Qual é o perfil profissional mais buscado pelas empresas atualmente?

perfil profissional

Nem sempre uma boa formação é o suficiente para destacar o perfil profissional em uma seleção de emprego. Quem deseja entrar no mercado de trabalho precisa se destacar por outras características, já que as vagas estão sendo cada vez mais disputadas.

Não existe uma regra para compor um perfil profissional ideal, mas existem alguns atributos específicos que, com frequência, são solicitados pelas empresas, independente da área de atuação.

O perfil profissional é o conjunto de habilidades, qualificações, experiências e outros fatores que apresentam o candidato à vaga pretendida. Ou seja, é a primeira impressão em um processo seletivo de contratação.

Quais são os principais tipos de profissionais? Conheça e saiba qual é o seu!

  • Procrastinador

Esse é o tipo de profissional que prejudica o próprio crescimento profissional e o crescimento da empresa.

O procrastinador precisa que alguém esteja constantemente no pé para que as tarefas sejam executadas. Dessa forma, as tarefas são finalizadas no último momento e correm o risco de serem feitas sem excelência.

Por isso, o perfil profissional de um procrastinador é o mais indesejado pelas empresas.

  • Planejador

O perfil do profissional planejador possui características fortes de conservadorismo. Isto é, costuma não entrar em crises no trabalho porque planeja as atividades com antecedência.

Mas um dos problemas do planejador é que, devido ao seu alto grau de previsibilidade na atuação, possui pouca capacidade de improviso e criatividade.

Esse perfil raramente alcança resultados além do esperado.

  • Executor

Ao contrário do planejador, o executor é alguém que se dispõe a estar na frente dos desafios e tentar resolvê-los de maneira eficiente.

No entanto, por possuírem um grau de confiança acima da média, podem prejudicar o andamento do trabalho em grupo. Ou seja, sua atitude pode se tornar autoritária e extremamente competitiva.

Dessa forma, o executor se torna um problema se não conseguir controlar os seus instintos.

  • Comunicador

O perfil do comunicador é de uma pessoa que tem uma oratória persuasiva e consegue motivar pessoas através dos seus objetivos. Esse tipo de profissional tem bastante carisma e se entusiasma com novos projetos e atividades.

No entanto, possui algumas ressalvas quanto a capacidade de organização e planejamento. Já que a sua positividade na motivação pode colocá-lo distante da execução das tarefas.

Quais qualidades profissionais é preciso ter?

Quase todos os perfis profissionais possuem características positivas e negativas. Por isso, é preciso ter habilidades profissionais que mesclem os melhores pontos de cada um.

O perfil profissional no currículo é algo importante para chamar a atenção dos empregadores.

Além disso, quando for contratado, é preciso desenvolver bem a atividade destinada.

Caso contrário, o profissional pode voltar à necessidade de buscar novos empregos e entrar em um círculo vicioso.

Uma pessoa que deseja crescer profissionalmente precisa entender que o intraempreendedorismo é necessário. Ou seja, ter uma visão além do que é esperada.

Isso faz com que a pessoa se desenvolva não apenas no campo profissional, mas também no pessoal.

Um bom perfil profissional não é aquele que destaca boas qualidades à toa. Mas sim, o que destaca as melhores habilidades do próprio profissional. Isto é, o que você é capaz de fazer para contribuir com o crescimento da empresa. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos