Home Blog Pessoas ricas: 4 hábitos de pessoas ricas que você deveria copiar

Pessoas ricas: 4 hábitos de pessoas ricas que você deveria copiar

cobranca indevida 2

O segredo por trás do sucesso das pessoas ricas está na forma que elas se comportam no dia a dia. Cada mudança de hábito tem uma função importante, seja para executar atividades rotineiras importantes, ou até mesmo, para servir de gatilhos mentais de outros comportamentos desejáveis. 

Geralmente, as pessoas ricas se diferenciam das demais não somente pela renda, mas justamente por uma série de comportamentos inteligentes e produtivos que conseguem repetir diariamente.  

Portanto, pessoas ricas são pessoas que conquistaram a estabilidade e independência financeira através do acúmulo de riqueza ao longo dos anos de trabalho, investimentos e empreendedorismo. 

Mas, sabemos que para alcançar a riqueza, é necessário desenvolver hábitos próprios que se assemelhem aos hábitos de pessoas ricas. 

Quais sãos os hábitos de pessoas ricas?

pessoas-ricas

Você provavelmente conhece pessoas que têm muito dinheiro. Já parou para pensar quais comportamentos pessoas ricas têm em comum?

  1. Foco em objetivos financeiros;
  2. Proatividade;
  3. Estabelecer metas claras;
  4. Criar uma boa rede de contatos.

1. Foco em objetivos financeiros

Talvez pessoas muito ricas, como grandes jogadores de futebol, possam não olhar com tanta atenção para suas finanças. Mas, pode ter certeza, pessoas comuns que têm mente milionária se organizam financeiramente muito bem, conseguindo assim, atingir seus objetivos econômicos.  

Nesse caso, é um comportamento de pessoas ricas ter na ponta da caneta seus gastos, sempre buscando minimizar seus custos, e além disso, poupando sempre uma parcela da sua renda mensal.  

2. Proatividade

Assim, proatividade é quase um requisito básico e a boa notícia é: a proatividade não é uma competência nata. Na verdade, é um comportamento que pode ser desenvolvido! 

Sendo assim, a proatividade nada mais é do que um hábito de antecipação para resoluções de problemas e atividades.  

Algumas das características de pessoas ricas e proativas são: 

  • Não esperar ordens para executar atividades;
  • Apresentar resultados acima da média;
  • Buscar otimizar a prática e o tempo da execução de suas tarefas;
  • Desenvolver relacionamentos com facilidade;
  • Possuir um pensamento positivo sobre prosperidade;
  • Ter determinação e comprometimento.

3. Estabelecer metas claras

Definir metas, estabelecer prazos e determinar como a atividade será executada, são estratégias para melhorar a forma de chegar ao objetivo desejado. 

Dessa forma, você consegue visualizar de forma muito mais precisa se a atividade está ocorrendo de acordo com suas expectativas.

Ou seja, você consegue facilmente identificar onde deve dedicar mais esforço para alcançar seu objetivo no prazo determinado.

4. Criar uma boa rede de contatos

Vivemos em sociedade, e com certeza, no campo profissional e pessoal, ter um bom relacionamento com muitas pessoas é muito positivo.  

Além disso, pessoas ricas prezam bastante pelo seu networking, que é uma rede de contatos profissionais em que há uma prevalência de um mutualismo de informações e experiências, o  que potencializa as oportunidades financeiras e profissionais. 

Como aprender com esses hábitos? 

Agora que você já conhece os comportamentos das pessoas ricas, ficou fácil observar e replicar esses hábitos.  

Mas, primeiramente, você tem que prestar atenção nos seus hábitos como um todo. Quais desses hábitos estão contribuindo para seu desenvolvimento pessoal ou profissional, questioná-los e tentar chegar em hábitos mais saudáveis, financeiramente falando. 

Avalie sinceramente e cautelosamente os seus comportamentos, e com certeza você vai encontrar oportunidades de crescimento. 

Você pode já ter algum desses hábitos que levam pessoas ricas ao sucesso, e isso é muito bom! Para alcançar o objetivo com mais consistência, é importante começar a investir. Clique e baixe o e-book para aprender como administrar seu orçamento para começar a investir.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

2 Respostas para “Pessoas ricas: 4 hábitos de pessoas ricas que você deveria copiar”

    • Arthur Dantas Lemos

      Faz parte Franz, nem sempre concordaremos em tudo. Mas, essas dicas definitivamente provocam mudanças positivas para sua vida profissional e consequentemente afeta a maneira como você constrói a sua riqueza.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *