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6 perfis de clientes diferentes que todo negócio precisa saber lidar

perfis de clientes

Apesar de traçar o consumidor ideal, na vida real, os negócios são obrigados a lidar com os diferentes perfis de clientes.

Ou seja, para ter sucesso e vender o máximo possível, é importante aprender a negociar com todos os perfis de clientes.

Podemos definir perfis de clientes como as características do consumidor, mais especificamente no momento em que negocia uma compra.

Portanto, é preciso conhecer os diversos tipos de clientes no empreendedorismo e saber a melhor forma de abordar cada um deles.

Diferentes perfis de clientes

Existem diferentes características de clientes e é necessário que os vendedores conheçam cada uma delas e saiba como guiar a venda da melhor forma possível.

  • Cliente apressado;
  • Cliente calado ou tímido;
  • Cliente grosseiro;
  • Cliente comunicativo;
  • Cliente negociador;
  • Cliente indeciso.

1. Cliente apressado

O cliente apressado normalmente já chega ao vendedor com um bom nível de informação sobre o produto desejado, e as informações extras dadas pelo vendedor tendem a ser bem recebidas.

A venda com esse tipo de cliente deve acontecer de forma ágil, já que lentidão e burocracia podem afetar o consumidor.

Se o vendedor tratar o consumidor de forma ágil, objetiva e o estimular a uma decisão rápida, ele pode chegar a ser considerado um cliente fácil.

2. Cliente calado ou tímido

Expressa reações semelhantes para diferentes argumentações e falas do vendedor, tornando um cliente difícil de interpretar.

Por outro lado, é um cliente atencioso e que gosta de escutar o vendedor, mesmo que não responda bem aos estímulos.

Nestes casos, o vendedor deve estimular o diálogo com o consumidor através de perguntas abertas, aproveitando cada fala dita pelo cliente.

É necessário empatia para que o consumidor confie no vendedor e não se sinta pressionado em falar.

3. Cliente grosseiro

É preciso muito cuidado ao lidar com esse perfil de cliente, já que qualquer frase dita que não o agrade, pode gerar uma discussão indesejada (que gere de detratores).

O melhor a se fazer nesses casos é deixá-lo falar, esperar que o consumidor compartilhe suas insatisfações e necessidades.

Além disso, é importante que o vendedor não seja contagiado pelo estresse do cliente, e leve a venda de forma tranquila e consultiva.

4. Cliente comunicativo

O cliente comunicativo é uma das personalidades de clientes mais agradável de negociar e estabelecer um bom relacionamento.

Normalmente, as vendas com esse tipo de consumidor podem ser mais demoradas, já que naturalmente esse cliente tem a propensão a estabelecer diálogos mais aprofundados.

Portanto, é interessante que o vendedor aproveite essas oportunidades para criar relacionamento com clientes, mas sempre buscando direcionar o diálogo para assuntos relacionados ao produto que deseja vender.

Vendedores com habilidade persuasiva costumam se destacar em vendas com esse tipo de consumidor.

5. Cliente negociador

Esse tipo de cliente já sai de casa sabendo o que vai comprar e a que condições deseja fechar o negócio.

Portanto, é comum que este cliente insista por descontos ou condições especiais até o último momento.

Logo, para atender clientes deste tipo é necessário se mostrar disposto a negociar o preço e condições de compra, mas também apresentar de forma objetiva e completa todos os benefícios e valores do seu produto.

Para negociar com esse consumidor, é interessante estar munido de informações estratégicas sobre os concorrentes, provando que seu produto vale o preço que está sendo cobrado.

6. Cliente indeciso

Muitas vezes o cliente indeciso não sabe bem exatamente o que deseja comprar, apesar de entender o problema que deseja resolver.

Por isso, é inteligente que o vendedor faça perguntas do tipo:

  • Quais problemas você deseja resolver com a compra do produto?
  • Quais suas expectativas em relação a esta compra?

Extraindo essas informações, você pode apresentar um produto que tenham as características que o consumidor demonstrou necessária.

Às vezes apresentar melhores condições de compra para um produto em relação a outro, pode incentivar a tomada de decisão por parte do consumidor.

Por fim, é necessário lembrar que ao conhecer os diferentes perfis de clientes, o vendedor saberá agir de forma personalizada e mais eficiente, tornando a concretização da venda mais provável.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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