Planejador financeiro pode te ajudar nas finanças!

planejador financeiro 2

As orientações de um bom planejador financeiro podem ajudar qualquer pessoa a sair das dívidas. Entretanto, quem quer transformar a vida financeira precisa ter disciplina.

O planejador financeiro ajuda na administração dos bens, gestão de investimentos e na criação de projetos e metas financeiras.

O trabalho do planejador financeiro é ajudar seus clientes a reestruturar as suas vidas financeiras. Porém, essa orientação é baseada nos projetos e objetivos de cada um, sempre respeitando a realidade financeira.

Se você deseja se tornar um planejador financeiro ou necessita dos seus serviços, é preciso entender mais sobre a sua atuação e tem que buscar as certificações necessárias.

O que faz um planejador financeiro?

planejador-financeiro

O planejador financeiro trabalha tanto para resolver questões pontuais quanto para evitá-las. Assim, ele pode ajudar a tirar endividados do vermelho e fazer uma projeção financeira seguindo alguns passos:

1. Percepção da realidade financeira do cliente

O primeiro passo do planejamento financeiro pessoal é definir todo o relacionamento do cliente com seu dinheiro. Para isso, são solicitadas todas as documentações necessárias para criar o perfil do cliente.

Entretanto, o profissional deve seguir o Código de Ética do Planejador Financeiro. Ele serve para que seja respeitada a privacidade do cliente e melhorar a relação entre os dois.

2. Definição do planejamento para o cliente

Com o perfil criado, o planejador define quais serão as recomendações para o cliente e qual o caminho melhor para segui-las. Isso é feito considerando todas as restrições e oportunidades pessoais de cada um.

O planejador também tem autoridade para implementar as suas recomendações financeiras mesmo nos investimentos.

Entretanto, é preciso que o cliente autorize esse processo desde o começo. Para isso, é feita uma documentação que limita os riscos dos investimentos e os objetivos do cliente.

3. Monitoramento/acompanhamento do cliente

Após a análise e criação do planejamento, geralmente ocorre a monitoração da situação do cliente. Nela, podem ser esclarecidas dúvidas, criados novos planos e metas e analisado o comprometimento do cliente no planejamento.

É importante saber que o planejador financeiro deve comunicar qualquer tipo de conflito de interesses ou situação a ele benéfica. Um desses casos é quando o profissional financeiro possui algum vínculo com uma instituição financeira a ser recomendada.

Além disso, o planejador financeiro pode ajudar em:

  • Planejamento de aposentadoria;
  • Gestão de seguros;
  • Questões fiscais e tributárias;
  • Planejamento sucessório (herança).

Como fazer para ser um planejador financeiro?

Diferente da consultoria financeira tradicional, o planejador financeiro possui certificação em seu trabalho. Isso significa passar por um longo processo de qualificação e aprimoramento.

Tudo isso é feito pela PLANEJAR, que é a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Ela é responsável por ceder o título de CFP, ou Certified Financial Planner.

Essa certificação tem distinção global. Por isso, reconhece aqueles profissionais que estão completamente preparados para atuar como planejador.

O processo da CFP segue alguns passos e restrições, como:

  • A partir de 3 anos de experiência comprovada nas atividades do planejamento financeiro;
  • Possuir curso superior completo e reconhecido pelo MEC.

Como se preparar para o CFP

A preparação para o exame segue alguns módulos que serão cobrados na prova. Eles servem para capacitar o profissional a instruir o cliente em todas as áreas cobradas.

Os 6 módulos do CFP são:

Para se preparar de maneira adequada, existem alguns cursos preparatórios presenciais e online. Eles podem auxiliar quem está procurando se qualificar no trabalho de planejador financeiro.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos