Saiba como utilizar a Pirâmide de Maslow no espaço empresarial

piramide de maslow

Existem diversos recursos da psicologia que podem trazer melhores resultados em uma empresa. A pirâmide de maslow, também conhecida como Pirâmide das Necessidades Humanas, é uma delas.

A Pirâmide de Maslow, criada pelo norte-americano Abraham Maslow traz, do ponto de vista empresarial, a capacidade de entender o comportamento do consumidor. Assim, se torna mais fácil quebrar a barreira e desenvolver um relacionamento mais duradouro.

Para tornar mais claro, a Pirâmide de Maslow é uma teoria que divide as necessidades do ser humano. Desde às necessidades fisiológicas, até mesmo as realizações pessoais. A teoria de Maslow entende que essas indisponibilidades influenciam diretamente na motivação e em outros fatores.

Como é formada a hierarquia das necessidades?

piramide-de-maslow

A teoria de Maslow acredita que todo indivíduo é capaz de se autodesenvolver. No entanto, para alcançar a realização pessoal, é preciso “estar em dia” com as outras necessidades. A Pirâmide das Necessidades Humanas é formada da base ao topo da seguinte forma:

● Fisiologia;
● Segurança;
● Social;
● Estima;
● Realizações pessoais.

Essas cinco necessidades são consideradas essenciais para o bem estar fora e dentro do trabalho. A teoria de Maslow aplicada nas empresas entende essas urgências de forma que o profissional se sinta confortável naquele ambiente em todos os estágios.

● Fisiologia (base da pirâmide): Conforto físico; horário de trabalho; intervalo de descanso; água e afins;
● Segurança: Remuneração; benefícios; permanência; trabalho seguro etc;
● Social: Bom relacionamento com o líder; interação com os colegas, entre outros;
● Estima: Promoção; reconhecimento; responsabilidade etc;
● Realizações pessoais (topo da pirâmide): Crescimento pessoal; participação nas decisões; trabalho estimulante e afins.

Mas além disso, um estudo sobre a possibilidade de uma nova Pirâmide de Maslow mostrou que outras necessidades foram agregadas com o avanço da tecnologia.

Por exemplo, o acesso à internet pode ser considerado um fator quase que fisiológico na Pirâmide de Maslow para empresas, já que a sociedade precisa estar conectada o tempo todo para interações sociais e para exercer a função.

Utilizar a Pirâmide de Maslow no trabalho é uma forma de entender como funcionam as necessidades dos potenciais clientes e também dos colaboradores. Para que haja maior probabilidade de satisfação e participação dentro dos processos empresariais.

Como aplicar a Pirâmide de Maslow em vendas?

Um fato visível à todos é de que, quanto mais próximo o produto ou prestação de serviço entregue por uma empresa estiver das necessidades dos clientes, maiores as chances de sucesso.

Por isso, é importante entender o funcionamento a aplicação da Pirâmide de Maslow em vendas. Através do seu estudo é possível identificar fatores essenciais na composição do comércio.

● Criar produtos e/ou serviços que conversem com a necessidade do público;
● Entender os motivos da compra;
● Estratégia de abordagem que impulsione as vendas;
● Direcionar campanhas de marketing.

Já os benefícios dentro do ambiente de trabalho podem ser divididos em fatores que auxiliam na produtividade e satisfação do time envolvido no negócio. Afinal, nenhum empresário quer ter um alto índice de rotatividade de profissionais.

Turnover exige maior investimento financeiro para lidar com a saída e entrada constante de profissionais, além de aumentar a probabilidade de perder talentos expressivos na empresa.

É importante entender as necessidades dos profissionais para:

● Tornar o espaço de trabalho mais agradável;
● Entender quais são as expectativas sobre a atuação na empresa;
● Escutar os colaboradores para realizar eventuais mudanças nos processos.

São alguns dos benefícios de aplicar a Pirâmide de Maslow na empresa. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos