questões antes de definir qual será a opção de pagamento:

Valor total da compra

Avaliar o preço do item é essencial para fazer essa escolha. Automóveis, imóveis e até mesmo passagens de avião tem o custo mais elevado.

Por isso, o pagamento à vista pode ser inviável. Assim, bens duráveis podem ser colocados no cartão de crédito, desde que a parcela se adeque ao seu orçamento.

Para compras mais baratas, o pagamento à vista pode garantir descontos. Então, às vezes vale a pena juntar o dinheiro para quitar tudo de uma vez. Lembrando que o ideal é que gastos imediatos, como com alimentação e transporte, sejam feitos à vista.

Descontos

Em geral, os pagamentos à vista oferecem cerca de 5% a 10% de descontos, enquanto a prazo você tem que pagar juros. Mas, em alguns estabelecimentos, o valor fica o igual para as duas modalidades.

Então, o parcelamento acaba sendo mais vantajoso, já que você poderá investir o dinheiro do pagamento e obter rendimentos a partir dele.

Taxas

As taxas de juros são um fator crucial na hora de decidir entre parcelado ou à vista. Afinal, ela pode alterar e muito o valor total da compra. Por isso, a questão é simples: se o parcelamento tem juros, opte pelo pagamento à vista.

Muitas lojas apresentam o valor apenas das parcelas e, por isso, fica parecendo que o acréscimo é pequeno. Porém, quando se faz o cálculo do total da compra, é notável a diferença de valor com a adição dos juros.

Capacidade de pagamento

Antes de pensar em fazer uma compra, o principal é avaliar a sua capacidade de pagamento. Algumas perguntas devem ser feitas, como por exemplo:

  • O valor da parcela cabe no orçamento?
  • O pagamento à vista vai comprometer toda a reserva de emergência?
  • Vou comprometer o meu orçamento mensal?
  • Por quanto tempo essa dívida vai afetar a minha renda?

Fazer esses questionamentos pode evitar que você contraia uma dívida que não possa pagar ou que falta dinheiro em caso de um imprevisto. Afinal, eles acontecem e alguns não podem esperar muito tempo para serem resolvidos.

Assim, é essencial o planejamento e conhecimento da sua realidade financeira antes de tomar qualquer decisão ou realizar uma compra movido(a) pelo impulso. Então, você precisa saber quais as vantagens e desvantagens das duas modalidades.

parcelado ou a vista 2

Vantagens de pagar parcelado

Possibilidade de investimento

Muitas lojas não oferecem descontos no pagamento à vista, ou seja, o valor termina sendo o mesmo para a compra parcelada. Se você já possui o dinheiro para pagar pelo produto, você pode parcelar e colocar investir o restante das parcelas.

Assim, enquanto vai pagando pela compra, ainda ganha os juros de um rendimento. Esse benefício funciona melhor para quem tem educação financeira. Afinal, é preciso ter juntado o valor anteriormente.

Comprar algo sem ter ainda todo o dinheiro

Principalmente quando o item tem um valor alto, o parcelamento permite que você compre ainda que não tenha todo o valor em mãos. Por exemplo: se você tem a necessidade de ter um carro para transportar os filhos, o ideal é que você faça a compra e vá pagando aos poucos.

O importante aqui é avaliar a real necessidade de adquirir o produto e sempre pagar as parcelas em dia, evitando os juros.

Pontos no cartão de crédito

Alguns cartões de crédito oferecem diversos benefícios para quem compra a vista, como pontos que podem ser usados por produtos, passagens de avião e até mesmo descontos na fatura.

Vantagens de pagar à vista

Maior controle do orçamento

Pagar tudo à vista facilita muito no controle do seu orçamento, principalmente se você tem dificuldade em se organizar e esteve ou está endividado.

Dessa forma, em vez de administrar diversos cartões com muitas parcelas e datas de fechamento diferentes, você apenas vai monitorar as saídas e entradas do mês.

Menor comprometimento da renda

Contar com o dinheiro disponível no presente ajuda a não comprometer a renda futura, já que situações de emergência podem acontecer e também outros objetivos podem aparecer. Afinal, é difícil contar com um dinheiro que você ainda não ganhou.

Possibilidade de descontos

Ter um dinheiro em mãos para efetuar uma compra pode garantir descontos para você. Pois, dessa forma, você tem maior poder de barganha.

E, embora algumas lojas apliquem o mesmo valor no parcelamento e à vista, você pode pechinchar. Até porque, com o pagamento à vista, a empresa não pagará as taxas das maquininhas de crédito.

Sensação de controle sobre a vida financeira

Além de tudo isso, pagar à vista dá uma sensação maior de controle sobre a vida financeira. Pois assim você paga todo o valor na hora e evita o comprometimento da renda futura, o que te dá alívio e também realização, já que você se esforçou e juntou dinheiro para realizar um sonho.

Ou seja, você trabalhou ativamente para conseguir realizar a compra. Diferente de quando é parcelada, pois a sensação que se tem é que estamos trabalhando para o dinheiro e não o contrário.

Parcelado ou à vista? Planejamento financeiro!

Tendo a clareza de como funciona e em quais situações deve-se optar por parcelamento ou compra à vista, fica mais fácil decidir qual a melhor modalidade para a sua situação. Ainda assim, para garantir o melhor proveito das opções, é preciso ter educação financeira.

Apenas com conhecimento do seu perfil e controle financeiro (anotando as saídas e entradas, programando os gastos e vivendo de acordo com a sua renda) é que você terá a liberdade e autonomia nas finanças.

Por isso, mais importante do que a decisão entre parcelamento ou à vista, é você investir no seu conhecimento e assim, contribuir para a sua saúde financeira.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos