Home Blog Poder financeiro: saiba como construir e preservar o seu

Poder financeiro: saiba como construir e preservar o seu

divida de valor

Quem deseja uma vida sem aperto em relação ao dinheiro, deve começar desde já a planejar a construção e preservação do seu poder financeiro. Muitos desejam chegar a um nível de poder financeiro elevado, mas, não sabem das melhores estratégias para alcançá-lo com educação financeira.

O que é poder financeiro?

Poder financeiro está relacionado ao poder aquisitivo e as reservas financeiras que determinada pessoa possui.

O poder aquisitivo está relacionado a capacidade da pessoa de adquirir bens ou serviços com os seus próprios recursos.

Já as reservas financeiras são o acúmulo do capital em ativos que garantam a estabilidade do padrão de vida, mesmo em casos de diminuições nos recebimentos da pessoa, por exemplo.

Portanto, com esses dois pontos essenciais para a segurança financeira pessoal, o indivíduo garante um nível de conforto e estabilidade alto.

Além disso, atingir o poder financeiro é muito importante por diversos motivos, como:

  • Estabilidade e segurança;
  • Realização financeira;
  • Poder de compra suficiente;
  • Independência financeira.

Contudo, para quem está começando a vida profissional e financeira, pode parecer muito complicado e distante atingir um nível desejável de poder financeiro.

Por isso, é recomendado estar atento a algumas dicas que podem facilitar esse processo de desenvolvimento da sua capacidade financeira.

4 dicas de como aumentar seu poder financeiro

Essas dicas podem ser úteis para desenvolver estratégias para alcançar o nível de poder financeiro desejado e preservá-lo no longo prazo.

Dica 1: construir uma reserva financeira

Se você está começando essa jornada agora, o primeiro passo é começar a construir uma reserva financeira.

A construção da reserva financeira é importante por diversas razões, por exemplo:

Portanto, a reserva financeira, além de ser importantíssima para momentos de necessidade de capital extra, estímula hábitos de consumo e economia muito positivos.

Dica 2: buscar formas de renda extra

Uma dica muito relevante para que você aumente seu poder de compra e financeiro, é sempre buscar formas de renda extra.

Renda extra sempre é bem vinda, e existem muitas oportunidades dentro da nossa rotina de conquistá-la.

  • Alugar quartos vagos no seu apartamento ou casa;
  • Levar pessoas no seu carro com aplicativos de carona, de preferência nas suas rotas necessárias do dia a dia;
  • Fazer trabalhos de freelancer nas suas áreas de domínio;
  • Alugue tudo que puder alugar, por exemplo: roupas, bicicleta, prancha, etc.

Dica 3: realizar aportes mensais

Além de usar parte dos seus recebimentos para pagar contas, dívidas, entre outras obrigações financeiras, é necessário sempre programar aportes mensais.

Esses aportes devem ser destinados para a sua reserva financeira e para os seus investimentos.

Para um aumento da sua possibilidade financeira, é interessante que você programe mensalmente uma quantia para ser direcionada a construção da sua carteira de investimentos, por exemplo.

Além disso, é muito importante sempre prever aumentos nos seus aportes, aumentando cada vez mais sua reserva e seu patrimônio.

Dica 4: investir em ativos que gerem renda

Criar uma reserva de emergência é necessário, mas nesses casos é importante buscar investimentos de alta liquidez financeira.

Entretanto, quando falamos de investir em ativo que gerem renda, é necessário buscar investimentos que gerem bem mais que a inflação e a taxa de juros básica (taxa Selic), por exemplo.

Investimentos que geram renda de verdade são aqueles que visam o longo prazo e/ou que geram dividendos.

Portanto, é interessante buscar investir em renda variável, como ações e fundos imobiliários, por exemplo.

Esses investimentos podem ter uma perspectiva de crescimento muito maior para o longo prazo e ainda podem pagar dividendos mensais, contribuindo para o desenvolvimento do seu patrimônio.

Entretanto, para investir nesses tipos de ativos, é necessário bastante estudo, já que você só deve investir em alguma empresa que demonstre uma boa perspectiva de crescimento no futuro.

Por fim, vale ressaltar a importância dessas dicas para a construção e consolidação do seu poder financeiro. Adotando essas medidas, você conseguirá construir uma reserva e cada vez torná-la mais próspera.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *