Home Blog Planejador financeiro pode te ajudar nas finanças!

Planejador financeiro pode te ajudar nas finanças!

planejador financeiro 2

As orientações de um bom planejador financeiro podem ajudar qualquer pessoa a sair das dívidas. Entretanto, quem quer transformar a vida financeira precisa ter disciplina.

O planejador financeiro ajuda na administração dos bens, gestão de investimentos e na criação de projetos e metas financeiras.

O trabalho do planejador financeiro é ajudar seus clientes a reestruturar as suas vidas financeiras. Porém, essa orientação é baseada nos projetos e objetivos de cada um, sempre respeitando a realidade financeira.

Se você deseja se tornar um planejador financeiro ou necessita dos seus serviços, é preciso entender mais sobre a sua atuação e tem que buscar as certificações necessárias.

O que faz um planejador financeiro?

planejador-financeiro

O planejador financeiro trabalha tanto para resolver questões pontuais quanto para evitá-las. Assim, ele pode ajudar a tirar endividados do vermelho e fazer uma projeção financeira seguindo alguns passos:

1. Percepção da realidade financeira do cliente

O primeiro passo do planejamento financeiro pessoal é definir todo o relacionamento do cliente com seu dinheiro. Para isso, são solicitadas todas as documentações necessárias para criar o perfil do cliente.

Entretanto, o profissional deve seguir o Código de Ética do Planejador Financeiro. Ele serve para que seja respeitada a privacidade do cliente e melhorar a relação entre os dois.

2. Definição do planejamento para o cliente

Com o perfil criado, o planejador define quais serão as recomendações para o cliente e qual o caminho melhor para segui-las. Isso é feito considerando todas as restrições e oportunidades pessoais de cada um.

O planejador também tem autoridade para implementar as suas recomendações financeiras mesmo nos investimentos.

Entretanto, é preciso que o cliente autorize esse processo desde o começo. Para isso, é feita uma documentação que limita os riscos dos investimentos e os objetivos do cliente.

3. Monitoramento/acompanhamento do cliente

Após a análise e criação do planejamento, geralmente ocorre a monitoração da situação do cliente. Nela, podem ser esclarecidas dúvidas, criados novos planos e metas e analisado o comprometimento do cliente no planejamento.

É importante saber que o planejador financeiro deve comunicar qualquer tipo de conflito de interesses ou situação a ele benéfica. Um desses casos é quando o profissional financeiro possui algum vínculo com uma instituição financeira a ser recomendada.

Além disso, o planejador financeiro pode ajudar em:

  • Planejamento de aposentadoria;
  • Gestão de seguros;
  • Questões fiscais e tributárias;
  • Planejamento sucessório (herança).

Como fazer para ser um planejador financeiro?

Diferente da consultoria financeira tradicional, o planejador financeiro possui certificação em seu trabalho. Isso significa passar por um longo processo de qualificação e aprimoramento.

Tudo isso é feito pela PLANEJAR, que é a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Ela é responsável por ceder o título de CFP, ou Certified Financial Planner.

Essa certificação tem distinção global. Por isso, reconhece aqueles profissionais que estão completamente preparados para atuar como planejador.

O processo da CFP segue alguns passos e restrições, como:

  • A partir de 3 anos de experiência comprovada nas atividades do planejamento financeiro;
  • Possuir curso superior completo e reconhecido pelo MEC.

Como se preparar para o CFP

A preparação para o exame segue alguns módulos que serão cobrados na prova. Eles servem para capacitar o profissional a instruir o cliente em todas as áreas cobradas.

Os 6 módulos do CFP são:

Para se preparar de maneira adequada, existem alguns cursos preparatórios presenciais e online. Eles podem auxiliar quem está procurando se qualificar no trabalho de planejador financeiro. Para mais conteúdos como esse acesse o ebook: livros sobre finanças e empreendedorismo.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *