Home Blog Planejamento financeiro: {7} dicas para organizar suas finanças de vez

Planejamento financeiro: {7} dicas para organizar suas finanças de vez

microcredito 2

O planejamento financeiro é um dos principais recursos para quem deseja atingir seus objetivos e metas. Sejam elas de curto ou longo prazo.

Sabendo da importância do planejamento financeiro para a vida de qualquer pessoa, separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter mais controle sobre seus recursos e atingir seus objetivos.

O que é planejamento financeiro?

Planejamento financeiro é a organização das finanças com objetivo da construção constante de um saldo positivo que vai te possibilitar ter recursos suficientes para eventuais necessidades, investimentos e sonhos materiais ou pessoais.

Qual é a importância do planejamento financeiro pessoal?

Ter um controle financeiro pessoal não significa viver abrindo mão do que você gosta ou deixar o conforto de lado.

Na verdade, o planejamento financeiro permite que você leve uma vida financeira compatível com sua realidade orçamentária, e ainda por cima, consiga visualizar o que precisa ser feito para atingir suas metas.

Planejamento financeiro de curto prazo

Os planejamentos financeiros de curto prazo normalmente são aqueles que visam objetivos realizáveis em até um ano, como: 

  • Um celular ou TV de nova geração que desperte seu interesse; 
  • Uma reforma necessária que surja na sua casa;  
  • Viagens e eventos em feriados.  

Para um curto prazo, qualquer possível corte nas despesas é válido e vai te ajudar a alcançar seu objetivo.  

E também, nunca é ideal deixar o dinheiro parado. Na medida em que você for poupando invista em CDB’s, LCI, LCA ou outros investimentos válidos para curto prazo. 

Planejamento financeiro de longo prazo 

Já os planejamentos financeiros de longo prazo são aqueles que demandam mais tempo, dinheiro e esforço para realizar. Como exemplo, temos: 

  • A compra de um carro novo;
  • Reserva financeira para montar um negócio próprio;  
  • A conquista da casa própria. 

Para esses objetivos, é necessário bastante constância e disciplina. Obviamente, vão existir variações durante ao tempo, mas é importante sempre estar poupando parte da renda.  

Além disso tudo, é crucial investir sempre. Principalmente, para o longo prazo, o segredo é estar  atento às possibilidades, sejam elas de renda variável ou renda fixa.

 

Dicas de como fazer um planejamento financeiro

Separamos algumas dicas que podem ser valiosas para otimizar seu orçamento pessoal e atingir metas financeiras.  

Dica 1: não espere ficar rico para começar a se planejar financeiramente.  

Independente de quanto você ganha, o comportamento financeiro ideal é sempre entender sua realidade orçamentária, viver de acordo com ela e poupar constantemente, o máximo possível.  

Mesmo que pareça pouco no início, aprender a economizar e juntar dinheiro sempre vai ser muito positivo.  

Por isso, é importante iniciar o planejamento, criar bons hábitos de consumo, e ter um controle de gastos eficiente para levar seu orçamento ao equilíbrio.  

Dica 2: analise seus gastos e receitas. 

É muito importante ter na ponta da caneta todas suas receitas e gastos, sejam eles, fixos ou variáveis.  

É muito importante, também, nomear tudo que for possível. Assim, você vai conseguir saber onde os gastos estão extrapolando e onde você poderia investir para otimizar sua receita.  

Dica 3: nomear suas metas financeiras  

Nomear cada objetivo financeiro é um fator que pode ajudar muito a atingir suas metas. Não junte dinheiro por juntar, saiba quanto você quer poupar, para quando e por qual motivo esse dinheiro vai ser gasto.  

Dica 4: utilize planilhas financeiras.  

Ter recursos que podem te ajudar a se manter organizado é fundamental.  

Com o hábito de usar e atualizar planilhas financeiras, além de se organizar, você vai conseguir ter uma “visão panorâmica” em todos seus aspectos orçamentários.  

Dica 5: opte por pagamento à vista 

Porque deixar para amanhã o que você pode pagar hoje? Muitas pessoas dividem em muitas vezes as compras que fazem, e isso atrapalha o planejamento financeiro se você não for uma pessoa muito organizada.  

Além disso, quando você divide, geralmente, são cobradas taxas e juros. Dividindo, você está pagando mais caro e correndo o risco de não ter como pagar no futuro. 

Dica 6: compare o preço dos produtos 

Quando as pessoas vão às compras, geralmente, tendem a optar por produtos de marcas mais famosas e reconhecidas. E isso, muitas vezes, vem com um custo extra no produto.  

Avalie produtos de outras marcas e entenda se a qualidade é semelhante. Muitas vezes é a mesma e você consegue preços melhores.  

Dica 7: estude possibilidades de investimento 

Se organizando financeiramente, controlando seus gastos e tendo bons hábitos de consumo, certamente, você vai conseguir poupar um bom dinheiro! 

Estudando, você vai entender quais tipos de investimentos faz mais sentido de acordo com seu perfil e objetivo. Assim, você vai fazer que seu dinheiro trabalhe para você também, te aproximando ainda mais das suas metas.  

São diversas, as estratégias e dicas de planejamento financeiro. Mas, o mais importante disso tudo é você entender de fato a importância do planejamento financeiro, começar a fazer o seu, e continuar adotando hábitos que possam contribuir para a sua saúde orçamentária. 

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *