Home Blog Qual é o seu perfil financeiro? Descubra quem é você nas finanças

Qual é o seu perfil financeiro? Descubra quem é você nas finanças

perfil financeiro2

Ninguém é igual a ninguém, e quando se trata de perfil financeiro, isso também é verdade.

Porém, é possível fazer aproximações e dividir as pessoas em alguns grupos de perfil financeiro. Isso possibilita as pessoas se reconhecerem e visualizar o que é necessário melhorar na educação financeira.

O que é perfil financeiro?

Perfil-financeiro-3

O conceito de perfil financeiro é que, para agrupar pessoas de acordo com suas características relacionadas a gestão do próprio dinheiro, são necessários grupos bem definidos e que apresentam características singulares.

Da mesma forma que, certamente, todos nós conhecemos pessoas que gastam sem nenhum planejamento, conhecemos também, pessoas muito disciplinadas em relação aos seus gastos.

Por isso, é necessário identificar o seu perfil financeiro, para que você busque as estratégias mais relevantes e possa entender como alcançar um perfil mais desejável.

Qual o meu perfil financeiro?

Para que você possa identificar o seu perfil financeiro, foram agrupados 5 grupos que abrangem as personas financeiras mais comuns.

  1. Devedor;
  2. Gastador;
  3. Desligado;
  4. Poupador;
  5. Investidor.

Perfil 1: devedor

As pessoas com perfil devedor são muito imediatistas. Normalmente, elas têm dificuldade de pensar e planejar o amanhã, e acabam pagando caro por isso.

E, por conta do descontrole financeiro, essas pessoas acabam usando cheque especial e pagando o valor mínimo da fatura do cartão de crédito, contraindo dívidas com altos juros sem nenhuma necessidade real.

Portanto, esse é um perfil que não poupa dinheiro e, ainda mais, está constantemente contraindo dívidas.

Um planejamento financeiro, iniciando-se com a quitação das dívidas de altas taxas de juros, poderia ser um ótimo começo para o desenvolvimento das finanças.

Perfil 2: gastador

O perfil gastador é característico de pessoas que não têm preocupações de desenvolverem uma reserva de emergência e investir suas economias.

Esse perfil pode até conseguir poupar algum dinheiro, mesmo sem planejamento. Entretanto, ao invés de investir o que foi economizado, opta por compras impulsivas que não vão contribuir para a sua saúde financeira.

Logo, fica fácil de perceber que esse é um perfil que demonstra insegurança quanto ao seu futuro financeiro e, também, depende muito da estabilidade dos recebimentos atuais.

Para esse perfil, o indicado é ter uma visão mais focada no longo prazo, começando um planejamento da aposentadoria, por exemplo.

Perfil 3: desligado

O perfil desligado, diferente do devedor e do gastador, poupa recorrentemente parte dos seus ganhos. Mas, a falta de planejamento e controle financeiro é uma característica em comum com esses dois perfis.

Os desligados não fazem um controle de suas finanças. Logo, eles nunca sabem quanto vão ter disponível no próximo mês, quanto devem gastar ao todo e aonde investir as reservas.

Portanto, esse é um perfil que apesar de ter um comportamento positivo quanto ao hábito de poupar, apresenta características que o dificultarão a ter uma independência financeira.

É recomendado para as pessoas do perfil desligado, iniciarem o uso de ferramentas que possam o ajudar a controlar e planejar as próprias finanças. Garantindo assim uma reserva constante e a construção de investimentos.

Perfil 4: poupador

O perfil poupador tem como características dominantes:

  • Saber a importância de economizar dinheiro;
  • Refletir antes de fazer uma compra.

Esse perfil sempre poupa parte dos recebimentos mensais e, muitas vezes, mantem um padrão de vida abaixo do que sua realidade orçamentária permite.

Contudo, é comum que esse perfil se acostume com uma vida mais simples, e não tenha grandes ambições financeiras.

Os poupadores costumam fugir de riscos, portanto, investem suas reservas em investimentos mais conservadores. Seria interessante essas pessoas buscarem investimentos com mais rentabilidade, que os garantissem uma independia financeira e mais conforto.

Perfil 5: investidor

Podemos dizer que o perfil investidor é o mais favorável a obter uma independência financeira sustentável e rápida.

Os investidores têm uma ótima relação com o dinheiro. Então, além de poupar parte dos recebimentos, controlam minunciosamente suas finanças.

Além disso, esse é um perfil que cria metas financeira e as atinge. Sejam metas de curto prazo, como criar uma reserva de emergência, ou de longo prazo, como obter ativos que os garantam um conforto financeiro.

Por fim, fica claro que, entender seu perfil financeiro e se desenvolver para alcançar o perfil desejável, é muito importante. Faça um teste de perfil financeiro, e saiba em qual estágio você está!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *