Home Blog PEPS e UEPS: entenda como utilizar esses dois controles de estoque!

PEPS e UEPS: entenda como utilizar esses dois controles de estoque!

peps e ueps 1

Lidar com mercadorias pode ser um dos grandes desafios de quem está entrando no mercado de alguma área específica. Seja relacionadas a produtos ou até mesmo prestação de serviços. Uma das alternativas para otimizar esses processos é através das PEPS e UEPS.

Afinal, ninguém quer perder dinheiro por não conseguir fazer um produto circular. Por isso, as PEPS e UEPS podem auxiliar no controle de estoque e rotatividade de produtos que influenciam diretamente na receita final de faturamento.

As siglas PEPS e UEPS significam, respectivamente, primeiro que entra, primeiro que sai e último que entra, primeiro que sai. Essas duas modalidades ajudam a diminuir a perda de produtos. Para a gestão de estoque funcionar bem, existem algumas ferramentas necessárias.

Por que é necessário fazer a contabilização de estoque?

Imagine um restaurante que possui um bom fluxo de clientes, mas por alguma razão não consegue otimizar o processo de utilização dos recursos e acaba deixando produtos passarem da validade.

Ao passarem da validade, os produtos não podem mais ser comercializados. Ou seja, causa um alto prejuízo financeiro para a empresa. Por isso, é preciso criar uma logística de rotatividade para as mercadorias em estoque.

Mas nem sempre é preciso esperar a data de validade expirar. No método PEPS, por exemplo, é criado o seguimento de que, obrigatoriamente, os primeiros produtos a serem estocados, precisam ser os primeiros a serem vendidos. Evitando a expiração da data de validade.

Quais são os principais métodos de estoque?

  • PEPS: é uma estratégia de gestão de estoque em que os produtos que estão armazenados pelo período de tempo maior, devem ser comercializados com prioridade aos consumidores;
  • UEPS: essa utilização faz com que o produto com menor tempo de armazenagem no estoque seja comercializado primeiro. O motivo dessa estratégia é fazer com que haja contraposição entre o valor da mercadoria vendida e o valor do estoque remanescente;
  • FEFO: nessa estratégia, os produtos que estão mais próximo do vencimento, precisam ser comercializados com prioridade.

Vantagens de aplicação do método UEPS e PEPS:

O exemplo de PEPS e exemplo de UEPS não são apenas para grandes empreendimentos. Essas ferramentas também trazem outros benefícios de aplicação para pequenos e médios negócios comerciais.

Vantagem do método UEPS

  • Controle interno;
  • Organização do espaço;
  • Comparação entre custo e receita;
  • Reconhecimento das finalidades gerenciais.

Vantagem do método PEPS

  • Análise por custo real;
  • Controle interno;
  • Organização do espaço;
  • Menor custo operacional e menor oscilação.

Vantagens gerais de realizar a gestão de estoque

  • Gerenciar a demanda por capital de giro;
  • Diminui as chances de roubo, perda do prazo de validade e desvios;
  • Reconhecimento das urgências de reposição de estoque;
  • Identificar os produtos que não estão com grande movimentação;
  • Auxilia na escolha de fornecedores.

São algumas das vantagens dos dois métodos. Não existe um formato ideal de utilização dentro de um negócio. O ideal é entender como funcionam os processos e buscar o que seja mais válido dentro da realidade atual.

Por isso, analisar as PEPS e UEPS é importante para otimizar o processo de gestão de estoque dentro de uma empresa. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *