Home Blog 4 dicas para se tornar uma pessoa de sucesso financeiro!

4 dicas para se tornar uma pessoa de sucesso financeiro!

pessoa de sucesso 2

A sensação de triunfo na vida de cada pessoa acontece de forma diferente. Por exemplo, para alguns ser uma pessoa de sucesso significa ter um bom emprego, para outras, abrir um negócio que seja reconhecido. As possibilidades são infinitas.

No entanto, um ponto em comum na maioria das pessoas é buscar ser uma pessoa de sucesso financeiro. Isso não significa necessariamente ser rico, mas ter qualidade de vida econômica para ter tranquilidade e poder usufruir das coisas que mais gosta.

Para ser uma pessoa de sucesso financeiro é preciso ter conhecimento sobre educação financeira. Mas tendo atenção para reconhecer que as melhores qualidades de uma pessoa não diz respeito apenas ao quanto tem disponível em dinheiro.

Como ser uma pessoa de sucesso na vida?

pessoa-de-sucesso

Não existe jeito único para responder a dúvida de quais são as qualidades de uma pessoa incrível. Afinal, cada pessoa enxerga e dá valor ao mundo de forma diferente.

Mas existem alguns caminhos socialmente criados para ajudar na percepção de o que seria uma pessoa de sucesso.

De forma geral, o sucesso é definido por um conjunto de características positivas no fator profissional e pessoal.

Por isso, para se tornar uma pessoa de sucesso é preciso entender quais são os pontos que guiam de forma assertiva as vontades e sonhos.

Isso significa estimular o autoconhecimento. Ter consciência sobre si próprio é uma das melhores formas para não se perder dos próprios anseios e se tornar uma pessoa realizada.

Por exemplo, uma pessoa empreendedora de sucesso possui alguns aspectos base:

  • Iniciativa e procura por oportunidades;
  • Boa oratória e poder persuasivo;
  • Bom relacionamento com colaboradores;
  • Reconhece e aprende com os erros;
  • Capacidade de planejamento.

Entender como ser uma pessoa de sucesso profissional para o empreendedor é, antes de tudo, entender quais são as necessidades de expansão da capacidade de atuação. Ou seja, se auto avaliar para melhorar a própria performance.

Quais são as características de uma pessoa de sucesso financeiro?

Assim como o empreendedor ou qualquer outra pessoa que queira melhorar a sua capacidade de atuação, é preciso entender primeiro quais são as deficiências a serem tratadas.

Antes de se perguntar como ser uma pessoa de sucesso financeiro, é preciso responder a questão de como se educar financeiramente. Ou seja, como criar o hábito de lidar com o dinheiro de forma inteligente e responsável.

1. Elaborar um orçamento

Desenvolver uma média de orçamento para dentro e fora do aspecto familiar é essencial para saber o quanto poderá ser gasto para além dessa estimativa.

2. Criar uma reserva de emergência

Educadores financeiros estimulam que haja a reserva de emergência para suprir, no mínimo, o equivalente a seis meses do custo de vida.

Assim, caso aconteça alguma situação que não estava prevista no orçamento, não haverá aquisição de dívidas prejudiciais à saúde financeira.

3. Poupar de forma consciente

Muitas pessoas começam empolgadas para desenvolver o hábito de poupar e consumir de forma mais desperta. Mas acabam voltando a ser como eram antes.

Por isso, é preciso ser realista e fazer a mudança de forma que ela possa ser perene.

Poupar de forma consciente não significa abrir mão de comprar coisas das quais se gosta, nem comprar apenas o que é essencial.

Poupar de forma consciente é entender o orçamento e saber até onde o dinheiro pode ser gasto sem causar dores de cabeça.

4. Não ter medo de falar sobre o dinheiro

Para boa parte da sociedade, o dinheiro costuma ser visto como algo mau e que não traz felicidade. Mudar essa percepção e não ter medo de falar sobre o dinheiro são atitudes essenciais de quem quer ter uma vida financeira mais sustentável.

Além disso, estudar sobre oportunidades de investimentos também é uma atitude de uma pessoa de sucesso financeiro. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *