Home Blog Como utilizar a persuasão em vendas?

Como utilizar a persuasão em vendas?

persuasao 1

Aumentar o volume de vendas não está relacionado apenas ao conhecimento geral que determinado público tem sobre um produto ou serviço. Além disso, as habilidades de comunicação são etapas essenciais para potencializar o crescimento de ganhos, uma dessas capacidades é a persuasão.

persuasão pode ser utilizada tanto na apresentação de algo que se deseja inserir na experiência pública, quanto na finalização de uma transação.

Por isso, essa é uma técnica que merece importância por parte de quem deseja empreender e ter maiores lucros nas finanças.

Qual é o significado de persuasão?

A persuasão é uma das incontáveis habilidades de comunicação que podem ser inseridas em qualquer tipo de relação em que se deseja estabelecer uma conexão forte.

Imagine alguém que está concorrendo a uma vaga de emprego e precisa, de alguma forma, se destacar no meio de outras pessoas que também estão concorrendo a vaga e que possuem habilidades distintas para ocuparem aquele cargo.

É normal que nessa situação, muitas das pessoas se sintam inibidas e até se vejam “incapazes” frente a tantos outros concorrentes de qualidade.

Levando a uma reação em cadeira que, para a empresa que está em busca do profissional, sejam visíveis. Por exemplo:

  • Insegurança;
  • Ansiedade;
  • Timidez em excesso;
  • Falta de interação no processo seletivo (em caso de atividades em grupo).

Essas posturas, mesmo que causadas apenas naquele momento, podem acabar com as chances daquele profissional conseguir o cargo.

Em alguns casos, levando o recrutador a pensar que aquela pessoa fechada não tem tanta certeza se quer ocupar aquele espaço.

Ter uma boa oratória, com persuasão, é um ponto crucial para lidar com o medo de se comunicar com outras pessoas. Já que influencia não apenas na postura da fala, mas também na física e agilidade comunitária.

Nessa situação, por exemplo, poderia significar o ganho de uma vaga de emprego.

Para que serve a persuasão?

persuasão e influência pode ser aplicada em toda situação em que se deseje convencer alguém de algo. Não utilizando de recursos desonestos, como, mentir sobre a qualidade de um produto ou serviço.

Mas, utilizando da própria capacidade de vender a importância do fator em questão.

Por exemplo, um empreendedor precisa apresentar o seu serviço e convencer os potenciais compradores de que, mesmo diante de diversas outras opções no mercado, a prestabilidade que ele oferece é a melhor opção.

Dessa forma, além da qualidade do serviço, o empreendedor poderia destacar:

  • Melhor custo/benefício;
  • Assistência para utilização da ferramenta;
  • Flexibilidade de utilização.

No entanto, se mesmo destacando os pontos positivos do serviço, não existisse uma oratória persuasiva, o empreendedor poderia ser visto como alguém desesperado e despreparado para vender.

Inclusive, causando a descrença de que aquele serviço seria realmente válido de aquisição. Ou seja, a situação se tornaria o oposto do que se deseja, simplesmente por despreparo.

Dicas de persuasão para vender mais

Pequenas atitudes no dia a dia podem mudar consideravelmente o resultado das vendas em uma empresa. Algumas delas são:

  1. Começar a comunicação de maneira amistosa;
  2. Se dispor verdadeiramente a ouvir a dor do cliente e compreender como pode ajudá-lo;
  3. Estabelecer a regra da reciprocidade – primeiro “presenteie”, para depois ser “presenteado”;
  4. Utilizar de gatilhos da escassez – faça o consumidor entender que aquela oportunidade é única e deve ser aproveitada imediatamente;
  5. Ser flexível – apresente ideias, mas esteja aberto para negociações.

persuasão deve ser utilizada com consistência. Buscar novos recursos para uma boa comunicação é uma atitude essencial para alcançar potencialidades no próprio negócio. Assine a newsletter e receba conteúdos sobre empreendedorismo, investimentos e educação financeira!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *