Pitch de vendas: {5} dicas para o pitch perfeito!

pitch de vendas

No mundo do empreendedorismo não existe nada pior do que um empresário que não saiba fazer um bom pitch de vendas. A impressão para quem escuta um pitch ruim é que nem o próprio dono sabe os pontos fortes do seu negócio.

Por isso, é importante estar atento ao processo de criação do pitch de vendas para que grandes oportunidades sejam garantidas.

Mas o que é um pitch de vendas?

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O termo em inglês “pitch de vendas” nada mais é do que um discurso feito para apresentar um negócio para outra pessoa.

Esse tipo de proposta de valor precisa ser feito em um curto espaço de tempo, abordando os pontos principais do empreendimento.

Isso ocorre, pois ao focar nas informações essenciais e nos diferenciais, o empresário desperta a atenção de um possível cliente ou investidor.

Assim, sendo possível fechar uma venda ou agendar outro momento para conversar sobre o negócio com mais calma.

Essa técnica de pitch de vendas é utilizada por inúmeros empreendedores em busca de parcerias e oportunidades.

Qual a diferença entre Pitch e Elevator Pitch?

Como já dito, o pitch de vendas é uma apresentação de negócio mais objetiva, focada em sua essência e diferencial de mercado.

Já o Elevator Pitch é um tipo variado do pitch tradicional, que significa “pitch de elevador”.

Essa técnica foi desenvolvida juntamente à criação de elevadores, quando Elisha Otis decidiu fazer uma apresentação dentro do transporte.

Na ocasião, ele pediu que cortassem a única corda de aço que segurava o elevador, fazendo-o cair, mas ser sustentado pela tecnologia criada.

Observando esse caso, já podemos observar uma apresentação simples e efetiva de um negócio ou projeto. Nesse caso, sendo o elevador.

Ou seja, o pitch normal é uma apresentação resumida de um empreendimento. Já o Elevator Pitch, uma abordagem ainda mais sucinta sobre os pontos essenciais do negócio.

Nele, devem ter contidas as seguintes informações:

  • O que a empresa resolve;
  • Qual a solução;
  • Descrição do mercado;
  • Equipe existente.

Atualmente, sua criação é baseada na seguinte pergunta: se você encontrasse um investidor no elevador, o que falaria sobre sua empresa?”.

Em que consiste um bom pitch de vendas?

Um pitch de vendas eficiente pode ser apresentado tanto verbalmente quanto de modo ilustrativo, através de slides, por exemplo.

O seu tempo de apresentação deve seguir o contexto disponível, que pode ser uma conversa ou reunião com investidores.

Além disso, para saber como criar um bom pitch de vendas, você deve:

  • Ser sucinto, claro e objetivo;
  • Captar a atenção de quem ouve com um texto espontâneo;
  • Adaptar o discurso para cada ouvinte;
  • Utilizar palavras simples para captar a atenção até mesmo de um leigo;
  • Descrever o produto abordando sua finalidade, vantagem, produção e potencial de melhora;
  • Utilizar métodos de oratória persuasiva.

Com isso, seu negócio obterá um grande diferencial em meio aos concorrentes dentro do mercado.

Como fazer um pitch de vendas?

Uma apresentação de negócios perfeita é aquela que responde todas as perguntas principais sobre um negócio.

Para entender como isso funciona, é preciso definir os pontos mais importantes do seu empreendimento, como:

  • Um problema observado;
  • A solução oferecida pela empresa;
  • O diferencial do negócio;
  • O tamanho de mercado e o potencial de crescimento;
  • A forma de obtenção de renda;
  • As estratégias de conquista de clientes;
  • O volume de investimento inicial necessário;
  • O retorno esperado e o tempo até ele.

Como cada empresa possui suas particularidades, essas respostas costumam variar bastante. O ideal é que tudo isso seja abordado de uma maneira bastante objetiva, sem enrolações.

Após isso, deve-se solicitar o contato da pessoa para desenvolver melhor a relação profissional desejada.

No caso da escolha por uma apresentação de slides, a organização e planejamento em todos os pontos é fundamental.

Para passar uma boa impressão, ela precisa ser pensada visualmente, podendo ser produzida através de ferramentas, como:

  • PowerPoint;
  • Google Presentation;
  • Prezi.

É importante que a logomarca da empresa esteja em todas as páginas, além do uso de cores que demonstrem a personalidade da empresa.

A fonte utilizada também é relevante, pois precisa ser bastante visível, evitando a perda de informações pelo público.

Seja qual for a forma utilizada para expor seu pitch de vendas, lembre-se sempre dos conceitos da oratória persuasiva.

Com ela, você demonstrará confiança e entusiasmo a partir de sua fala e postura, sendo coerente com seu discurso.

Quais os benefícios de um bom pitch de vendas?

O pitch é apenas uma das fases de divulgação e obtenção de investimentos para um negócio. No entanto, pode ser a mais eficiente para a divulgação de sua empresa.

Entre as vantagens de utilizar um pitch de vendas, estão:

  • Apresentação sucinta de um produto ou serviço;
  • Foco nos pontos relevantes do negócio;
  • Maior possibilidade de obtenção de investidores para a empresa.

Por isso, pode valer a pena iniciar a criação do pitch de vendas do seu empreendimento e começar a praticar a sua apresentação. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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