Pesquisa de mercado: entenda como ela pode ajudar o seu negócio!

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Quando realizada corretamente, a pesquisa de mercado fornece informações bastante importantes para um empreendedor.

Ações como perceber o funcionamento da concorrência e verificar reclamações de clientes são provenientes da pesquisa de mercado.

O que é uma pesquisa de mercado?

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A pesquisa de mercado nada mais é que a coleta de dados sobre consumidores, fornecedores e outras empresas.

Ao analisar essas informações sobre determinada área de atuação, é possível identificar oportunidades e problemas.

Essa pesquisa auxilia empresas iniciantes a criarem estratégias de implementação do negócio no mercado.

No entanto, empresas já estabelecidas também se beneficiam com a análise de mercado. Isso porque, com os dados obtidos, é possível entender alterações e desenvolver formas de adaptação e inovação.

Quais os tipos de pesquisa de mercado existentes?

A pesquisa mercadológica pode ser feita por qualquer pessoa ou empresa, mesmo dentro dos mais variados locais de atuação.

Para isso, existem diversos tipos de pesquisa de mercado disponíveis:

Pesquisa de produto

A pesquisa de produção busca entender a satisfação do público em meio aos produtos e serviços oferecidos pelo negócio.

Isso ajuda a avaliar o desempenho de toda a produção e detectar problemas ou prejuízos. Além disso, é possível perceber os destaques e investir neles de forma ainda mais eficaz.

São benefícios da pesquisa de produto:

  • Identificação de demandas;
  • Entendimento da recepção do público;
  • Análise da qualidade de produtos e serviços.
  • Saber se o seu Product Market Fit.

Pesquisa de promoção

Esse tipo de pesquisa é voltada para a promoção do negócio. Em ambientes concorridos, ela é fundamental para o posicionamento de mercado.

Uma boa pesquisa de marketing entende qual a percepção das pessoas sobre a empresa e suas campanhas.

Isso facilita o desenvolvimento de um planejamento que identifique os canais utilizados pelo seu público-alvo.

Pesquisa de preço

Serve para descobrir o valor que o consumidor está disposto a pagar pelo serviço ou produto da empresa.

Essa precificação depende do tipo de negócio e do poder de compra do público-alvo.

Muitas empresas acabam focando a venda em produtos de baixo valor, visando o lucro por volume.

Pesquisa de praça

A pesquisa de praça indica os hábitos de consumo e preferências do público-alvo da empresa.

Ela ajuda na criação de novas estratégias de atuação e divulgação do negócio.

Como a pesquisa de mercado pode ser feita?

Antes de iniciar um estudo de mercado, é preciso ter um objetivo em mente. Ele pode ser focado em qualquer um dos P’s citados anteriormente.

Para saber como fazer uma pesquisa de mercado, você precisa:

  1. Definir um público-alvo;
  2. Determinar qual a parcela do público a ser abordada;
  3. Elaborar o questionário a partir das informações desejadas.

Após isso, chega o momento de aplicação da pesquisa de mercado. No entanto, existem duas formas de conseguir esses dados:

Pesquisa tradicional

Na pesquisa feita por meio de um questionário presencialmente ou via telefone, o entrevistador aborda diretamente o cliente.

A partir das respostas obtidas, ele extrai as informações desejadas pelo negócio.

No entanto, quando face a face, a pesquisa acaba retraindo o público, que pode acabar mentindo.

Pesquisa digital

A pesquisa digital é feita por meio de uma plataforma automatizada. Ela pode ocorrer nos seguintes canais:

  • E-mail;
  • Questionário online;
  • Análise de comportamento.

A vantagem da pesquisa de mercado digital por meio de análise dos hábitos dentro da rede é a garantia das informações.

Isso porque ela analisa as preferências do consumidor por meio de sua movimentação na internet.

Qual a importância de uma pesquisa de mercado?

A competitividade do mercado é responsável por quebrar diversos negócios. Por isso, é preciso estar ligado às inovações e movimentações dentro da área de atuação desejada.

A pesquisa de mercado ajuda a entender fatores que podem impulsionar o desempenho do negócio e gerar ainda mais capital.

Além disso, contribui para a valorização da marca, que começa a entender as necessidades e reclamações dos consumidores.

Entre outras vantagens da pesquisa de mercado, estão:

  • Extração de informações sobre concorrentes;
  • Redução de custos para a empresa;
  • Percepção de potencial do mercado.

Por isso, vale a pena implementar a pesquisa de mercado em seu negócio. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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