Pensamento sistêmico: o que é e como desenvolvê-lo em seu negócio?

pensamento sistemico

Imagine a estrutura de uma casa. Uma moradia é composta por quarto, banheiro, cozinha, sala de estar, entre outros espaços. Todos os lugares são importantes, mas dentro do pensamento sistêmico, é a totalidade da casa que é mais relevante.

Esse tipo de visualização é formada através do pensamento sistêmico. Ou seja, as pequenas partes de nada influenciam se não existir um bom funcionamento no espaço de forma geral. Pensar sistemicamente é avaliar os processos sem qualificar as partes de forma isolada.

O pensamento sistêmico é a compreensão de que a composição do todo é mais importante do que as partes separadas. Isto é, por mais que as partes divididas formem algo maior, é essa totalidade que deve ser levada em consideração em primeiro lugar.

Quais são as bases do pensamento sistêmico?

pensamento-sistemico

Nem todas as pessoas têm uma visão sistêmica, mas as que possuem esse tipo de pensamento se firmam em alguns pressupostos dessa ação. Encontrar uma solução única para as mais variadas demandas é uma das características do pensamento sistêmico.

  • Domínio pessoal: Expandir o domínio pessoal estimula a capacidade de trazer mais benefícios nos processos dentro de um ambiente;
  • Aprendizado em equipe: um instrumento que precisa de uma soma de esforços funciona bem se todos estiverem em comunhão de execução. Mas um instrumento que não precisa nada além da sua própria capacidade, tem menores chances de erro por não ter pequenas partes que formam algo maior

O aprendizado em equipe soma os talentos individuais em busca de um objetivo maior.

  • Visão compartilhada: compartilhar um objetivo é uma das formas de conseguir alcançar a meta pré-estabelecida. Compartilhar a visão possibilita que o time compreenda os motivos e se engaje com mais facilidade nos processos;
  • Modelos mentais: não é porque algo já está sendo realizado que não pode ser passível de alterações que melhorem o processo. Reprogramar modelos mentais é um dos maiores benefícios.

A atuação do pensamento sistêmico traz vantagens como:

  • Relacionamento interpessoal;
  • Capacidade de observação;
  • Planejamento de atividades;
  • Metas objetivas;
  • Entender quais os resultados uma ação pode causar;
  • Avaliar se existe necessidade de mudanças na estrutura;
  • Ampliação de percepções.

Como aplicar?

Aplicar o pensamento sistêmico na administração de processos em qualquer área da vida, é uma das maneiras de minimizar o tempo despendido para solucionar problemas. Um dos motivos da ascensão do pensamento sistêmico acontece por conta desse desenvolvimento.

Para conseguir trazer a cultura do pensamento sistêmico dentro de um espaço, é preciso que a pessoa que pretende implementar esse processo tenha uma ampla visão de quem está envolvido na sequência.

Dentro de uma empresa, por exemplo, se houver muita rotatividade é atribulada a inserção da visão sistêmica porque não permite o aprofundamento nas qualidades de cada componente.

  • Identificar os sistemas que precisam ser analisados;
  • Relacionar as partes para viabilizar uma possibilidade de resolução;
  • Ampliar a percepção e contar com as partes fragmentadas na composição do todo.

Por isso, o pensamento sistêmico é importante para resolução e otimização nos processos dentro e fora do espaço empresarial. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos